domingo, 29 de julho de 2012

Como Neemias encontrou direção através do Espírito Santo


Texto: Neemias 1:11-13:5-14

1. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a chorar, orar e jejuar para as necessidades de seu povo. Neemias orou: "Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo. Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu". (Neemias 1:3,4) 
Peça ao Senhor para ajudá-lo a chorar, orar e jejuar pelo seu povo permitindo que o Espírito faça a sua obra primeiro em você e nos corações de seu povo antes de qualquer coisa acontecer.
2. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a louvar a Deus em meio a grandes dificuldades. Neemias orou: "e disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos:" (Neemias 1:5) 
Peça ao Senhor para dar-lhe o coração para louvar a Deus independentemente dos problemas, pressões ou as pessoas que estão em sua mente.
3. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a confessar os pecados pessoal, e nacional ao Senhor buscando Seu perdão e restauração. Neemias orou: "Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos; na verdade temos procedido perversamente contra ti, e não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a teu servo Moisés" (Neemias 1:6-7) 
Esteja disposto a confessar e abandonar todo o pecado pessoal antes de tentar conduzir o seu povo 
4. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a apontar as pessoas imperativos bíblicos que lhes dão uma direção clara para onde eles precisam focar suas atenções. Neemias orou: "Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a teu servo Moisés, dizendo: Se vós transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; mas se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome". (Neemias 1:8,9) 
Peça ao Senhor para ajudá-lo a dirigir a atenção das pessoas para os imperativos bíblicos essenciais que são necessários obedecer antes que Deus possa abençoá-los individualmente e coletivamente.
5. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a lembrar a Deus e seu povo das grandes promessas do Senhor, perspectivas e planos. Neemias orou: "Eles são os teus servos e o teu povo, que resgataste com o teu grande poder e com a tua mão poderosa. Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Era eu então copeiro do rei.)" (Neemias 1:10,11) 
Peça ao Senhor para ajudá-lo humildemente lembrar a Deus e seu povo das promessas bíblicas, perspectivas e planos para os seus melhores interesses.
6. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a analisar e administrar um ministério para a edificação do reino de Deus e a justiça. O Senhor deu a Neemias a capacidade de acessar as necessidades, organizar o seu povo e administrar a construção do muro que restabeleceria a segurança para o povo de Israel. 
Peça ao Senhor para dar-lhe as capacidades analíticas e administrativas para ver que seus ministérios estão efetivamente contribuindo para o crescimento qualitativo e quantitativo do reino de Deus e a justiça em suas comunidades.
7. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a recrutar, formar, motivar e mobilizar as pessoas para trabalhar em conjunto para a realização de tarefas de Deus. O Senhor levou Neemias com a sabedoria, inspiração e habilidade de supervisão para ver um grupo diversificado de pessoas reunidas por seu objetivo comum de ver o muro de Jerusalém reconstruído para a glória de Deus e o bem-estar do povo.
8. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a harmonizar uma grande variedade de personalidades e perspectivas em conjunto para realizar sinergicamente o grande propósito de Deus. O Senhor levou Neemias a ser capaz de suportar todos os tipos de críticas, reclamações e desentendimentos entre pessoas de diferentes origens. Peça ao Senhor para ajudá-lo a harmonizar a diversidade de personalidades e perspectivas no seu grupo para a realização sinérgica dos propósitos de Deus.
9. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a delegar e substituir pessoas chave que podem ajudar a partilhar o fardo da liderança com você. O Senhor levou Neemias nomear anciãos sábios que foram capazes de despertar o melhor de seu povo, envolvendo todos em uma tarefa comum, apesar das objeções naturais.
10. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a combater o bom combate da fé contra os obstáculos espirituais, psicológicos e emocionais. Quando Tobias e Sambalate tentou zombar dos esforços de Neemias, ele se recusou a ceder a aflição, desânimo ou derrota. 
Peça ao Senhor coragem para seguir em frente independentemente dos obstáculos espirituais, psicológicas ou emocionais que você está enfrentando.
11. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a superar todos os problemas, pois Ele sabe que o poder de Deus é maior que qualquer que se opõem a ele. Neemias orou: "Por isto, Deus meu, lembra-te de mim, e não risques as beneficências que eu tenho feito para a casa do meu Deus e para o serviço dela" (Neemias 13:14) 
Peça ao Senhor para preservar, proteger e promover o que você tem feito para o Seu ministério pelo Seu poder.
Pr. Aldenir Araújo

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More