terça-feira, 6 de março de 2012

MORTEIROS x PAZ (Na Família)


Mês de MAIO é o mês das Noivas...  mês do Dia das Mães...  mês em que celebramos a Família.. Próximo domingo o Grupo Sal na Terra estará apresentando a Cantata: “O Ladrão da Paz”, abordando os valores da família....

Portanto, neste tempo, quero refletir sobre a vida familiar, sem necessariamente ter em mente os papéis individuais do esposo, do pai, da mãe, do filho, ... mas o relacionamento que temos dentro da família como indivíduos.   Então esta palavra vai procurar tratar do que DEUS espera e como ELE nos capacita a vivermos em harmonia dentro da família como um todo, ou seja, solteiros, casados, pais ou filhos...   
A proposta é TROCAR OS MORTEIROS PELA PAZ.
 Quero introduzir este assunto fazendo um paralelo entre MORTEIROS e PAZ.

Você se lembra deste cidadão?  SADAM HUSSEIN o ex-homem forte do IRAQUE.  Obviamente esta foto o traz humilhado, abatido e destruído...   A saga deste homem (ou quem sabe de George Bush) trouxe e continua trazendo muita desgraça para a nação iraquiana.

E esta guerra parece não ter fim. Muitas pessoas morreram e estão morrendo por causa dos MORTEIROS ATAQUES em suas casas, vindo de tanques, aviões e homens bombas...    (Penso que você tem acompanhado isso pelos noticiários..)

Entretanto, em muitos lugares do mundo, muitas pessoas estão sofrendo, não pelos ataques morteiros vindos de tanques ou aviões de caça,  ... mas estão morrendo dentro de suas casas por causa dos MORTEIROS ATAQUES VERBAIS ouvem.

Mas por outro lado ainda, e graças a DEUS por isso, muitas pessoas estão crescendo e sendo alimentadas por DOCES PALAVRAS DE PAZ...  Doce palavras de paz de irmãos, tios, amigos, cônjuges... palavra que são usadas para gerar vida!      Por isso, estas doces palavras, que em contraste com a forma de um morteiro, elas se assemelham a leveza e o bem estar da vida.

Assim é que a forma como nos comunicamos pode causar na família a sensação de sermos como MORTEIROS ou a sensação de sermos de PAZ e queremos fomentar o crescimento de cada um.   E isso é importante refletir porque muitas vezes achamos que estamos sendo como POMBAS (que simbolizam a paz), mas na verdade, estamos causando as conseqüências de uma BOMBA MORTÍFERA.

Salomão e outros sábios de Israel procuraram prevenir seus filhos e seu povo das Bombas Mortíferas.   Portanto, vamos hoje estudar alguns versículos do livro de PROVÉRBIOS e observar como podemos trocar as BOMBAS MORTÍFERAS  pelas DOCES PALAVRAS DE PAZ que geram vida para toda a família. 
ABRAM COMIGO EM PROVÉRBIOS 12:18ü


“Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura”

Primeiro Ensinamento: NOSSA COMUNICAÇÃO É MORTÍFERA QUANDO CAUSAMOS FERIDAS E NÃO CURA.             Ou seja, FERIR COMO ESPADA significa falar ou calar-se de uma forma que ao invés de trazer edificação para quem ouve, trazemos destruição.  Portanto, vamos pensar em algumas formas de destruição.
DESTRUIMOS  QUANDO...
a) Falamos de forma abusiva: “Cada prato que você vai lavar agora, deve lembrar o que você me fez...”   -   Esta linguagem gera no que ouve um sentimento que ele não é adequado e vai então gerar um comportamento que visa agradar sempre o outro para poder ser aceito. Ou seja, um SENTIMENTO DE INADEQUAÇÃO!
b) Falamos Sarcasticamente:  “Você é tão bonita quanto um cachoeira seca”.  “Você é tão atraente quanto o Marlon Brando, depois que ficou velho e barrigudo”. Esta linguagem gera em quem ouve um sentimento de que ele não é aceito do jeito que ele é.  Ou seja, um SENTIMENTO DE REJEIÇÃO!
c) Falamos com um Espírito de Julgamento: “Eu anseio pelo dia que você deixará de ser um fonte de tristeza para mim”.   “Como me arrependo do dia que disse SIM para você”...  Esta linguagem gera no que ouve um sentimento de que ele não agrada a ninguém. OU seja, um SENTIMENTO DE ABANDONO!
d) Falamos apenas para mostrar as faltas do outro:  “Aquele silencio depois que o outro fracassa..”  -  “Você melhorou suas notas, mas que vergonha sua nota de matemática...”  -  Esta linguagem gera no que ouve um sentimento de que ele não faz nada perfeito.  OU seja, um SENTIMENTO DE INCAPACIDADE!
e) Falamos para agradar e não falamos a verdade:  “Papai, estou elegante?  Sim filha, você está linda.  Quando na verdade o vestido é o dobro do tamanho dela...”  -  Esta linguagem gera no que ouve um sentimento de insegurança e com isto nunca estará preparado para as realidades da vida.  OU seja, um SENTIMENTO DE NEGAÇÃO DA REALIDADE E DA DOR!
Vamos voltar ao texto bíblico: “Há palavras que FEREM como espada, mas a língua dos sábios traz CURA”.  Você consegue observar o contraste das palavras FERIR e CURAR?  Alguém já disse com muita propriedade que todos nós nascemos com carências e crescemos em deficiências.  Por isso, todos nós precisamos da linguagem SÁBIA que a família pode fornecer.  Porque quando falamos visando o bem daqueles que fazem parte da família, vamos prover sempre a CURA e a SAÚDE da família.
Abra comigo em Efésios 4:29“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem”.
À luz deste texto, em confronto com o texto de Provérbios, DEUS nos orienta esta noite a promover uma COMUNICAÇÃO QUE CURA dentro das nossas famílias.
- E uma comunicação que cura admite quando causou dano em vez de benefício. 
- Uma comunicação que cura é ativa em ouvir e descobrir o que o outro precisa. 
- Uma comunicação que cura vai sempre procurar o bem estar do outro em vez de revidar ou
  expressar um raiva sentida.  
- Uma comunicação que cura aponta pontos fortes em vez de criticar os pontos fracos. 
- Uma comunicação que cura encoraja com elogios em vez de lamentar o que o outro perdeu
  ou fez de errado. 
- Uma comunicação que cura fala a verdade em um tom de apreciação quando precisa falar
  uma verdade que dói.
- Uma comunicação que cura depende de Deus para perguntar: “Como posso responder
  amorosamente”?
Agora, fazendo uma avaliação sincera, como você acha que sua família classificaria em geral a sua linguagem dentro de casa?   Eles diriam que sua linguagem cura mais do fere ou fere mais do que cura?   ....E a comunicação que você tem ouvido? Tem sido mais uma comunicação que fere ou que cura?   E como você tem reagido à esta comunicação ?
Segundo Ensinamento: NOSSA COMUNICAÇAO É MORTÍFERA QUANDO PROMOVEMOS O CONFLITO EM VEZ DE APAZIGUÁ-LO.  Abra comigo em Provérbios 15:1 -           “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira”.  Isto é, nós alimentamos o conflito relacional quando trocamos IRA por IRA.
IRA tem a ver com um estado interno: uma mágoa não resolvida. IRA é o constante estado da impotente tentativa de controlar o que não podemos.  E junto com a IRA vem a CULPA...
“A resposta calma desvia a fúria...”  Ou seja, apaziguamos a IRA do outro quando respondemos com calma.  E uma resposta calma é a resposta dada com um conteúdo verdadeiro que expressa de uma forma amável, sem o alvo de derrubar o outro.
Portanto, para ter calma é preciso admitir:  “O outro está com raiva”.    -  “O outro está com raiva, e eu também!”.   E aí você só tem dois caminhos: a) agradar a você mesmo não ficando por baixo ou b) agradando a Deus e pedir calma no valar em vez de querer devolver tudo na mesma moeda.
Vamos de novo:  Como sua família classificaria sua reação a eles quando algo acontece e não lhe agrada?   Eles diriam que você é calmo?  Eles diriam que você é irascível? Eles diriam que você tende mais a refletir a imagem de Cristo?
Abra comigo em Colossences 4:6“O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um”.

·         Uma linguagem temperada com sal é uma linguagem que encoraja
·         Uma linguagem temperada com sal é uma linguagem que confronta quando o outro
           está errado
·         Uma linguagem temperada com sal é uma linguagem que fala a verdade quando
           precisa orientar sem, contudo, agredir para ofender
·         Uma linguagem temperada com sal não é uma linguagem infalível. Mas quando ela
           falha quem a usa erroneamente volta para pedir perdão pelo morteiro que usou e 
           depois oferece a pomba da paz.

Gostaria de ler uma narrativa de uma conversa de um certo pai que estava tentando trocar seus morteiros pela pomba da paz na comunicação com seu filho.

“Ouça, filho: Eu estou dizendo isto para você enquanto você dorme, um pouco sem jeito e capencando debaixo da sua face e destes lindos cabelos loiros encaracolados caindo sobre esta testa molhada de suor. Entrei em seu quarto sozinho. Apenas alguns minutos atrás, enquanto eu estava sentado lendo o jornal na sala de estar uma onda remorso invadiu minha alma. Então, coberto de culpa resolvi entrar no seu quarto e sentar ao lado de sua cama. Eu tenho sido uma cruz para você ! Eu lhe dei uma escaldada hoje de manhà quando você estava se arrumando para ir para a escola simplesmente porque em vez de tomar um banho você passou rapidamente ma toalha molhada em seu rosto. Também lhe dei uma bronca porque seus sapatos estavam sujos e quando você chegou na cozinha para tomar café eu lhe dei outra bronca porque você jogou seus livros em cima da mesa em vez de coloca-los calmamente sobre o buffet.
Durante o café eu fiquei achando coisas erradas em você também. Você derramou várias coisas, o leite, o café, etc. Você arroutou depois que comeu, colocou seus cotovelos em cima da mesa e colocou margarina em excesso no seu pão. Quando eu estava na garagem saindo para o trabalho e você esperando o ônibus da escola você parou para me dizer, “Tchau pai ...!” e em vez de te dizer Deus te abençoe meu filho, eu disse, AJEITA ESTE OMBRO, COLOCA-O O PEITO PARA FRENTE. !

Quando voltei ä noite, tudo começou novamente. Quando eu estava entrando em casa pelo jardim vi você jogando bola de gude de joelhos no chão. Puxei você pelas orelhas e disse, SE FOSSE VOCE QUE COMPRASSE SUAS CALCAS VOCE NÃO AS ARRASTAVA PELO CHAO NESTA TERRA SUJA. Imagine filho, como eu pude dizer isto.
Um pouco atrás antes de você vir para seu quarto, você passou pela sala de estar onde eu estava lendo o jornal. Você entrou timidamente, com um olhar de quem estava ferido. Quando eu lhe olhei por cima do meu jornal irritado com a sua interrupção e perguntei, O QUE VOCE QUER AGORA?  Você não disse nada mas simplesmente correu para mim e com aquela doçura que Deus está plantando em você, você  colocou seus pequenos  braços ao redor do meu pescoço,  me beijou e disse,  BOA NOITE PAI.
  Bem, filho, foi somente alguns segundos depois que o jornal escorregou de minha mão e um terrível medo me assaltou.

         O QUE ESSES HÁBITOS INSENSÍVEIS TEM FEITO COMIGO?
      O hábito de continuamente lhe criticar, de achar defeitos em você e nunca lhe elogiar. Este foi meu pagamento para você por simplesmente você ser um menino. Não é que eu não te amo. O problema é que eu espero muito de você. Eu estou lhe medindo pelo padrão da minha idade.

Existem tantas coisas que são boas a respeito de você e de seu caráter. O seu interior é tão bonito o como o por do sol sobre a montanha por trás da nossa casa. Eu percebi isto em seu impulso espontâneo em correr e me abraça há pouco na sala de estar mesmo depois que eu lhe escaldei por estar jogando bola de gude com a calça  que eu há pouco comprei para você. Nada é mais importante hoje a noite meu filho do que dizer isto para você. Talvez isto não faça muito sentido para você, pois eu lhe falei na calada da noite, durante seu sono. MAS AMANHà EU SEREI UM PAI REAL. Eu vou brincar com você, lhe encorajar, lhe dar orientação, lhe corrigir quando necessário, mas eu vou sorrir com você quando for hora de sorrir. Eu vou me ajoelhar mesmo com calça comprida velha para jogar bola de gude com você na terra. Eu vou morder minha língua antes de falar asperamente com você. EU VOU REPETIR PARA MIM MESMO COMO SE FOSSE UM RITUAL,  ELE NÃO É NADA , MAS SIMPLESMENTE UM MENINO, SIMPLESMENTEM EU FILHO, SIMPLESMENTE MEU PEQUENO FILHO.[1]

·         COMO NOSSO FAMÍLIA CLASSIFICA NOSSA LINGUAGEM EM CASA?
·         Uma linguagem de MORTEIRO? ou
·         Uma linguagem que promove a paz?

Eu creio que podemos dividir nossa igreja nesta manhã à luz da mensagem em três grupos:
O PRIMEIRO GRUPO É COMPOSTO DAQUELES QUE TEM USADO REGULARMENTEU UMA  LINGUAGEM QUE PROMVOVE A PAZ. 
O SEGUNDO GRUPO É COMPOSTO POR AQUELES QUE TEM USADO UMA LINGUAGEM QUE MAIS AGRIDE DO QUE CONSTRÓI.  
O TERCEIRO GRUPO É COMPOSTO POR AQUELES QUE TEM OUVIDO UMA LINGUAGEM AGRESSIVA. ESTE É O GRUPO COMPOSTO POR AQUELES QUE TAMBÉM TÊM SIDO ABUSADOS VERBALMENTE. 

O PRIMEIRO GRUPO É COMPOSTO DAQUELES QUE TEM USADO REGULARMENTEU UMA  LINGUAGEM QUE PROMVOVE A PAZ.  Se este é o seu caso, de graças a Deus. Agradeça pela sabedoria que Ele tem lhe dado no trato com seus filhos ou com seus pais, com seu cônjuge, etc.
O SEGUNDO GRUPO É COMPOSTO POR AQUELES QUE TEM USADO UMA LINGUAGEM QUE MAIS AGRIDE DO QUE CONSTRÓI.   Se este é o seu caso, você precisa admitir este seu padrão para Deus.  Se este é o seu caso eu quero encorajá-lo a hoje mesmo, quando terminar este culto procurar aqueles membros de sua família que você sabe que tem agredido com suas palavras e pedir perdão para eles.  Isto é apenas o começo, Deus haverá de lhe dirigir no processo de mudar este padrão de comunicação...
O TERCEIRO GRUPO É COMPOSTO POR AQUELES QUE TEM OUVIDO UMA LINGUAGEM AGRESSIVA. ESTE É O GRUPO COMPOSTO POR AQUELES QUE TAMBÉM TÊM SIDO ABUSADOS VERBALMENTE.  Se este é o seu grupo, quero encorajá-lo a trazer este assunto perante Deus agora.  Traga este assunto pedindo que Deus lhe capacite a perdoar aquele que tem lhe ofendido ou abusou ou tem abusado verbalmente de você.  Comece este processo de cura agora, trazendo perante Deus esta dor que lhe machuca...




0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More