terça-feira, 13 de março de 2012

O APÓSTOLO PEDRO


 


Seu nome original era Simão, abreviatura de Simeão, nome hebraico que significa "famoso". Simão foi pescador (Mt.4.18), até o dia em que, conheceu o SENHOR JESUS, o qual lhe chamou "Pedro" (Petros), nome grego que significa "pedra" e ainda "pedaço de pedra", "Cefas" em aramaico (Jo 1.42). Devido ao uso de mais de um idioma, era comum às pessoas possuírem mais de um nome, hebraico, grego, latim, outro em aramaico, ou até mesmo dois nomes numa mesma língua, no caso de Simão, JESUS lhe deu um novo nome: “Pedro”, pois não lhe bastaria ser "famoso", pois precisava ser firme e inabalável, pois afinal, firmeza era o que mais lhe faltava naqueles primeiros anos de serviço ao MESTRE. Quando conhecemos o SENHOR JESUS, ele muda o nosso nome, antes de nos convertermos, eram chamados de "mentirosos", "enganadores", muitos de nós éramos o lixo da sociedade, vergonha para nosso pai e nossa mãe, mas, depois, quando conhecemos a CRISTO, nos convertemos com sinceridade de coração, passam a ser conhecidos como honestos, trabalhadores, bons cidadãos, e por CRISTO somos verdadeiros adoradores.
Pedro era casado e morava em Cafarnaum, cidade situada ao noroeste do Mar da Galileia (Mc1.21,29,30), JESUS exerceu nessa região uma parte considerável do seu ministério.
Pedro se tornou discípulo e apóstolo de JESUS (Mt.:10.2). Seu ministério foi mais dedicado aos seus próprios compatriotas, os judeus, considerado "apóstolo à circuncisão" (Gl. 2.8). Foi grande o seu destaque entre os apóstolos quando andavam com JESUS e também na igreja, depois da ascensão do SENHOR.
Pedro pronunciou a mais célebre declaração dita por um discípulo:
"Tu és o CRISTO, o FILHO do DEUS VIVO." (Mt 16.16)
Também:
"Para quem iremos nós, SENHOR. Tu tens as palavras da vida eterna." (Jo 6.68).

Por outro lado, cometeu grave erro ao repreender o MESTRE dizendo:
"SENHOR, tem compaixão de ti. Isso de modo nenhum te acontecerá." (Mt16.22).

Imediatamente, ouviu a mais severa repreensão de CRISTO:
"Para trás de mim, satanás!" (Mt.16.23).
Observamos que Simão Pedro saía na frente dos discípulos em qualquer situação, fosse para errar ou acertar,com isso,conseguia grandes elogios e também repreensões. Pedro teve experiências ímpares, maravilhosas, e também fracassosvergonhosos.


Ø  Experiências Maravilhosas

ü  Andou sobre as águas (Mt14.29);
ü  Testemunhou a ressurreição da Filha de Jairo (Lc.8.51);
ü  Testemunhou a transfiguração de CRISTO (Mt.17.1);
ü  Testemunhou a agonia de CRISTO no Getsêmani (Mt.26.37);
ü  Pescou um peixe que tinha uma moeda na boca (Mt.17.27);
ü  Pregou no dia de Pentecostes (At2);
ü  Curou um coxo na porta do Templo (At3);
ü  Talvez enfermos tenham sido curados sob a sua sombra (At5.15);
ü  Mediante a sua palavra, morreram Ananias e Safira (At5.1-10);
ü  Curou um paralítico (At9.34);
ü  Ressuscitou Dorcas (At9.40).

Ø  Fracassos Vergonhosos

ü  Duvidou e começou a afundar (Mt.14.30);
ü  Repreendeu o SENHOR JESUS (Mt.16.22);
ü  Negou a CRISTO três vezes (Mc14.66-72);
ü  Cortou a orelha de Malco (Jo 18.10-11);
ü  Foi temporariamente contrário à evangelização dos gentios (At10);
ü  Apresentou duplo comportamento (Gl 2.11-12).

Alguns episódios da vida de CRISTO foram testemunhados apenas por Pedro, Tiago e João, até a ordem em queesses nomes aparecem no texto nos mostra à preeminência de Pedro (Lc 8.51; Mt 17.1; Mt 26.37).Durante algum tempo, sua vida foi muito contraditória. Pedro, por sua conduta de caráter forte que existia nele, com certeza hoje, em crivo para escolha de obreiros para igreja, certamente não o escolheríamos,contudo JESUS o escolheu,da mesma forma CRISTO, tem escolhido a nós, para fazermos a diferença, devemos ser ousados, para falar do amor de JESUS, tirar toda a timidez, que possa haver em nosso coração, fazendo assim a plena vontade de CRISTO.JESUSnos conhece,sabe o quanto estrutura suportamos.
Pedro negou a CRISTO trêsvezes,confrontado por sua consciência e pelo olhar do MESTRE, chorou amargamente, arrependido do seu fracasso(Lc22.61-62),e por seu arrependimento, humilhou-se aos pés do SENHOR, então o SENHOR, mudou sua história, passados cinquenta dias, Pedro estava pregando a respeito da ressurreição de CRISTO,pois, sua vocação não foi cancelada pelo pecado,no dia de Pentecostes, Pedro foi cheio do ESPÍRITO SANTO,sejamos também cheios do poder do ESPÍRITO SANTO, e façamos as obras que está em nossas mãos, pois assim tanto como os patriarcas do Antigo Testamento, como os apóstolos do Novo Testamento, foram pessoas que tiveram seus fracassos, contudo, humilhando-se e buscando a misericórdia do SENHOR, tiveram grandes feitos na história, realizaram grandes coisas, deixando os exemplos tanto dos fracassos, pois a bíblia não escondeu os erros de nenhum personagem, mas evidenciou, para que tivéssemos como exemplo que quando erramos, somos repreendidos pelo SENHOR, e na humildade, reconciliamos com CRISTO, assim é nosso DEUS, que muda a nossa história, os erros cometidos no passado, já não pode nos alcançar mais, pois fomos sarados por CRISTO, basta crermos, e o SENHOR, tem o poder para mudar a nossa historia, mudar o nosso nome, antes pecador, mas agora pregador da palavra de CRISTO.
Pedro foi morto sob as ordens do Imperador Nero depois do incêndio em Roma,sabendo que seria crucificado, Pedro pediu que o fosse de cabeça para baixo, pois não se julgava digno de morrer na mesma posição que o MESTRE.A data de sua morte estaria situada entre os anos 64 e 68 d.C.
Amado, seja fiel a vontade de DEUS, ELE muda a sua história hoje, neste momento, basta você dar o primeiro passo para o SENHOR. E assim como diz a palavra:

“Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.” (Jo 7:38)

Creia em CRISTO, e haverá mudança na sua vida e na vida da sua família também, basta olhar para JESUS, acerta o alvo, e não errar mais.

“E, endireitando-se JESUS, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?E ela disse: Ninguém, SENHOR. E disse-lhe JESUS: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” (Jo 8:10-11)




Escrito por: Presbítero Edson Luiz de Oliveira
Igreja Evangélica Assembleia de DEUS – Ministério Shalon
Ponta Grossa – Pr
Presidida: Pastor Silvio Luiz de Azevedo

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More