quarta-feira, 20 de junho de 2012

JESUS NOS DEU UMA ORDEM





“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15)

Esta palavra de JESUSfoi e ainda nos nossos dias continua sendo imperativa, ou seja, uma ordem irrefutável. Se desejarmos galardão das mãos de CRISTO, portanto devemos obedecer à ordem que ELE nos deixou na incumbência de fazermos, isto é, entregar as “boas novas” a todos que estiverem ao nosso lado, sejaparente, amigos, colegas, vizinhos, funcionário, patrão, clientes, não importa quem seja, devemos sempre estar na direção deDEUS e assim evangelizar.
Quais são as qualidades para um bom evangelista, ou missionário?
Ø  Paciência: umas das primeiras qualidades que um evangelista deve possuir, pois no evangelismo, muitas pessoas não receberam o evangelho, muitas pessoas até dirão coisas que não serão agradáveis aos nossos ouvidos, portanto é com paciência que seguiremos comCRISTO.
“Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.”(Hb 6.12).

É preciso estar pronto e incansável, disponível para abençoar vidas e no momento certo a pessoa se entrega ao evangelho. JESUS mandou pregar para todas as pessoas sem exceção.
Ø  Coragem: O pregador do evangelho precisa de coragem. Não pode temer às pessoas nem a satanás. Para isso deve pensar como o apóstolo que necessita ganhar almas e então esquecer toda dificuldade. No evangelismo, deve saber que poderá ser encaminhado porDEUS, para tomar conta de um trabalho em lugares que já está tudo pronto, tais como terreno próprio da igreja, a igreja própria, com casa pastoral, membros fixos, e que não será preciso ficar correndo atrás, ao mesmo tempo, que deve saber e entender os propósitos do SENHORque haverá situações que o campo ainda não está pronto e é aí que dependerá muito da coragem do obreiro para a obra que DEUSque o colocou para fazer. O Evangelista ou missionário, não pode temer por passar necessidades, mas deve ser dependente de DEUS, e colocar as suas necessidades nas mãos de JESUS.
“Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado comJESUS”. (At 4.13).
A coragem faz com as pessoas reconheçam que estamos com JESUS.
Ø  Perseverança: Na evangelização é necessário ser persistente. Insistir até a pessoa entender a mensagem. Não pode desanimar nunca, pois quem convence o homem do pecado é o ESPÍRITO SANTO:
“E, quando ELE vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.”
(Jo 16:8)

A obra da conversão é doESPIRITO SANTO e a nossa tarefa é anunciar.
Ø  Conhecer: Na evangelização é preciso conhecer o tipo de pessoa que seráevangelizada. Por exemplo, jovens alcançam mais eficazmente outros jovens,pois o jovem tem domínio da linguagem natural dos jovens, aprender a conversar com os jovens do mesmo nível com que eles conhecem é apropriado para trazê-los até o evangelho. Da mesma maneira um evangelista vai chegar evangelizar um empresário, deve entender qual a linguagem a ser usada para conquistar a atenção daquela pessoa, e assim para todos os tipos de pessoas.
Ø  Não ser tímido:Um verdadeiro cristão não pode ter vergonha de ser crente, de falar deJESUS, carregar a Bíblia, falar em público, etc. Quando estava no mundo não tinha vergonha de fazer as coisas do mundo e muito menos agora deveria se envergonhar do que é certo.
Ø  Ser sábio: O pregador da Palavra deve ser sábio, não se mostrar demais e sim anunciar a CRISTO.
“É necessário que ELE cresça e que eu diminua.”(Jo3.30).
O pregador não pode espante as pessoas assustando com exigências. Às vezes o silêncio pode falar mais que muitas palavras. Aqui também vale o testemunho de vida que ajuda a pessoa a crer mais. Ser bom exemplo é melhor do que algumas palavras que possa vir a trazer prejuízos ao evangelho. Não é necessário fazer com que as pessoas venham logo na sua conversão, dizer a elas, o seu ponto de vista como se vestir, ou que tipo de vestes é mais adequado. Como já foi dito, é o ESPIRITO SANTO, que o convencerá dos seus erros, ou falhas.
Ø  Não evangelizar em lugar errado:Um bom evangelista não fica pregando para crentes. Não ‘pesca em aquário’. Não fica procurando membros de outras igrejas. O verdadeiro evangelista sempre prega para pessoas que ainda não conhecem a JESUS.Seja no local que for: trabalho, escolas, clubes, lanchonetes, hospitais, asilos, etc. São tantas as opções de lugares para evangelizar, então por que, querer evangelizar logo em terreno alheio, deixa os membros que já conhecem a verdade para os seus. Não significa também que não possa convidar pessoas de outras denominações a visitarem o ministério que faz parte, um exemplo para tal convite é uma confraternização, um evento que a igreja promoverá, mas isso deve ser registrado em convite e entregue nas mãos do pastor local da igreja e denominação que estiver convidando para prestigiar o evento.
Conclusão
Portanto amados, sejamos pacientes, corajosos, perseverantes, conhecedores da palavra de DEUS e das pessoas com que estamos evangelizando, não tímidos, para que o evangelho não seja envergonhado, ser sábio, pois todo o sábio medita na palavra de DEUS, todos os dias, e não vai para a batalha sem antes de estudar bem as estratégias que precisam ser observadas, e também, não evangelizar em lugares que não são necessários, tais como em frente de outras igrejas que já conhecem o evangelho, para pessoas que já são evangélicas, mas devendo sempre entregar um bom testemunho, para que as pessoas possam ver o bom exemploe deixar com o que o ESPIRITO SANTO, convença as pessoas a render-se aCRISTO. Amem!
Autor: Presbítero Edson Luiz de Oliveira
Email: edsonluizoliveira@hotmail.com
Igreja Evangélica Assembleia de DEUS – Ministério Shalon
Presidente: Pastor Silvio Luiz Azevedo
Ponta Grossa – Pr – 19/junho/2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More