quarta-feira, 11 de abril de 2012

SERIA O INFERNO UM BURACO NEGRO?


 É comum, na literatura popular, imaginarmos o inferno como um lugar de grande sofrimento, onde o diabo, com um tridente na mão, comanda seus anjos na tortura de pessoas más. Também é comum uma grande fogueira e muita luz.

Sobre o tormento eterno a Bíblia ensina claramente: Mateus 25:46 diz: “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna”.
Apocalipse 14:11 diz: “E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite…”.

Mt 25: 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; 46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.
Inicialmente quero lembrar que o diabo não estará no inferno atormentando ninguém, antes estará também sofrendo juntamente com os que não se arrependeram dos próprios pecados e, com os demônios, também ouvirá: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos”.

O INFERNO É UM LUGAR ESCURO

No entanto, apesar do fogo, a Bíblia se refere ao inferno como um lugar de trevas: “Mas os filhos do reino (JUDEUS) serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes”. Mt 8: 12
“Mas, quando o rei entrou para ver os convivas, viu ali um homem que não trajava veste nupcial; e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu. Ordenou então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes”. Mt 22: 11-13

TREVAS EXTERIORES: exteriores a que? Ao céu ou, quem sabe, ao universo.
Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos ABISMOS DA ESCURIDÃO, reservando-os para o juízo;... 9 também sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar para o dia do juízo os injustos, que já estão sendo castigados; 2 Pd 2: 4,9

Ver mais: ABISMOS DA ESCURIDÃO: Ap 9:1-5; Lc 8: 31; Ap 11: 7 ; Ap 17: 8 ; Ap 20: 1 ,3
Lembram-se do rico e Lázaro? Há um abismo separando o céu do inferno.

NO CÉU NÃO HÁ NOITE
Em contraste, o céu é representado como um lugar de muita luz: “A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porém a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. As nações andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória. As suas portas não se fecharão de dia, e noite ali não haverá; e a ela trarão a glória e a honra das nações”. Apocalipse 21: 23-26

DO INFERNO SERÁ POSSÍVEL VER O CÉU
O inferno será um local escuro no universo, em contraste com o céu, cujo brilho, poderá ser visto a anos luz de distância, com a cidade santa se destacando como uma grande estrela. Isso explicaria, por exemplo, porque o rico, do inferno, via Lázaro no céu e não era visto por Lázaro: o rico estava no escuro, e Lázaro no claro:
“No inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado. E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós. Lc 16: 23-26
O inferno me faz lembrar um “buraco negro”. Já ouviu falar?
BURACO NEGRO
De acordo com a Teoria Geral da Relatividade, um buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo a luz, pode escapar. Este é o resultado da deformação do espaço-tempo causada por uma fonte altamente massiva e compacta. Um buraco negro é limitado pela superfície denominada horizonte de eventos, que marca a região a partir da qual não se pode mais voltar. O adjetivo negro em buraco negro se deve ao fato deste não refletir a nenhuma parte da luz que atinja seu horizonte de eventos, atuando assim, como se fosse um corpo negro perfeito em termodinâmica. Acredita-se também, com base na mecânica quântica, que buracos negros emitam radiação térmica (muito calor, como no inferno), da mesma forma que os corpos negros da termodinâmica a temperaturas finitas.

Apesar de os buracos negros serem praticamente invisíveis (impossíveis de serem vistos inclusive do céu), estes podem ser detectados por meio de sua interação com a matéria em sua vizinhança. Um buraco negro pode, por exemplo, ser localizado por meio da observação do movimento de estrelas em uma dada região do espaço. Outra possibilidade da localização de buracos negros diz respeito a detecção da grande quantidade de radiação emitida quando matéria proveniente de uma estrela companheira espirala para dentro do buraco negro, aquecendo-se a altas temperaturas (essa aspiração constante de matéria ao seu redor, faz com que o calor do inferno dure eternamente).
Um buraco negro pode ser resultado de uma supernova (explosão de uma estrela), cuja explosão, em apenas um segundo é capaz de gerar 100 vezes mais energia que o nosso Sol produzirá em toda sua existência.

Algumas seitas dizem que quando acabar o combustível, o fogo do inferno se apagará e as almas ali existentes serão exterminadas. Será? Não é o que a Bíblia diz:: “E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite…” Apocalipse 14:11 .
Além disso, existem mais estrelas no universo que o número de grãos de areis de todas as praias do planeta terra. Se um buraco negro se alimenta de estrelas, acredite, o combustível para alimentar seu calor de fato durará uma eternidade.

A BOA NOTÍCIA
Ninguém precisa ir para o inferno. Jesus é a luz, não só desse mundo, mas de todo o universo: “A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porém a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada”.
Vejam o que a Bíblia diz sobre Ele:
“O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lc 2: 10-11
“ Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo”.Jo 1:9
Mt 4: 16 o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou.
Jo 8: 12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Jo 1: 4 Nele (Jesus) estava a vida, e a vida era a luz dos homens; 5 a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela

JESUS VEIO NOS RESGATAR DAS TREVAS PARA A LUZ
Jo 12: 46 Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. ESSE É O SENTIDO DO NATAL - BOAS NOVAS DE GRANDE ALEGRIA.
Jo 1:4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;
2 Tm 1: 10 e que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho.

Com Cristo seremos imortais, e habitaremos eternamente no céu. Que Ele nos abençoe!

Laurentino Aguiar – presbítero da II Igreja Evangélica Congregacional de Juazeiro-BA laurentinoaguiar@oi.com.br


0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More