sexta-feira, 11 de maio de 2012

ESTUDOS BÍBLICOS PARA NOVOS CONVERTIDOS



Ø   

Salvação - significa libertação do pecado e de suas consequências. Devemos rever e meditar sobre essas verdades até que possamos dizer com confiança:
ü  Sei que sou salvo;
ü  Nasci de novo como filho de DEUS e faço parte de SUA família;
ü  Sei que tenho a vida eterna, pois CRISTO está em mim.

Se crermos em DEUS, que enviou SEU FILHO, para que fossemos livres, já pertencemos à salvação. Mas, devemos também não somente crer, mas atuar, meditar, viver esta verdade todos os dias. Há vários versículos importantes na palavra de DEUS, que podemos tomar por base e segui-los com fé e amor, pela obra redentora que CRISTO fez por nós. Se observarmos estas frases e as importantes informações contidas nestes trechos e cumpri-los com verdade de coração, então assim seremos salvos:

"Ela dará à luz a um filho e lhe porás o nome de JESUS, porque ELE salvará o povo dos pecados deles." (Mt 1:21)
"Pois é pela graça que sois salvos, por meio da fé? e isto não vem de vós, é dom de DEUS? não de obras, para que ninguém se glorie." (Ef 2:8-9)

"Todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo." (Rm 10:13)

"Mas a todos quantos o receberam, àqueles que creem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de DEUS? filhos nascidos não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de DEUS." (Jo 1: 12-13)

"Porque DEUS amou o mundo de tal maneira que deu o seu FILHO unigênito, para que todo aquele que NELE crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3:16)
Ø    Certeza - Satanás usa de muitos ataques para gerar dúvidas nos cristãos. Ter certeza significar não duvidar. Aprender que tudo que fazemos: o modo em que nos comportarmos, como falamos como nos vestimos o louvor que cantamos, a palavra que pregamos tudo nos faz ter a certeza de que CRISTO está conosco. Contudo, na palavra de DEUS, podem ser encontrados, versículos que nos livra de quaisquer dúvidas, que satanás possa a vir tentar nos lançar.
"NELE temos a redenção pelo SEU sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça." (Ef 1:7)
"... que pelo poder de DEUS sois guardados, mediante a fé, para a salvação preparada para se revelar no último tempo." (I Pe 1:5)

"Pois estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de DEUS, que está em CRISTO JESUS NOSSO SENHOR." (Rm 8:38-39)

"As minhas ovelhas ouvem a MINHA voz; EU as conheço, e elas me seguem. EU lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; ninguém poderá arrebatá-las da minha mão. MEU PAI, que as deu a mim, é maior do que todos; ninguém pode arrebatá-las da mão DELE." (Jo 10:27-29)

"Estas coisas vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, a vós que credes no nome do FILHO de DEUS." (I Jo 5:13)

"... tendo por certo isto mesmo, que aqueles que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de CRISTO JESUS." (Filipenses 1:6)
Ø    Senhorio - Quando colocamos a nossa fé em JESUS CRISTO, ELE torna-se não apenas nosso SALVADOR, mas também nosso SOBERANO SENHOR e MESTRE. Submetemo-nos ao SEU domínio. Nós só poderemos usufruir da nossa nova vida em CRISTO se O buscarmos diariamente e O seguirmos em obediência. Tudo que antes da conversão fazíamos, era errado, nossas ações eram sem certezas, pois tudo que fazíamos era por nossos próprios meios, não conhecíamos alguém que nos pudéssemos nos orientar, e melhor nos conduzirmos, para que não errássemos. Tudo fez novo, no dia em que nos entregamos a CRISTO.
“Já estou crucificado com CRISTO; e vivo, não mais eu, mas CRISTO vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do FILHO DE DEUS, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gl 2.20)
Agora tudo que fazemos, devemos obediência ao SENHOR, devemos sempre pedir SUA orientação antes de agir ou se lançar na nossa própria vontade.
Comportarmo-nos como verdadeiros salvos, é um testemunho que mudamos nossa maneira de andar e que agora somo templo do ESPIRTIO SANTO:
"Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do ESPÍRITO SANTO, que habita em vós, proveniente de DEUS? Não sois de vós mesmos; fostes comprados por bom preço. Glorificai, pois, a DEUS no vosso corpo." (I Co 6:19-20)
Quando obedecemos a palavra de DEUS, observamos SUA palavra diariamente:
"Respondeu-lhes JESUS: Amarás o SENHOR teu DEUS de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento? Este é o primeiro e grande mandamento." (Mt 22:37-38).
Quando nos submetemos ao SENHOR, ELE próprio, sabemos a intensão de nosso coração, nos concede bênçãos conforme a SUA vontade.
"Deleita-te no SENHOR, e ELE te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia NELE, e ELE tudo fará."(Sl 37:4-5)
"Mas buscai primeiro o SEU reino e a SUA justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas." (Mt 6:33)
"EU SOU a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em MIM, e EU nele, esse dá muito fruto; sem MIM nada podeis fazer." (Jo 15:5)
Ø    A Bíblia - para que sejamos as pessoas que DEUS quer, precisamos conhecer e obedecer às escrituras. Todos nós devemos memorizar e meditar na palavra de DEUS, a leitura e meditação da palavra do SENHOR, deve ser um hábito diário. A bíblia é mais do que um simples livro, e sim é uma biblioteca que contem vários livros, e além disso, também está o manual de vida para todos os cristãos, da bíblia são retiradas vários aprendizados do nosso cotidiano, mesmo sendo um livro que foi escrito a muito tempo atrás, e que contem vários escritores, mesmo assim mostra-nos sendo uma palavra que nos traz atualidades, ensinos que devemos tomar por base nos nossos dias, afim de que não erremos, quanto a caminhada com CRISTO.
"Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem. Tudo o que fizer prosperará." (Sl 1:2-3)
"Lâmpadas para os meus pés é a TUA palavra, e luz para os meus caminhos." (Sl 119:105)
"A exposição da TUA palavra dá luz; dá entendimento aos simples." (Sl 119:130)
"Muita paz têm os que amam a TUA lei, e para eles não há tropeço." (Sl 119:165)
"... e desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em CRISTO JESUS. Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça." (II Tm 3:15-16)
"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos." (Tg 1:22)
Ø    Oração - é o nosso meio de comunicação com DEUS. Precisamos criar o hábito de começar o dia com oração e continuar em oração durante todo o dia. Orar, não é apenas, repetir todos os dias as mesmas palavras, decorar um texto e cita-las. Orar é o momento em que dialogamos com o SENHOR, na oração devemos seguir corretamente o que JESUS nos ensinou, uma oração que está escrita na palavra de DEUS, isso não quer dizer que devemos todos os dias cita-las, como que se fosse o melhor que podemos apresentar para DEUS, ou seja, devemos é observar o roteiro que JESUS nos preparou e seguir o modelo.

“Portanto, vós orareis assim: PAI nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.” (Mt 6:9-13)
JESUS, quando fez esta oração, ELE não disse que deveríamos citar estas mesmas palavras todos os dias de nossas vidas. Mas, fez com que aprendêssemos que primeiramente devemos começar a nossa oração, clamando primeiramente ao PAI, e tudo que for para ser feito na vontade de DEUS, depois pedir para que nos fosse abençoados no dia que saímos para trabalhar, que DEUS nos entregasse a prosperidade e pudéssemos ter no que nos alimentarmos naquele dia, JESUS, também ensinou que deveríamos pedir o perdão de nossos erros, que por muitas vezes cometemos todos os dias, e da mesma forma perdoar aqueles que nos ofende que erra conosco, observar as ciladas de satanás e não cair nelas, pois o mundo vem com bandejas, tentando nos servir de seus manjares todos os dias, então devemos nos comportar como salvos em CRISTO e recusar qualquer oferta de satanás. Então no fim da oração JESUS nos ensina que não há outro deus para adorarmos, que não há santos, santas, anjos ou imagens ou esculturas, que nada disso é para o reino e poder, ou a glória do SENHOR. Devemos saber que a oração tem efeito forte, quando sabemos pedir e pedimos com fé e com boa intensão do coração.
"Até agora nada pedistes em MEU NOME. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa." (Jo 16:24)
"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á." (Mt 7:7)
"Clama a mim e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que, não sabes." (Jr 33:3)
"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera." (Ef 3:20)
"Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a DEUS, que a todos dá liberalmente, e não censura, e ser-lhe-á dada." (Tg 1:5)
"Esta é a confiança que temos NELE, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a SUA vontade, ELE nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que já alcançamos os pedidos que lhe fizemos." (I Jo 5: 14-15)
Ø    ESPÍRITO SANTO DEUS não nos deixou sozinhos neste mundo. Seu SANTO ESPÍRITO habita em nós e ministra-nos diariamente, basta ouvirmos a SUA voz.
"O vento sopra onde quer, e ouves a SUA voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é toda aquele que é nascido do ESPÍRITO." (Jo 3:8)
"Não sabeis vós que sois santuário de DEUS, e que o ESPÍRITO DE DEUS habita em vós?" (II Co 3:16)
"O mesmo ESPÍRITO testifica com o nosso espírito que somos filhos de DEUS. Se nós somos filhos, logo somos também herdeiros, herdeiros de DEUS e co-herdeiros de CRISTO, se é certo que com ELE padecemos, para que também com ELE sejamos glorificados." (Rm 8:16-17)
"... porque todos que são guiados pelo ESPÍRITO de DEUS são filhos de DEUS." (Rm 8:14)
"Mas o CONSOLADOR, o ESPÍRITO SANTO, que o PAI enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo que vos tenho dito." (Jo 14:26)
"Da mesma maneira também o ESPÍRITO ajuda as nossas fraquezas. Não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo ESPÍRITO intercede por nós com gemidos inexprimíveis." (Rm 8:26)
Ø    Testemunho - Quando nos tornamos filhos de DEUS por meio da fé em JESUS CRISTO, passamos a ter a responsabilidade de falar aos outros de CRISTO. Não há maior privilégio do que compartilhar o amor de DEUS com os nossos amigos, nossa família e vizinhos.





"Disse-lhes JESUS: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens." (Mt 4:19)
"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso PAI que está nos céus."(Mt 5:16)
"Antes santificai a CRISTO, como SENHOR, em vossos corações. Estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós." (I Pe 3:15)
"Pois não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido ... Crê no SENHOR JESUS CRISTO, e serás salvo, tu e a tua casa." (At 4:20; 16:31)
"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o ESPÍRITO SANTO, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra." (At 1:8)
"De sorte que somos embaixadores da parte de CRISTO, como se DEUS por nós rogasse. Rogamos-vos da parte de CRISTO, que vos reconcilieis com DEUS." (II Co 5:20)
Conclusão
Devemos observar a palavra totalmente, plenamente, e não fazer como muitos, que observam trechos bíblicos e dali vêm o crescimento de uma heresia, devemos cuidar para não fazermos más interpretações bíblicas, para que vendo isso o diabo que está na espera de uma brecha para entrar e nos derrubarmos, possa vir a nos confundir, destorcendo a palavra, como ele já tem feito a muitos, que se dizem serem pastores, serem homens de DEUS, mas na verdade são enviados do diabo, para nos levar a perdição. Cuidado com os manjares que o mundo oferece, ore a DEUS, e O siga.
Autor: Presbítero Edson Luiz de Oliveira
Igreja Evangélica Assembleia de DEUS – Ministério Shalom
Presidente: Pastor Silvio Luiz de Azevedo
Ponta Grossa(Pr), 11/maio/2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More