quarta-feira, 7 de março de 2012

COMO LIDAR COM O MEDO DO FRACASSO?


Moisés o nosso personagem. Ele havia sido educado em toda cultura do Egito e por isso, embora hebreu de nascimento, era culturalmente um Egípcio.  Moisés agora é um homem maduro. Ele percebe o sofrimento do seu povo e quer libertá-lo.   -     Deus mais tarde vai chamar Moisés para esta responsabilidade, mas Moisés com medo, especialmente por causa da sua experiência de fracasso, tende a resistir ao chamado de Deus...
 Você já se sentiu com medo de responder uma pergunta que você sabia a resposta certa, mas talvez o tamanho do auditório paralisou você?     -              

Você já se sentiu inseguro para tomar uma decisão com medo de errar?  Por exemplo:
- Mudança de emprego,
- Um novo namoro depois de uma experiência traumática,
- Abrir um novo negócio, depois de passar por uma falência?
- Ir até a cozinha depois de ouvir um barulho estranho e pensar que tem um ladrão lá?  (.... e aí você diz para a esposa: “Bem, vai ver o que está acontecendo na cozinha....)

Na verdade todos nós temos medo!  Medo de voar, medo de aterrisar, medo de casar, medo de ter filhos, etc...    -   Dizem os entendidos que o maior motivo de medo é O MEDO DE FRACASSAR.  Fracassar no amor, fracassar como pai, como cônjuge, como profissional...

E com medo de fracassar, alguns nunca tentam algo de novo. Na verdade muitos vão à bebida e as drogas como proteção contra a necessidade de se tomar uma decisão na vida.   -   São pessoas que nunca decidem, com medo de errar

Nunca decidem com medo de errar e ser rejeitado.  Nunca decidem com medo de errar e não saber lidar com o resultado do erro.  Nunca decidem porque se sentem sozinhos.  Nunca avançam porque O MEDO DO FRACASSO OS PARALISA....  – E assim essas pessoas estão sempre dizendo: “Eu não consigo. Eu não posso. Quem sou eu para realizar isso?...”

Diante deste contexto quero refletir com os irmãos nesta noite sobre COMO LIDAR COM O MEDO DO FRACASSO?

 Antes de lermos as passagens para este estudo, gostaria de relembrar alguns itens do estudo passado quando iniciamos esta série sobre o medo.   -  Nosso foco domingo passado foi ENFRENTANDO SITUAÇÕES INCONTROLÁVEIS e, aprendemos que o antídoto para o medo não é segurança e ou a paz, mas o antídoto para o medo é O AMOR DE DEUS.
Desta forma, porque Deus nos ama, ELE TEM O CONTROLE DE NOSSAS SITUAÇÕES INCONTROLÁVEIS.  Ou seja, vimos que o medo é aquela sensação de incapacidade e impotência que nós temos de impedir certas situações.


Hoje vamos refletir debaixo deste tema: COMO LIDAR COM O MEDO DO FRACASSO.                            
-              Abra comigo no livro de

ÊXODO 2:11-15ü



QUANTOS DE NÓS NOS IDENTICAMOS COM MOISÉS?  Temos medo hoje por causa de um fracasso no passado?  Temos medo porque nos sentimos pequeno e temos medo de fracassar ?

Por isso, a nossa premissa esta noite é:  Como Moisés lidou com seu medo?  E como Deus nos conduz a fim de que possamos lidar com os nossos medos?

Primeiro ensinamento:  NOSSOS FRACASSOS NÃO SÃO O FIM DA NOSSA HISTÓRIA.

Nos vv.ss. 11 a 15 observamos que Moisés foi falho na sua tentativa de ser um libertador.  Ele agiu antes do tempo.  Ele agiu em sua própria força.   E, agir em nossa própria força não gera sucesso, mas vai gerar sempre fracasso!

E o fracasso vai nos levar a experimentar a rejeição:  v. 14 – “Quem é você?”  “Quem nomeou você para ser nosso juiz?”
O fracasso vai nos levar a fugir do contexto real do sonho:    v. 15 –   “Quando o faraó soube disso, procurou matar Moisés, mas este fugiu e foi morar na terra de Mídia”
Entretanto, fracassar não foi uma experiência somente de Moisés, foi uma experiência de muitas outras pessoas como nós.  Aliás Tiago em seu livro, capítulo 3, verso 2 diz que “Todos nós tropeçamos de muitas maneiras....”  -   E Eclesiastes 7:20 nos informa que “Não há ninguém na terra que faz o que é certo todo o tempo e que nunca cometa um engano...”

A história diz nos informa que George Washington perdeu 2/3 das batalhas que lutou.. Mas ganhou a guerra e depois se tornou presidente dos Estados Unidos.


Napoleão Bonaparte formou-se no colegial em 42º lugar numa classe de 43 alunos. Dali ele saiu para conquistar a Europa.


John Creasy um famoso romancista americano escreveu 564 livros. Mas antes do seu primeiro livro ser publicado ele recebeu 753 bilhetes de editores rejeitando seus escritos.

Ou seja, nosso primeiro grande fracasso vem quando desistimos de tentar ou quando decidimos parar de tentar.    Falhar não é fatal.  Se falhamos precisamos ver se falhamos porque agimos em nossa carne e sem os recursos de Deus, ou se foi por causa de circunstancias normais da vida...   -   Seu fracasso não é o fim da sua história!!!!

Segundo ensinamento:  Em vez de fugir por causa do fracasso, precisamos correr para Deus porque DEUS USA NOSSO FRACASSO PARA NOS LEVAR AO SUCESSO DA SUA VONTADE.

ÊXODO 3:1-10ü


Moisés havia fugido com medo.  Ela agora estava no deserto de Mídia. Havia se tornado um pastor de cabras. O capítulo 7, versículo 7 nos informa que era um homem de cerca de 80 anos.

Nosso fracasso pode nos levar a um deserto de avaliação.  3:1 “Moises pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro...”.  Ele se tornou um pastor de cabras. E isso era uma humilhação para quem tinha uma cultura Egípcia.   -    Na verdade foi um processo para deixar Moisés menos dependente de si mesmo, para que pudesse ser achado Senhor.  -    Ou seja, o fracasso levou Moisés a um contexto para ser achado por Deus.
O quebrantamento de Moisés levou-o a ver um milagre que era ter contato com o Deus dos milagres – a sarça que não se consumia. Isto é, o fracasso de agir por si mesmo foi agora colocado diante DAQUELE que podia tirar o pecado dele e restaura-lo para agir como DEUS queria.

Por isso, o deserto do fracasso é sempre um local de aprendizado. Moisés foi disciplinado e viu que a sua força não o levaria a nada. Provérbios 28:13 diz assim: “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona, encontra misericórdia”.

Moises pode ser reconstruído para uma nova experiência. Ele teve seu caráter formado para aquilo que Deus queria dele. Ele agora aprendera a esperar pelo momento certo e a lidar com as inseguranças e as rebeldias dos carneiros....

E assim é que os vv.ss. 7 a 10 nos informa que DEUS revelou no deserto o que Moisés faria. A tarefa era grandiosa.  O homem agora era pequeno, mas Deus era grande!      -    

Por isso se você se encontra num deserto com medo de errar, saiba que se você fracassar DEUS quer trabalhar o seu fracasso para leva-lo ao sucesso da vontade DELE...   -   DEUS USA O SEU FRACASSO PARA LEVA-LO AO SUCESSO DA SUA VONTADE...

Terceiro ensinamento:  SUCESSO É ANDAR NA GRAÇA DE DEUS.


ÊXODO 3:11-17ü

O v. 11 nos informar que Moisés havia fracassado e agora estava com medo: “Quem sou eu para uma tarefa dessa?...”  -   Ou seja, ele enfrentou a convocação com esta pergunta, que na realidade era uma fuga do medo de enfrentar aquela tremenda decisão.

Você já enfrentou esta pergunta, que também, na realidade, é uma fuga do medo de enfrentar decisões importantes da sua vida? E aí bate o medo...

O medo de fracassar de novo.   O medo de ser rejeitado por causa do seu erro.   O medo de se sentir inábil para chegar onde Deus quer que você chegue...      -    Por isso, quando você esta medo, o importante não é o seu objetivo, mas quem está do seu lado, para leva-lo ao objetivo...
Veja como a graça de Deus levou Moisés a deixar o medo e a tomar a decisão certa:

1o. – Deus definiu o propósito –  3:10 “Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas”.  Esse era o propósito: tirar o povo do Egito..

2o. Deus ofereceu a sua presença –  3:12  “Deus afirmou: Eu estarei com você. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto a Deus neste monte”.   Ou seja, a presença de Deus com Moisés iria até o fim do projeto que era levar o povo a adorar a Deus no deserto...

3o. Deus ofereceu sua pessoa – 3:14 “Disse Deus a Moisés: Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”.    IAHAVÉ, Deus soberano, Deus originador de todas as coisas, a essência de Deus estaria com  Moisés...

4o. Deus ofereceu seu passado  -  3:15  “Disse também Deus a Moisés: Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, O Deus de Jacó, enviou-me a vocês.  Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração”.  O Deus da história que havia dirigido a vida dos pais da nação.  O Deus da promessa que não poderia falhar e que não falhou com os pais e não falharia com Moisés.   Ou seja, a história da fidelidade se repetia...

5o. Deus ofereceu seu poder  -  4:21   “Disse mais o Senhor a Moisés: Quando você voltar ao Egito, tenha o cuidado de fazer diante do faraó todas as maravilhas que concedi a você o poder de realizar...”
Ou seja Deus deu poder para usar o que era problemático ou impecilho.  A voz era defeituosa, mas Deus não estava preocupado com a voz.    Deus usaria o defeituoso para mostrar o Grandioso!

Veja 4:10-12  -  “Disse porém, Moisés ao Senhor: Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado, nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!   -   Disse-lhe o Senhor: Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo e mudo?  Quem lhe concede a vista ou o torna cego?  Não sou eu o Senhor?   Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer”.

Naquele instante Deus curou o medo de Moisés.  Agora não mais o tique, o cacoete de Moisés...  Agora não mais um pastor de cabras...   Agora a direção era de Deus.  O medo havia sido curado.   E assim Moisés se tornou um ousado libertador da sua nação.   Aquilo que Moises mais temia se tornou a razão da sua vida!

Eu quero concluir minha palavra perguntando a você:  

Qual é o fracasso que você tem medo?  Será que você fracassou no passado e agora se sente paralisado?

- Você fracassou em algum negócio e tem medo de começar outro?

- Fracassou num relacionamento amoroso e tem medo de se abrir para outro?

- Fracassou numa amizade e agora prefere a solidão do que correr o risco de ser ferido novamente?

- Você tem medo de enfrentar o patrão ou um amigo para uma confrontação e tem medo de ser ferir, e você sabe que precisa fazer isso?


A palavra de Deus nestes dias esta nos ensinando que em qualquer circunstancia da vida, porque Deus nos ama, Ele é o antídoto do medo!  E Sua Palavra o estimula a ir a ELE, falar do seu medo de fracassar e como Moisés dizer: Aqui estou. Leva-me onde tu queres...


Assim como Deus fez com Moises, ELE pode hoje oferecer o mesmo a cada um de nós:  Ele oferece um novo propósito de vida. Ele oferece sua presença constante.  Ele oferece o seu passado (ou seja, sua fidelidade haverá de ser repetida na sua vida). Ele oferece a sua pessoa.  Ele oferece o seu poder.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More