quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mefibosete junto à mesa do rei.


 

Uma grande amizade entre, Jonatas o filho de Saul e Davi o futuro rei escolhido por DEUS para substituir Saul. Fez com que esta amizade surgisse uma aliança, que os dois sempre viessem ajudar um ao outro.
Saul já tinha sido rejeitado por DEUS, e o ESPIRITO de DEUS o abandonou.
“E sucedia que, quando o espírito mau da parte de DEUS vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.” (I Sm 16:23)

E Saul, rejeitado por DEUS, sem mais a presença do ESPIRITO de DEUS em sua vida, percebe que na vida de Davi havia a presença de DEUS, começou a persegui-lo, tentou pela vida de Davi, por muitas vezes, desencadeando terríveis perseguições da parte de Saul a Davi, teve que ficar escondido, para que não fosse morto por Saul.

“E houve uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; porém Davi ia se fortalecendo, mas os da casa de Saul se iam enfraquecendo.” (II Samuel 3:1).

E numa fuga, Davi conseguiu uma aliança com Jonatas, que estava disposto em ajudá-lo. Surgindo um elo de fidelidade e coragem, da parte de Jonatas para com Davi. Que sem medo da fúria do seu pai, ele abriu as portas para a fuga do futuro rei de Israel, a fim de livrar do intento maldoso de Saul. Esta aliança envolveu não somente a eles, mas como todos os seus descendentes.
Então no cumprimento de sua palavra rei Davi, tinha uma divida para pagar, por esta aliança para com Jonatas. E disse o rei Davi:

“E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas?” (II Sm 9:1).

Então os seus servos, disseram que havia um homem no palácio que poderia respondê-lo. Então trouxeram Ziba na presença do rei Davi, que informou de um herdeiro.

“E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de DEUS? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.” (II Sm 9:3-4).

Quando Jonatas faleceu, deixou um filho com a idade de cinco anos, chamado Mefibosete, que ficou paralítico, e o motivo desta paralisia, foram o desespero de sua ama, quando soube da notícia da morte de Saul, e do Jonatas. Atemorizada, com medo da morte, saiu correndo apressadamente com a criança no braço, deixando cair à criança por não suportar o seu peso. E com esta queda, Mefibosete perdeu os movimentos dos pés, ficando coxo de ambos os pés.
Amado, embora este fato que aconteceu com Mefibosete, venha relatar de uma incapacidade física, podemos refletir também, conforme o ESPIRITO SANTO, nos leva a meditar, numa incapacidade espiritual, se meditarmos profundamente na mensagem, quantos que já não foram vitimas de serem jogadas violentamente no chão, perdendo os movimentos, não dos pés, mas da capacidade de glorificar a DEUS, o desejo de adorar ao SENHOR, quantas pessoas que estão vivenciando situação parecida, ou até mesmo igual à história de Mefibosete, que tinha tudo para triunfar na vida, mas devido a uma irresponsabilidade, uma precipitação e insegurança de alguém, estão jogadas no chão, perderam toda liberdade, a vontade ter uma vida vitoriosa. Estão se lamentando e esperando por outras pessoas. Vendo as outras pessoas tomarem as decisões, conduzindo-as na terra de Lo-Debar. A terra de Lo-Debar, não é lugar de moradia, pois é uma terra que não produz, é uma terra de sequidão.
Contudo, temos DEUS que pode mudar essa atitude, mudar a minha e a sua história, nos tirar da terra seca, e colocarmos assentados junto ao rei. Não ficaremos em Lo-Debar para sempre, DEUS, já entregou alguém para nos ajudar.

“Porque DEUS amou o mundo de tal maneira que deu o seu FILHO unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16)
Ziba era um homem astuto, suas palavras foram para desanimar o rei Davi, primeiro disse que o filho de Jonatas, era aleijado de ambos os pés, querendo mostrar para o rei Davi, que aquela situação de Mefibosete não tinha mais o que fazer. Amado, satanás da mesma forma vai a DEUS e quer nos acusar, que nossa situação é de aleijado, que não temos movimento algum e que não temos nada para oferecer ao SENHOR. A segunda palavra de Ziba ao rei Davi, foi que Mefibosete estava na casa de Maquir, onde este homem era um miserável, mendigo, vivia de pedir esmolas, homem sem nenhuma reputação diante da sociedade. O diabo tenta demonstrar que quanto mais miseráveis somos, temos menos vontade de mudar a nossa situação, que quanto mais dependemos de pessoas que também da mesma forma não tem nada, ficaremos sempre dominados por essa miséria. Amado, não devemos ficar dependentes de pessoas que pouco pode nos oferecer, mas temos que clamar a DEUS, que pode todas as coisas, e sermos dependentes de CRISTO. A terceira palavra de Ziba ao rei foi, está em Lo-Debar, terra de sequidão, terra que não produzia nada, e ali passava a sua miserável vida, tendo que pedir esmolas para sua sobrevivência, afastado de toda a riqueza e das heranças que um dia ele tinha por direito, por ser herdeiro do rei Saul.
Ziba fez questão de falar do estado de miséria de Mefibosete. E quantos que da mesma forma não estão aí propagando nossas misérias, fazendo questão de detalhar os fatos, ao invés de ir orar, de ajudar, de estender a mão. Mas, DEUS tem um freio para a boca destes contadores de derrota.
O rei Davi, mesmo depois diante de todas as palavras de Ziba, mandou chamar a Mefibosete.

“Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar. E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo. E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa. Então se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?” (II Sm 9:5-8).

Da mesma forma JESUS, nos chama, para que assentemos com ELE, para que possamos comer do pão que nos tem preparado. Satanás, nos fez cair, mentiu para Adão e Eva, levando-os a caírem, a perderem o movimento dos seus pés espirituais. E desde então, satanás vem acusando-nos a cada momento, chegando a DEUS, e relatando as nossas misérias.
Portanto amado, lhe digo hoje, este é o momento, que JESUS, nos chama para que possamos assentar junto a ELE, e é JESUS que vai fazer calar o cão que nos acusa, basta você, chegar até aos pés de JESUS e prostrado, num gesto de humildade, buscar a presença de DEUS, através de JESUS, e ELE intercederá por vós mediante ao PAI, e você ficará liberto de toda acusação, e poderá a sentir os movimentos que já não sentia mais.


Autor: Presbítero Edson Luiz de Oliveira
Email: edsonluizoliveira@hotmail.com        Fone: (42) 9948-0733
Igreja Evangélica Assembleia de DEUS – Ministerio Shalom
Presidente: Pastor Silvio Luiz de Azevedo
Ponta Grossa – Pr       -           23/maio/2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More