quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ao Anoitecer, Pode Vir o Choro, Mas a Alegria Vem Pela Manhã


Salmos 30.5b 




Tristeza, dor, angústia, desânimo, aflição, sofrimento, decepção, medo. Qual o ser humano que ainda não experimentou tais experiências? Qual a sociedade que é isenta dessas experiências? Qual família não passa por essas experiências?

Essas experiências fazem parte da condição humana e por isso acompanham as pessoas por toda a vida.

Tristeza dor por causa da morte de uma pessoa da família ou por causa da morte de um amigo querido. Tristeza e dor por causa de uma doença incurável. Tristeza e dor por causa da falta de esperança e ânimo.

Angústia e desânimo por causa dos problemas da vida, por causa dos problemas familiares, por causa dos problemas financeiros, por causa dos problemas das doenças, por causa de tantos outros problemas.

Aflição por causa do futuro: será que terei comida amanhã? Será que terei emprego amanhã? Será que meus filhos não vão se envolver com as drogas? O que vai acontecer amanhã? Será que serei assaltado? Será que serei vítima de acidente de trânsito? Será que uma tempestade destruirá minha casa?

Sofrimento por causa das doenças. Quantas pessoas sofrem tanto antes de morrer vítimas de doenças incuráveis, como o câncer, por exemplo. Vão morrendo aos poucos. E o sofrimento das famílias dos enfermos? E o que dizer do sofrimento encontrado dentro dos hospitais, dentro das prisões? E o sofrimento dos países em guerra? E o sofrimento provocado pela fome nos países pobres? E o sofrimento dos moradores de rua?

Decepção com a vida, com os filhos, com o esposo ou esposa, com os pais, com os colegas de trabalho, com os políticos e governantes, com a justiça, com os irmãos da igreja, com Deus, e tantas outras decepções.

Medo dos criminosos, medo do futuro, medo das doenças, medo das pessoas, medo de guerras, medo de tudo. Será que serei vítima do câncer, que mata milhares de vidas no mundo inteiro? Será que serei vítima de uma doença incurável? Quando vou morrer? De que forma morrerei? Estou preparado para morrer? E o que será das pessoas amadas que ficarão para trás?

Aquilo que nos dá prazer e satisfação não é permanente. A força da mocidade não dura para sempre, nossas realizações não duram para sempre, nosso dinheiro não dura para sempre, nossa família não dura para sempre, nossa segurança não dura para sempre, nossa saúde não dura para sempre, nossa vida não dura para sempre.

A constante lembrança de que um dia tudo acabará causa muita angústia nas pessoas. A saúde acaba, a alegria acaba, o amor acaba, a esperança acaba, os relacionamentos acabam, o dinheiro acaba, o conforto acaba, um dia tudo acaba. Tudo um dia tem um fim. A nossa vida um dia terá um fim.

Nossa existência neste mundo é um sopro, passa rápido demais. É como um dia. O amanhecer surge anunciando um dia radiante, esplendoroso, cheio de realizações. Mas, logo surge a tarde anunciando o anoitecer. Depois, vem a noite trazendo consigo a escuridão. Assim é a nossa vida, assim é a vida de todo ser vivente, assim é a existência aqui no mundo.

Muitos não suportam a dor da existência, e acabam cometendo uma loucura: acabam tirando a própria vida. Acham melhor morrer que suportar as aflições da vida, pensando que desse jeito põem fim ao sofrimento. Para muitos, o suicídio é a única saída, é o único remédio, é o único alívio para as decepções da vida. Para essas pessoas decepcionadas, morrer é melhor que viver. Quantos de nós também já não passamos por período de desânimo e aflição?

Onde buscar remédio para esses problemas da vida? Onde buscar alegria, para ocupar o lugar da tristeza? Onde buscar prazer, para ocupar o lugar da dor? Onde buscar consolo, para ocupar o lugar da angústia? Onde buscar ânimo, para ocupar o lugar do desânimo? Onde buscar alívio, para ocupar o lugar da aflição? Onde buscar felicidade, para ocupar o lugar do sofrimento? Onde buscar encantamento, para ocupar o lugar da decepção? Onde buscar confiança, para ocupar o lugar do medo?

São perguntas feitas por todos nós, e as respostas são as mais variadas. Asciências oferecem respostas, com seus remédios e tratamentos da medicina. Osgovernos oferecem respostas, com seus planos políticos. Os escritores oferecem respostas, com seus livros de auto-ajuda. 
As religiões oferecem respostas, com seus caminhos de cura espiritual.

Muitas pessoas buscam na ciência, nos governos, nos livros de auto-ajuda, nas religiões, nas igrejas, buscam em todo lugar uma solução para a tristeza, para a dor, para a angústia, para o desânimo, para a aflição, para o sofrimento, para a decepção, para o medo. E quanto mais buscam, menos encontram. Nada preenche o coração vazio. A tristeza não acaba, a dor não tem fim, a angústia não passa, o desânimo permanece, a aflição aumenta, o sofrimento continua, e por fim a decepção é ainda maior. Depois de tudo isso, não tendo mais onde encontrar solução, buscam solução na bebida, nas drogas, no sexo, na segurança dos bens materiais e do dinheiro, no isolamento e em vários outros meios. Passam a viver sem rumo e sem direção. Ao invés de viverem, passam a vegetar numa vida sem significado. Nessa altura, a vida não tem mais alegria, não tem mais paz, não tem mais esperança, não tem mais sentido.

Assim é a vida. A vida não é fácil. Todo mundo sofre de uma dor: dor física, dor emocional, dor psicológica, dor espiritual, dor existencial. A vida neste mundo parece mais com uma noite escura que nunca chega ao fim. Para muitos ela é insuportável. Os problemas realmente são muitos.

No entanto, apesar de nossa existência aqui na terra parecer mais com uma noite escura e sombria, a BÍBLIA nos diz que existe esperança. A Bíblia diz que a vida não se resume numa breve existência carregada de incertezas e medos. A Bíblia diz que existe algo melhor, algo superior, algo infinitamente melhor que as experiências negativas desse mundo.
A Bíblia diz, no livro de Salmos, 30.5b, que “ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”. O que a Bíblia diz nesse salmo é o seguinte: - a vida aqui no mundo pode parecer uma noite tenebrosa, com tristeza, com dor, com angústia, com desânimo, com aflição, com sofrimento, com decepção, com medo, e com morte. Mas, pela manhã, quando surgir o dia, a alegria romperá. E quando a manhã surgir, trazendo consigo a alegria, tudo passará, tudo ficará no passado, tudo será novo e bom. A tristeza não mais tirará a alegria das pessoas, porque ela deixará de existir. A dor não mais impedirá o prazer das pessoas, porque ela deixará de existir. A angústia não mais será um obstáculo ao consolo, porque ela deixará de existir. O desânimo não mais impedirá o ânimo, porque ele deixará de existir. A aflição não mais impossibilitará o alívio, porque ela deixará de existir. O sofrimento não mais impedirá a felicidade, porque ele deixará de existir. A decepção não mais será um embaraço para o encantamento, porque ela deixará de existir. O medo não mais roubará a confiança, porque ele deixará de existir. A morte nunca mais matará a vida, porque ela será totalmente destruída.

Essas são as promessas da Bíblia. O choro pode durar a noite inteira, mas a alegria vem pela manhã. O choro pode durar a vida inteira, mas um dia a alegria vencerá.

No livro de Apocalipse, 2.1-4, está escrito: Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”

Essas promessas são maravilhosas demais: uma habitação com Deus, onde Deus mesmo habitará com seu povo. Uma vida sem lágrima, sem morte, sem luto, sem pranto, sem dor.

O choro pode durar a noite inteira, mas a alegria vem pela manhã.

Quando, enfim, acabar a noite e essa gloriosa manhã surgir, “Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos” (Apocalipse, 22.5).

alegria que vem pela manhã nunca terá fim. Essa alegria será eterna. Essa alegria é a vida eterna com Deus. Essa alegria é viver na bem aventurança com Deus.

Essa alegria que vem pela manhã só é possível por causa do grande amor com que Deus nos amou. Essa vida eterna com Deus só é possível por causa de Jesus Cristo, o Salvador do mundo. Jesus Cristo, o envidado de Deus, proporcionou a vida eterna, proporcionou a salvação, proporcionou esse lugar de gozo eterno.



Jesus Cristo tornou possível essa nova vida. No evangelho de João, 3.16, assim está escrito: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”

Porque a Bíblia diz, é que podemos e devemos crer. Porque a Bíblia diz, é que podemos e devemos confiar. Porque a Bíblia diz, é que podemos e devemos ter esperança. Crer, confiar, ter esperança num futuro melhor. Não neste mundo, mas na vida eterna prometida por Deus.

Lá não haverá mais tristeza, não haverá mais dor, não haverá mais angústia, não haverá mais desânimo, não haverá mais aflição, não haverá mais sofrimento, não haverá mais decepção, não haverá mais medo. Lá, não haverá mais morte.


Enquanto estivermos neste mundo, enquanto este mundo existir, enquanto não se cumprir a promessa de novos céus e nova terra, nós, seres humanos, passaremos por aflições. Mas, apesar das aflições deste mundo, não podemos desanimar, porque o próprio Jesus é a garantia do cumprimento das promessas de Deus. Assim disse Jesus, no evangelho de João, 16.33“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”

Apesar das aflições deste mundo, devemos permanecer firmes em Jesus, devemos ser persistentes em Jesus, devemos continuar crendo e confiando em Jesus, porque Jesus venceu o mundo. Porque a vitória de Jesus é também a nossa vitória. Porque “em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8.37).

Pela fé aguardamos aquele grande e glorioso dia, que “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2.9).
Por causa do Salvador Jesus, somente por causa de Jesus, podemos aguardar com esperança aquele grande e glorioso dia.

Porque o choro pode durar a noite inteira, mas a alegria vem pela manhã.

Em nome do Salvador Jesus, amém.

Por Grimaldo Schumacker

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More