terça-feira, 24 de abril de 2012


Texto: Atos 13:16-23  (site o pregador)

Introdução:

Como você gostaria de ser lembrado? Homens, como Abraão, Moisés, Davi, Pedro e Paulo têm inspirado os crentes ao longo dos tempos. Cada um deles, embora imperfeitos, é um exemplo surpreendente do que o Senhor pode fazer através de corações que estão verdadeiramente comprometidos com ele. Você quer ser como eles, uma pessoa que honra a Deus de todo coração?

I. Nós temos um excelente exemplo a seguir.

A Bíblia diz que o rei Davi seguiu a Deus com todo o seu coração (Atos 13:22-23). No centro de tudo o que ele fez estava um desejo de exaltar o Senhor. O Pai quer que os nossos caminhos sejam regidos pelos seus planos, os nossos interesses definidos por seus propósitos, e nosso amor para nos motivar a obedecer-lhe sem reservas. Quando buscamos o coração de Deus, encontramos a vida no seu melhor e um legado que vale a pena deixar para aqueles que virão depois de nós.

III. Como sabemos se estamos seguindo a Deus com todo o nosso coração?

Estamos seguindo a Deus como todo nosso coração se... 
A. A prioridade da nossa vida é a nossa relação pessoal com o Senhor. 
Uma pessoa segundo o coração de Deus faz a sua relação com Ele uma prioridade. Davi tinha um imenso amor e respeito pela Escritura, porque lhe ensinou a se aproximar do Pai (Salmo 119:15-16, 105). Ele sempre buscou a Deus em oração por força, sabedoria e a maravilhosa presença do Pai (Salmo 5:3, 63:6-8). 


Estamos seguindo a Deus como todo nosso coração se...
B. Nós colocamos a nossa confiança no Senhor quando enfrentamos provações e dificuldades. 
Davi confiava em Deus não importava as dificuldades que ele enfrentava. Enquanto os demais guerreiros de Israel se acovardaram diante do terrível Golias de quase três metros de altura, Davi ficou indignado pela forma como o nome de Deus era desonrado pelo filisteu (1 Sam. 17:45-46). Ao longo de sua vida, ele enfrentou desafios extraordinários com grande confiança que o Senhor iria ajudá-lo. Por causa da fé de Davi e a liderança, Israel prosperou de forma insuperável até hoje.

Estamos seguindo a Deus como todo nosso coração se... 
C. Nós temos um desejo forte e apaixonado para obedecer a Deus. 
Como um homem segundo o coração de Deus, Davi tinha prazer em realizar a vontade do Senhor. Sua obediência não foi motivada pelo medo das consequências do pecado. Pelo contrário, era a confiança de Davi e o amor a Deus que o levou a submeter totalmente ao Senhor. Em duas ocasiões, Davi teve a oportunidade de matar Saul e tomar o trono de Israel. No entanto, ele preferiu ser obediente a Deus a ser o rei (I Samuel 24:6.).

Estamos seguindo a Deus como todo nosso coração se... 
D. Nós demonstramos um espírito de humildade. 
Este futuro rei também nos mostra que uma pessoa com um coração voltado para Deus é humilde. Davi tinha muitas razões para se orgulhar, ele era um homem bonito, um músico experiente, o governador ungido do Senhor, um guerreiro triunfante, e um herói nacional. No entanto, em II Samuel 7:18, Davi disse: "Quem sou eu, Senhor JEOVÁ, e qual é a minha casa, que me trouxeste até aqui?”



Estamos seguindo a Deus como todo nosso coração se... 
E. Nós demonstramos o espírito de um servo. 
Quando ele era jovem, Davi aceitou a autoridade de seu pai e obedientemente cuidava das ovelhas. Como trabalhador na casa de Saul, Davi ofereceu o seu melhor para o rei, incluindo os seus talentos musicais e habilidades como um líder militar. Finalmente, Davi serviu ao povo de Israel de todo o coração como seu rei. Em cada caso, ele foi um servo dedicado e fiel de Deus.

Conclusão:

Você deseja refletir o coração de Deus para influenciar aqueles ao seu redor para o bem? Você seria sábio seguindo o exemplo de Davi. Faça do seu relacionamento com o Senhor uma prioridade, e confie e obedeça-Lhe em tudo. Quando você tiver sucesso, lembre-se que tudo o que somos e temos é um dom de Deus. Então você vai mostrar ao mundo que seu coração pertence exclusivamente a ele.

Pr. Aldenir Araújo

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More