terça-feira, 16 de agosto de 2016

MOISÉS O LÍDER QUE CASOU ERRADO

Introdução: Um sério Conselho.. Aos “ Homens e Mulheres de Deus”, que querem ter um ministério abençoado por Deus.O Preço Que Moisés pagou pelo casamento errado. Zípora, (hebraico significa pássaro) era tataraneta de Quetura, a segunda esposa de Abraão, das terras de Midiã, do outro lado do Mar Vermelho. Zípora era filha de Jetro, o sacerdote de Midiã (Êx 3.1). Jetro a ofereceu em casamento a Moisés (Êx 2.21), por que Moisés defendeu Zípora e suas seis irmãs dos pastores, que as enxotaram do poço, enquanto elas apanhavam água (Êx. 2.16-17). Depois que casaram, Zípora teve o primeiro filho de Moisés, que chamou-se Gérson, cujo o significado é “estrangeiro”, destacando a posição de Moisés naquela terra. O segundo filho foi Eliézer, cujo significado é, “Deus é meu socorro”, lembrando que Deus preservou a vida de Moisés da espada de Faraó.

1º- TODO JULGO DESIGUAL O PREÇO É MUITO ALTO.
A- O casamento de Moisés com Zípora foi fruto de uma fuga do Egito, foi um julgo desigual. Zípora jamais teria amor pela missão que lhe foi confiada, não era hebreia e nem se importava com os hebreus no Egito. A missão de Moisés era a missão de Moisés. Não tinha nada a ver com ela, sendo de Midiã..

2º- ZÍPORA NÃO ACOMPANHOU MOISÉS AO EGITO E NÃO ATRAVESSOU O MAR VERMELHO JUNTO COM O POVO E COM O MARIDO.
A- Disse também o Senhor a Moisés em Midiã: Vai, volta para o Egito; porque morreram todos os que procuravam tirar-te a vida. Tomou, pois, Moisés sua mulher e seus filhos, e os fez montar num jumento e tornou à terra do Egito; e Moisés levou a vara de Deus na sua mão. Ex 4:19,20
B- Nenhum ministério será próspero se a esposa não estiver afinada à visão de Deus e à obediência de seu marido. O casamento de Moisés com Zípora foi fruto de uma fuga do Egito. Uma esposa que não acompanha o seu marido, que não honra o ministério de seu esposo, não é digna das honrarias do ofício.

3º- ZÍPORA UMA ESPOSA QUE NÃO FAZIA FALTA AO MARIDO.
A- Moisés, enviou Zípora com seus filhos pra casa do pai dela. Ex. 12:1,7.
B- Depois de muito tempo, vendo que Moisés não se manifesta e não mandava buscar a esposa, o sogro, resolve devolvê-la. Ex.18:1,6.
C- Embora que errado, mais o povo e as ocupações preenchiam o lugar de Zípora na vida de Moisés.

4º- ZÍPORA CIRCUNDA SEU FILHO CORTA O PREPÚCIO COM UMA PEDRA E JOGA AOS PÉS DE MOISÉS.
A- Zípora jamais entenderia a circuncisão sendo ela gentílica. A impressão que ela mesma disse que tinha de seu marido era esta: homem sanguinário. Deus quis matá-lo porque ele deixou a decisão em suas mãos. Ela não queria a circuncisão. Quando ela viu que Moisés morreria por não obedecer a Deus, ela mesma circuncidou o seu filho (outro erro). Seu marido deveria ter feito a circuncisão. A que ela fez não teve valor. Por outro lado, a falta de respeito à visão de Deus que ele tinha e a ele mesmo como esposo no texto é visto claramente: “tomou uma faca de pedra, circuncidou o prepúcio de seu filho e, lançando-o aos pés de Moisés. Ex. 4:24,26
B- Obs: * circuncidar era contar o prepúcio, é uma dobra de duas camadas da pele e mucosa que cobre a glande do pênis e protege o meato urinário. isso era feito em toda linhagem de Abraão após o oitavo dia de nascimento. Gn.17:10,14.

5º- ZÍPORA CHAMA SEU ESPOSO DE SANGUINÁRIO
A- Mical, chamou Davi de vadio e ficou sem gerar filhos até sua morte, se tornou uma esposa infrutífera e maldita.
B- Zípora morreu no deserto do Sinai, e não pôs os seus pés na terra da promessa. Sanguinário, significa; Aquele que derrama sangue. Ex. 4:24,26.

6º- ZÍPORA TEVE SEU LUGAR SUBSTITUÍDO POR UMA MULHER CUSITA.
A- E falaram Miriã e Aarão contra Moisés, por causa da mulher cusita que tomara, porquanto tinha tomado à mulher cusita.” Nm 12:1.
B- Zípora tinha tudo pra entrar pra história assim como; Sara, Rebeca, Raquel, Rute, Noemi, Miriã, Débora, Maria e tantas outras, mais preferiu o caminho antagônico da vida..Preferiu se prender as ambiguidades da vida, do que entender o plano de Deus pra vida de seu esposo e de seus filhos.

CONCLUSÃO; Que esta mensagem sirva as esposas e esposos, aos obreiros e obreiras, aos homens e mulheres de Deus!. Aos jovens que ainda estão solteiros, aqueles que estão noivos!!.. cuidado! Uma decisão errada hoje, lhe custará muitas lágrimas de sangue amanhã e comprometerá o seu ministério para sempre..
Teu irmão e amigo.  Pr.Israel Gonçalves.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More