terça-feira, 6 de março de 2012

LIBERDADE x CATIVEIRO


“Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”
(2 Timóteo 1:7)


 -O apóstolo Paulo escreve esta carta a seu filho na fé Timóteo e, inspirado pelo Espírito Santo lhe assegura que Deus não nos deu um espírito de covardia.  AURÉLIO diz que “Covardia” é sinônimo de pessoa medrosa, sem coragem, tímida, com fraqueza de ânimo....

-Quando olhamos esta definição Aureliana, chamo sua atenção para algumas implicações práticas:  Hoje podemos observar que há muitos crentes que vivem roendo as unhas, tremendo, assustados e com muito medo do DIABO.

-Crentes que se sentem acuados. Perdem a alegria da comunhão com Deus de tanta preocupação com o “Coisa Ruim”. Crentes que se deixam de deleitar nas verdades celestiais, privam-se das delícias do banquete com Deus porque vivem às voltas com uma fobia doentia que lhes rouba toda a alegria de viver assentado com Cristo nas regiões celestiais.

-Estamos vendo hoje muitas Igrejas que falam mais no DIABO do que em JESUS. Igrejas que atribuem ao príncipe das trevas quase tudo o que mal acontece. Há pessoas que vêem demônios em cada esquina, em cada canto da casa.   Uma dor de cabeça que pode ser resolvida com uma aspirina, é atribuída à ação do diabo.  O pneu de um carro que fura o transito, é obra do diabo.   As vezes da pena do Diabo: tudo é culpa dele...

-E assim superestimam o Satã, temem o Coisa Ruim, e fazem o seu jogo tornando-se inocentes úteis em suas mãos.

-A PALAVRA DE DEUS está nos dizendo que não recebemos um espírito de covardia, de medo.  A PALAVRA DE DEUS em lugar nenhum nos manda ter medo do diabo, muito pelo contrário, ela nos manda resistir a ele, e ele fugirá de nós!

-A PALAVRA DE DEUS que o diabo é astuto, mas só Jesus é Todo-Poderoso e Soberano. O diabo não tem autoridade nem no inferno, porque diz a PALAVRA que as chaves da morte e do inferno estão nas mãos de JESUS e não nas mãos do diabo.

-Assim é que a PALAVRA DE DEUS nos tranqüiliza e assegura que se estamos em JESUS, podemos todas as coisas, porque ele se manifestou para destruir as obras do diabo.  O apóstolo PAULO escrevendo aos irmãos da cidade de Colossos afirma categoricamente no capitulo 2, vv. 13-15:
“13-Vocês estavam mortos em pecados e seus desejos pecaminosos ainda não tinham sido afastados. Então ELE deu-lhes participação na própria vida de Cristo, porque lhes perdoou todos os pecados, 14-e apagou as acusações confirmadas que havia contra vocês, a lista dos seus mandamentos a que vocês não tinham obedecido.  Tomando esta lista de pecados, ELE a destruiu, pregando-a na cruz de Cristo.   15-Deste modo tirou o poder de Satanás de acusar vocês de pecado e exibiu publicamente ao mundo inteiro o triunfo de Cristo na cruz, onde foram tirados todos os pecados de vocês”.

-Assim é irmãos, que a PALAVRA DE DEUS nos assegura que recebemos autoridade sobre o diabo e seus demônios. Porisso não precisamos teme-los, mas devemos expeli-los pelo poder do nome de Jesus, sabendo que em breve Satanás será esmagado debaixo dos nossos pés.  Romanos 16:20 diz:
“O DEUS de paz dentro de pouco tempo esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. Que as bênçãos de nosso Senhor Jesus Cristo estejam sobre vocês.”

Isso nos traz algumas verdades importantíssimas:
1 – O CRISTÃO NÃO PODE VIVER CATIVO DO PECADO.  

Ser cativo, ser servo do pecado, significa continuar sendo servo de Satanás!   Porisso o cristão é aquele que resiste o pecado até o sangue.  Prefere morrer a ser cativo do pecado.  Prefere arriscar sua vida como Daniel o fez, a participar das iguarias do mundo.
-O Cristão verdadeiro prefere ir para a fogueira como os amigos de Daniel o fizeram, a ser infiel a Deus.  Prefere ir para a cadeia, mofando atrás das grades como José do Egito, mas com a consciência limpa e longe de capitular-se ao pecado.  Prefere ser apedrejado como Estevão, a recuar no seu testemunho fiel.

-O Cristão Autentico não consegue viver com máscaras como Judas. Nos seu lábios não existe confissão da mentira como nos lábios de Ananias e Safira. Quem está em Cristo é nova criatura, ou então não está em Cristo. Se somos de Jesus devemos andar como Jesus andou.  Se somos nascidos de Deus não vivemos na prática do pecado.   Caso contrário, seremos ainda sermos e cativos de SATANÁS!
-É triste ver hoje tantas pessoas que freqüentam a Igreja, são alunos da Escola Bíblica, estudam a Bíblia, mas ainda vivem em cativeiro!   Muitos ainda não se libertaram do vício do cigarro.  Outros ainda são escravos da bebida.  Outros são servos da impureza, vivem com a mente entulhada de pornografia e com o coração entupido de volúpia.
-Há jovens crentes cujo namoro é um poço de sensualidade. Há pessoas cujos nomes estão no rol de membros da Igreja, mas são cativas da ganância como Geazi, são amantes da primazia como Diótrefes, são fofoqueiras como Doegue, são delatoras como Alexandre, o latoeiro, são traidoras como Judas.
-É escandaloso ver como vivem muitas pessoas que se dizem crentes. Não aparentam nenhuma diferença em relação aos que não conhecem a Deus.   Mentem do mesmo jeito, buscam vantagens fáceis nos negócios, não resistem as propostas corruptas, sonegam, burlam as leis, se ocupam cargos de confiança, superfaturam valores e bens, negociam valores absolutos....   Estão na Igreja, mas ainda são cativos. Estão na jaula do nosso adversário, servindo fielmente a Satanás e seus demônios!!!  O CRISTÃO AUTENTICO NÃO PODE VIVER CATIVO DO PECADO!
-Segunda verdade importantíssima: O CRISTÃO NÃO PODE VIVER CATIVO DA OMISSÃO.
-Há crentes que são agentes secretos de Jesus. Não se identificam como embaixadores do Rei.  Sua vida é tão insípida e tão inexpressiva que ninguém nota que eles são de Jesus, se é que são!   Vivem calados quando se trata de falar de Jesus.
-...São destemidos para falar de futebol.  São ágeis para discursar sobre a moda. Conversam com desenvoltura sobre temas da atualidade, mas não abrem a boca para falar de Jesus.  Tem medo. São covardes.  São omissos. Estão ainda cativos!
-A Igreja de Jesus não pode ser um exercito de mudos. Evangelho, irmãos, é proclamação das boas-novas. A fé vem pelo ouvir.  Não podemos guardar esse tesouro apenas para nós.  Se nos calarmos, as pedras clamarão, diz a bíblia.
-Temos que proclamar a tempo e fora de tempo. Temos de sair do cativeiro da omissão.  Temos de gerar filhos espirituais. Precisamos sacudir de sobre nós o jugo da omissão criminosa. Precisamos sair para fora das nossas paredes e tocar a buzina de Deus, chamando pessoas ao arrependimento....
SIM PASTOR, MAS COMO SERÁ ISSO POSSÍVEL?
RESPOSTA:  QUANDO ESTIVERMOS NA DEPENDENCIA DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!
-Se queremos atingir as alturas da comunhão com Deus e ter o progresso de uma caminhada rápida e veloz, na direção da vontade de Deus, precisamos voar na força do vento do Espírito. Devemos ser guiados pelo vento e voar na direção do vento.
-Não é por força nem por poder que avançamos, mas pelo Espírito Santo de Deus.   A igreja tem métodos modernos, tem estrutura sólida, tem organização suficiente, tem material humano capacitado, tem recursos financeiros abundantes, .... mas tem feito vôos muito baixos e voa distancias muito curtas.
-Não basta ter boa teologia acerca do poder de Deus, é preciso vivenciá-las.   A igreja carece de poder para viver uma vida mais pura, mais santa e mais perto de Deus.   Temos caminhado a passos lentos .... o gigante que estava adormecido apenas levantou a cabeça... ele precisa andar!
-Aquele mesmo vento impetuoso que soprou no Pentecoste precisa sobre hoje também, tirando a igreja de trás das portas fechadas do medo, do comodismo e empurrando-a para fora das quatro paredes.
-Precisamos receber aquele vento poderoso que soprou sobre o vale de ossos secos. Porque só o vento do Espírito pode reverter este quadro sombrio.  Precisamos ser reconduzidos às águas tranqüilas. Ser levados às torrentes copiosas do Espírito. Precisamos beber dos rios abundantes e caudalosos do Espírito de Deus.  Precisamos experimentar estas fontes que brotam do interior de todo aquele que crê em Cristo...
-Que você possa orar ao Senhor esta noite desejando ser como um jardim fechado, regado e cuidado pelo seu Espírito.  Pedir para Deus fluir em você como um manancial do seu interior e com águas vivas restaurar o seu ser para o louvor, honra e glória do Senhor Jesus.


0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More