segunda-feira, 19 de março de 2012

OS QUATRO VENTOS QUE MARCAM PARA SEMPRE A VIDA DO CRENTE


Texto Ec.11.5.
“Assim como tu não sabes qual o caminho do VENTO, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas”               

Introdução

Muitos de nós gostamos de aparentarmos seguros, fortes, firmes e confiantes diante da vida. Bom mesmo seria se todas essas pessoas fossem realmente fortes, seguras, felizes e destemidas como gostam de aparentar. Porque quando vierem as adversidades, as dificuldades, os revezes e os problemas mais angustiantes, a maioria delas deixa logo transparecer suas reais fragilidades, hesitações, incertezas, temores e ansiedades!. Quando as dificuldades, as lutas, as provações e as tentações batem em suas portas, todos esses embaraços acabam denunciando que de super heróis, eles não tem nada!.

O texto da nossa mensagem, fala que não sabemos qual o caminho do VENTO. Isso significa dizer que certos atos de Deus, são totalmente inexplicáveis!. A incapacidade do ser humano em querer conhecer as obras, os projetos, os planos e as ações de Deus, não passam de insensatez e loucura!. Está acima da capacidade humana em querer compreender, explicar, os desígnios de Deus.

VENTO é simplesmente o ar em movimento. Uma força que o homem não consegue dominar, e por onde o VENTO passa, sempre acaba causando algumas mudanças. Mas quando falamos de VENTO no sentido bíblico, estamos nos referindo às contrariedades e aos problemas que surgem na nossa vida. Qualquer que seja o tipo de VENTO que sobrevenha na nossa caminhada cristã, não devemos nos desalentar nem perdermos a nossa determinação de prosseguir para o alvo que é Jesus. É verdade que muitos desses VENTOS, causam enormes estragos e prejuízos, mas existem alguns deles; que até são benéficos na nossa trajetória cristã!.

Na Palavra de Deus, encontramos diversos tipos de ventos. Cada qual com seus efeitos, direções, condições e interpretações. Escolhi apenas QUATRO para essa mensagem . Existem outros é claro, mas gostaria de meditar e refletir apenas sobre esses quatro. Vejamos então:

O PRIMEIRO VENTO - O VENTO DA LIBERDADE (Ex.14.21-22)

O povo hebreu ficou grandemente perturbado, quando viram os carros do exército de faraó se movendo e se aproximando deles, velozmente. O terror encheu os corações de Israel. Eles não viam qualquer possibilidade de salvamento, a menos que o próprio Deus intervisse para os livrarem!. Diante disso, seus lamentos e prantos se tornaram altos e intensos!. Eles não pretendiam cair nas mãos de seus opressores furiosos, que vinham trazendo seiscentos carros de guerra, 50 mil cavaleiros e 200 mil homens da infantaria, todos, bem armados!. Dava até arrepios ver todo aquele exército marchando!.

Sem menos esperarem, uma coluna de nuvem escura, se levanta em direção ao céu, passou sobre os israelitas, e desceu entre eles e os exércitos do Egito. Os egípcios não podiam mais enxergar o acampamento dos hebreus!. Com isso, foram obrigados a parar!. “Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte VENTO oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas” (Ex.14.21). O povo agora estava livre dos egípcios, para sempre!.

Aqui está uma grande lição que serve para os nossos dias também!. Ainda que a nossa vida cristã seja assediada de perigos, contudo a voz de Deus nos fala claramente: ”Avance!.” Creia que quando o VENTO forte começar a soprar na sua direção, é para mudar o rumo da sua vida. Esse é o VENTO DA LIBERTAÇÃO, e é através do movimento desse VENTO, que Deus irá abrir passagem para você atravessar e passar pelas turbulências do inimigo em fúria. Você vai chegar do outro lado, sem um arranhão, e ainda com os pés enxutos, GLORIFICANDO O NOME DO SENHOR!

Amados, na nossa vida cristã, algumas vezes se levantarão ventos, tempestades, faraós, incertezas, impedimentos e embaraços. Tudo isso vem para nos amedrontar e dificultar a nossa jornada cristã. Esses obstáculos nunca desaparecerão para aqueles, cujo espírito se detém diante das adversidades, ou permanecem em duvida!. Então comece a determinar pela fé, para que esse poderoso VENTO de Deus, faça você voar acima dessas tempestades, e tomar posse da sua vitória!.

Esse VENTO de Deus irá repreender toda a ação do inimigo, e fazer desaparecer toda a sua incredulidade para que a sua fé e sua paz, volte a reinar na sua vida. Lembre-se: os caminhos por onde Deus nos guia poderá até se estender através do deserto ou do mar, mas sempre será um caminho seguro para nós!.

O SEGUNDO VENTO - O VENTO DA DESOBEDIÊNCIA (Jn. 1.1-6)

O que sucedeu a Jonas poderá suceder com qualquer de nós, se como ele, também formos desobedientes!. No meio do mar, Deus mandou um grandeVENTO, que acabou se tornando numa tempestade para açoitar o navio onde Jonas dormia tranquilamente. Interessante nessa história, é que o profeta deveria “acordar” aqueles tripulantes do navio para buscar a Deus na hora do perigo, mas foram eles que “acordaram” o profeta; para clamar pelo seu Deus!.

Muitos de nós carregamos um “Jonas” que teima de vez em quando aparecer na nossa vida espiritual. É por isso que Deus envia um VENTO forte para acordar o “Jonas” que insiste permanecer dentro de nós, no seu longo sono. É através desseVENTO que Deus quer despertar o “Jonas” que está dentro de nós, para irmos realizar a boa e agradável vontade de Deus. Por causa desse sono, muitos crentes estão vivendo uma vida de derrota e fracasso espiritual!.

A primeira lição dessa narrativa é nos mostrar que o povo de Deus não deve se erguer contra os outros. Se Deus é livre para abençoar, conceder Sua graça, e ser paciente com todas as nações da terra, por que não seguir Seu exemplo?. A segunda lição, é quanto a visão limitada que Jonas tinha de Deus!. Ele acreditava que o Senhor era compassivo somente com os eleitos de Israel. Jonas cria no fato de que, uma vez que Deus havia escolhido Israel dentre as nações ímpias, o Senhor teria piedade de Israel, ainda que o Seu povo fosse rebelde!. Jonas estava totalmente enganado!

Amados, dormir no sentido bíblico é ter a mente amortizada, fria, abatida, paralisada, em relação ao agir de Deus. A desobediência sempre trará consequências para nossa vida espiritual. Algumas vezes somos atribulados devido à nossa desobediência ao Senhor. Quando a nossa desobediência toma determinadas proporções, além de nos afetar, afetará também os que estiverem perto de nós, como nossa família, nossos amigos, nosso pai, nossa mãe, e até a igreja!.

Este VENTO forte vem da parte de Deus, para nos despertar do sono quando estivermos dormindo, lá no fundo do “porão do navio”. É o lugar preferido dos “Jonas”!. O lugar onde querem se esconder e fugir da presença de Deus!. O que dorme no “porão do navio”, é aquele que abandonou a oração, o evangelismo, a igreja, a obediência, a fé, a santidade, a palavra de Deus, o amor pelas almas!. Para fazer cessar este VENTO do Senhor, é necessário confissão e arrependimento!. Quando Deus envia o VENTO DA DESOBEDIÊNCIA, é para nos despertar do sono da nossa “negligência”!.

O TERCEIRO VENTO - O VENTO DA PROVAÇÃO (Jó 1.19)

Em algum momento, todo mundo já se sentiu como Jó. Quando passamos por provações e sofrimentos, muitas vezes deixamos a autopiedade nos derrotar. Isso é muito ruim!. Queremos saber por que Deus permite que essas provações nos aflijam, nos angustiam, nos torturam e nos agonizam!. Jó era um homem “íntegro e reto”, fiel, “temia a Deus, e se desviava do mal”. Mesmo assim, Deus permitiu que um grande VENTO vindo dalém do deserto, atingisse os quatro cantos da casa de Jó.

O Primeiro canto da casa foi: A FAMÍLIA - causou morte, tragédia, dor e sofrimento. O Segundo canto da casa foi: AS FINANÇAS – acabou com o patrimônio de Jó. O Terceiro canto da casa foi: A SAÚDE – Jó ficou gravemente doente, fraco, debilitado, sem vigor, sem forças físicas. O Quarto canto da casa foi:A FÉ – foi a única coisa que Jó não perdeu na sua severa adversidade!.

A história de Jó é um notável exemplo para o povo de Deus, pois ensina como o homem deve reagir diante das provações e tentações!. Por vezes, Deus permite que mesmo os mais fieis sejam provados, abalados, com o propósito de provar a nossa fé!. Quando isso suceder conosco como será a nossa reação? Permaneceremos firmes e fieis, ou iremos vacilar?. O que podemos fazer nos momentos extremamente difíceis?. A vida de Jó nos mostra que o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, por isso não devemos murmurar, mas seguir com fé pelos caminhos que Ele nos quer conduzir!.

Jó foi experimentado, abatido, provado em todas as áreas da sua vida. Quando passarmos por sofrimentos e aflições, o melhor é orarmos e buscarmos mais a Sua Graça. Fica mais fácil aceitarmos e entendermos os Seus propósitos e caminhos!. O Senhor virá sem demora acalmar os sentimentos do coração que estiver aflito, e escutará os lamentos da alma daqueles que se encontram angustiados!.

O QUARTO VENTO - O VENTO DA BÊNÇÃO (At. 2.1-4)

Este é o vento predileto de Deus. É o vento que trás vida e bênção. No livro de Atos, cap. 2 , vemos o relato da experiência dos discípulos no dia de Pentecostes. Também chegou naquele lugar um VENTO vindo de Deus que entrou naquele Cenáculo fazendo mudar radicalmente a vida daquelas pessoas. As pessoas ali presentes, quando ouviram o soar daquele VENTO, jamais puderam imaginar o que iria acontecer a partir daquele dia!.

Ouviram os discípulos dotados de poder e energia até então desconhecidos pregando a Cristo!. Viram as palavras de Jesus sendo confirmadas por sinais e maravilhas!. Os discípulos estavam assombrados e ao mesmo tempo, cheios de alegria com a abundante colheita de almas naquele dia!. Tudo isso aconteceu porque Jesus havia produzido a semente da verdade, e a tinha regado com seu sangue!. O poder do Espírito Santo brilhava na face dos discípulos de Jesus!.

Amados, não precipite seus pensamentos quando alguma coisa parecer assustadora querendo lhe envolver. Pode ser aquela promessa de Deus que você tanto aguardava: o batismo com o Espírito Santo!. Todos nós também preferimos este VENTO, mas precisamos viver com compromisso e atitude, espírito de oração, e comunhão com o Senhor. Muitos VENTOS contrários já bateram em nossas portas, VENTOS fortes, violentos, e são eles que acabam nos causando transtornos, decepções, desordem e confusão. E quando esses VENTOS chegam, só serve para nos levar para trás. Queremos seguir em frente, tentamos de tudo, mas não saímos do lugar!. Porque são VENTOS contrários!. VENTOS do inimigo!. É nessa hora que a nossa vida começa a balançar de um lado para o outro, açoitada pelas ondas da vida!.

Mas o VENTO do Espírito Santo tem outros propósitos. Vem soprar em nossas vidas trazendo uma renovação de sentimento pentecostal para levarmos ao mundo a justiça, a liberdade, a paz, a solidariedade, a mansidão, o perdão e a misericórdia. São esses os propósitos de Deus, para mudarmos o mundo em que vivemos!. O VENTO do Espírito Santo sopra naquilo que está parado, quieto, sem vida. Deus quer movimento, gerar obras em nossas vidas, realizar milagres e maravilhas.

O VENTO do Espírito Santo sempre virá para nos trazer mudança, transformação, restauração e direção. O VENTO do Espírito Santo quer soprar fortemente naqueles que se dizem discípulos de Jesus, mas que só sabem servir o Mestre nas suas esteiras!. Quem fica na esteira não sai do lugar!. Deus não quer que seus verdadeiros discípulos fiquem parados!. É preciso que se movam, como se move o VENTO!.

Conclusão

Na nossa vida espiritual, muitas vezes, seremos também levados por outros tipos de VENTOS, e quando eles soprarem sobre nós, é bom que saibamos compreendê-los e identificá-los corretamente, para que o nome do Senhor seja glorificado!. Encontramos ainda na bíblia o VENTO da VIDA (Gn. 2.7 – Ez. 37). Temos também o VENTO do PODER E DA AUTORIDADE (Mc.6.45-51), e tantos outros!. Há VENTOS que vem da parte do Senhor e há outros, vindos da parte do inimigo!.

Mas nenhum deles irá acabar com a nossa fé, romper com a nossa esperança, por fim na nossa adoração, quebrar nosso compromisso com o Senhor, secar nossa vida espiritual ou destruir as nossas promessas!. Aqui está uma grande verdade: não há nada que possa impedir de o VENTO soprar!. Não há como proibir!. Diante dessa afirmação, você já observou que é impossível o homem parar o VENTO?. Mas é muito, muito fácil, o homem parar o mover do Espírito Santo, que é infinitamente mais poderoso que qualquer VENTO!.

Amados, embora não estejamos entendendo os planos de Deus, aprendi que quando os VENTOS sopram na nossa vida é para nos tirar do caos, e lá na frente o caos ser transformado num belo jardim!. Deus quer nos dar uma vida feliz e plena nessa terra!. Por isso, o Senhor sopra ou permite a ação desses VENTOS, para por em ordem aquilo que estava em desordem!.

Durante a minha vida ministerial, vou continuar crendo que qualquer tipo de VENTOque sopre na minha vida, poderei escutar a voz do Senhor, sabendo que Ele estará construindo um novo tempo de avivamento e uma nova visão do Seu reino para mim!. Que todos nós possamos ser embalados nos QUATRO VENTOS, e nos tornarmos mais crentes ainda!.

Que o amor do Senhor nos abençoe, renove e nos encha cada vez do Seu Espírito. Em nome de Jesus. Amém. 


Por: Joaquim de Souza Guimas 
Igreja Assembléia de Deus de Madureira - Manaus - AM
joaquimguimas@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More