terça-feira, 24 de julho de 2012

Parábola dos Talentos



“Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade [...]” (Mt 25.14,15)
JESUS ensinaos seus discípulos por meio de parábolas, as quais fazem com que a todos aqueles que ouvirem segundo o ESPIRITO SANTOo conduz a compreensão. Na parábola dos talentos, JESUS nos transmite algumas lições importantíssimas.
Ø  Os talentos são distribuídos a todosEmbora não recebemos as mesmas aptidões, nem a mesma proporção. Pois JESUS conhece a capacidade física, mental, psicológica de cada ser humano.Quando abrimos o nosso coração para que JESUS, desenvolva em nós, o que podemos fazer, então somos capacitados por DEUS. Por ELE, somos capazes de produzir algo para o nosso sustento e para socorrer os que estão ao nosso redor. Ao deixarmos o SENHOR, tomar conta de nossas vidas, sendo nós dependentes de JESUS inteiramente, deixandoDEUS nos comandar, então nós faremos algo correto, a palavra de DEUS, diz:

“Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.”(ISm 15:22).
Ø  Medida da nossa capacidadeJESUS conta nessa parábola que um servo recebeu cinco talentos, outro, dois e o último, um. Os talentos são distintos, em quantidades variadas, porque somos diferentes uns dos outros. No corpo, há muitos membros, e cada um exerce sua função de acordo com sua capacidade para o bem de todo o corpo.Temos aptidões e capacidades distintas. DEUS nunca vai nos cobrar além do que nos deu.
Ø  Os talentos devemser cultivados Os talentos não são para serem guardados, mas desenvolvidos. DEUSnos entregou algo para desenvolvermos e cultivarmos com diligência. Nossa vida não é como um tesouro escondido, mas como uma fonte de bênçãos para aqueles que nos cercam. Ou seja, se fomos alcançados pela graça de DEUS, por que então escondermos o que recebemos do SENHOR e não ensinar a outros o caminho correto?
JESUS elogiou, na parábola, os servos que investiram, trabalharam e apresentaram seus talentos em dobro. Mas com severa repreensão falou com o servo que com medo ou preguiça, enterrou seu talento. Esse servo negligente perdeu o seu talento e a própria vida.
Ø  Quando desenvolvemos os talentossomos recompensadosJESUS conta na parábola que os servos diligentes foram não apenas elogiados, mas recompensados. Eles entraram no gozo do SENHOR e tomaram posse de uma riqueza incomparavelmente maior e eterna. Depois do trabalho, vem à recompensa. Depois das lágrimas da semeadura, vem à alegria da colheita abundante. Nossa recompensa não é material, mas é espiritual. Nosso tesouro não está aqui, mas no céu.Nossa premiação não é neste mundo, mas no céu, quando ouvirmos o DEUS ETERNO dizer: “Muito bem, servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu SENHOR”. Há muitos lideres hoje estão apenas ensinando o povo a tomar a posse da benção material, possa do “carro, casa, empresa, dinheiro no banco, etc”, ensinando o povo apenas granjear riquezas na terra, esquecendo-se de ensina-las a orarem, a terem fé, e a buscar o Reino de DEUS, Irmãos! Nossa recompensa não está aqui não, saia dos caminhos tortuosos e arriscados, e se entregue a DEUS, pare de pensar em riquezas materiais e comece a buscar a riqueza espiritual, pois a palavra nos diz que não temos nenhum vestígio da ideia e proporção do que JESUS tem preparado para nós:
“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que DEUS preparou para os que o amam.” (I Co 2:9).
Como éque temos desenvolvido os talentos que DEUSnos concedeu? Será que temos sido diligentes? Temos crescido e ajudado outros a crescerem? Temos exercido os dons e talentos para a glória de DEUS e a edificação da igreja? Como nos apresentaremos diante do SENHOR que está assentado num alto e sublime trono? Em JESUS que nos ama?
Portanto, está em tempo de refletirmos e se ainda há alguma falha em nós, façamos o mais imediato acerto. Para que JESUS habite em nós eternamente.
Autor: Presbítero Edson Luiz de Oliveira
E-mail: edsonluizoliveira@hotmail.com
Igreja Evangélica Assembleia de DEUS – Ministério Shalom
Presidente: Pr Silvio Luiz Azevedo
Ponta Grossa – Pr – 20/julho/2012

1 comentários:

Muito bem explicado, fácil de entender... Eu estava procurando essa mensagem, pq no próximo culto dos jovens sou eu quem vai ministrar... O nome do culto é culto dos talentos, ai me veio a ideia dessa mensagem num toque do ESPIRITO SANTO... Tenho 21 anos de idade e vai ser minha primeira pregação, e esse estudo vai me ajudar muito... muito obrigado, Q o SENHOR dos EXÉRCITOS vos abençoe...

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More