quarta-feira, 7 de março de 2012

COMO LIDAR COM O MEDO DO FUTURO?


No início deste ano, ao estar com alguns pastores no Retiro Anual, conversávamos sobre vários assuntos, até que em dado momento a tônica era a APOSENTADORIA.  No meio da conversa algumas perguntas, tais como:  O que vai acontecer comigo quando eu chegar aos 60 anos?  Será que o INSS será suficiente para manter nossa família?

Ou seja, bateu em nós ali um certo grau de insegurança, de impotência, na verdade o nosso problema com o amanhã: será que vamos conseguir?

Quem sabe você já passou por crises semelhantes?  Será que vou conseguir formar meus filhos?   Será que vou me casar?  Será que vou passar no vestibular quando terminar o colegial? Será que vou conseguir um emprego? .......

Todos nós temos medo do desconhecido!  E temos medo do desconhecido porque não temos controle sobre ele, e isto nos atemoriza.   Todos nós temos medo do futuro imediato. Temos medo do futuro depois da morte....

Como podemos lidar com o medo do futuro?

Há 20 anos atrás eu ainda morava na cidade de Pereira Barreto e passamos por uma crise muito profunda na família. Minha mãe foi acometida de uma enfermidade na coluna vertebral e a gravidade fora tanto que em uma semana ela fez três cirurgia na espinha....



A partir daí ela ficou engessada do pescoço até às canelas por quase seis meses.  E nesse tempo, eu e outros irmãos fazíamos revezamento na casa dela (a cada meia hora tínhamos que vira-la de um lado para outro, dado o calor e a incomodação do gesso...) e aquilo na verdade era uma luta, pois todos nós tínhamos nossas famílias, nosso trabalho... 

Me lembro como se fosse hoje do seu auxilio, irmã Eulina, que por várias noites dormiu com minha mãe no leito da Santa Casa aqui em Araçatuba.  A ajuda tão preciosa do Dr. Hélio, que talvez nem se lembre mais disso...

Na época eu estava terminando meu curso de Direito também aqui em Araçatuba  e chegava em casa todos os dias por volta das duas da manhã e tinha que trabalhar no dia seguinte...
E exatamente no meio do pico daquela crise, daquela situação, ..... meu pai abandonou minha mãe, saiu de casa, juntou-se a uma mulher bem mais nova que ele.....   e a gente que contava com a participação dele na nossa luta, ficamos a mercê naquela batalha...

Alguns meses após a separação, fruto com toda certeza de um estado emocional abalado, minha mãe desenvolveu o chamado “Mieloma Múltiplo”, ou seja, câncer nos ossos....  e a partir dali vivenciamos uma situação de desespero e ansiedade: e agora o que vamos fazer? Como vamos lidar com essa situação?....  

Em minha estada com minha mãe o que martelava minha mente era:  Como será que ela esta lidando com tudo isso interiormente?  Como será que ela esta encarando o futuro?    E de fato alguns anos depois ela veio a falecer com essa enfermidade....

Eu pergunto a você: Como você lidaria com estas perguntas se estivesse numa situação semelhante? ...

Quero esta noite descobrir com você, na Palavra de Deus, algumas respostas para essas crises existenciais.   Vamos refletir hoje sobre COMO LIDAR COM O MEDO DO FUTURO?

Abra sua Bíblia em JEREMIAS 29:1-14


O povo de Israel já algum tempo eram escravos na Babilônia. E assim, todo o sonho de futuro e a expectativa das promessas feitas aos seus antepassados haviam se desmoronados.     Conforme o v.10, DEUS já havia avisado que eles ficariam por 70 anos no cativeiro Babilônico...

Eles haviam sido escravos fruto da desobediência ao Senhor. E apenas quatro anos haviam se passado até o contexto desta passagem ser escrita.    Por isso, as expectativas batiam fortemente em seus corações: “Por quanto tempo ainda ficaremos aqui?”  ....

Com certeza a ansiedade, a duvida e outras perguntas permeavam a cabeça dessas pessoas: “E os nossos sonhos de cuidarmos de nossos filhos e prepara-los para a vida?”  -  “E a nossa terra que mana leite e mel, quando a veremos de novo?”  “Será que morreremos aqui?”  -  “E O NOSSO FUTURO, COMO SERÁ?...”
Nesse ínterim, conforme somos informados no Capítulo 28:1 a 3 (que não lemos), um certo falto profeta chamado HANANIAS profetiza falsamente ao povo que em dois anos eles teriam a liberdade....

Deixe-me abrir um parêntesis aqui:  Quantas pessoas tem sofrido amargamente por crerem numa palavra profética mentirosa!     -    Você já foi convidado para participar da corrente dos sete elos?  E se você faltar em um dos elos você não recebe a benção prometida? E em cada elo você tem que levar numa notinha de R$ 5,00 ou de R$ 10,00?... 

Você já foi convidado para passar pelo tapete de fogo?  No corredor da benção?  Já foi convidado a levar uma rosa ungida para casa, para abençoar o ambiente?  Alguém já profetizou na sua vida que você haverá de se casar, haverá de ter um carrão do ano, uma fazenda, um avião...?

Deixe-me ler as orientações do Aposto Pedro em sua segunda carta, capítulo 2, versos 1 a 3:  (Confira comigo) “1-No passado surgiram falsos profetas no meio do povo (talvez ele esteja se referindo a Hananias..), como também surgirão entre vocês falsos mestres.  Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.  2-Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens (por isso não se assuste com o numero de pessoas que seguem esses homens...), e por causa deles, será difamado o caminho da verdade  (vide o caso do Bispo          agora no caso Waldomiro Diniz).  3-Em sua cobiça, tais mestres os explorarão (é pra levar muito dinheiro mesmo...) com histórias que inventaram.  Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda”....     =  FECHA O PARENTESIS!!!!

Voltando a historia do povo Israelita, após a profecia falsa de Hananias, DEUS através do Profeta Jeremias, responde a inquietação do povo, e pelos versículos de 1 a 14 que lemos, DEUS mostra que Hananias estava mentindo, mas ao mesmo tempo, em vez de simplesmente dizer para o povo que o futuro deles era sombrio, DEUS TRAZ UM TREMENDO ENCORAJAMENTO...

Ou seja, o povo estava com medo, confuso: “Como será o nosso futuro?  Serão realmente 70 anos o nosso castigo?   E em dado momento estavam tentados a ouvir o que não era de Deus, até porque quando estamos com medo somos tentados a receber qualquer coisa que nos leve ao escape...

Era um povo vivendo sob o estress do abandono, da dor, da distancia de Jerusalém, vivendo a dor da solidão e da distancia do local de adoração...  Era um povo que precisava de salvação, de livramento, de esperança...

COMO PODEMOS LIDAR COM O MEDO DO FUTURO?  À luz dessa passagem bíblica podemos tirar alguns princípios que podem nos ajudar com o medo do futuro...

Antes porém, de focarmos no texto de hoje, quero recordar duas coisas que acentuamos nos últimos dois domingos:
1)       O amor de Deus é um antídoto do medo. O antitodo do medo não é a segurança ou a paz, mas o amor de Deus para conosco.
2)       A presença de Deus em nossas vidas é a nossa maior proteção contra aquilo que tememos.

Primeiro Ensinamento do texto:   DEUS É O DEUS DO NOSSO FUTURO.    v. 11 “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês diz o Senhor, planos de faze-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”.

Ou seja, Deus conhece tudo a meu respeito.  Aliás em Hebreus 4:13 a Bíblia diz assim: “Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo esta descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”.

Deus sabe o que me trás medo. Deus sabe o que eu vou precisar amanhã. Deus sabe aquilo que esta me afligindo hoje.  Deus sabe da sua crise, da sua dor, da sua preocupação.  E a Bíblia está dizendo que AQUELE QUE ME AMA NÃO DEIXARÁ ME AO LÉO NO MEIO DO MEU MEDO.

Deus sabia da aflição do povo no Cativeiro.  Deus sabia que eles estavam inseguros. Deus sabia que eles estavam solitários, que tinham falta de recursos, que estavam dominados pelo medo.        E por saber todas as coisas Deus podia trazer esperança no meio do medo, por isso ELE conclui no v. 11: “...para vos dar um plano de esperança e um futuro”.

E porque Deus conhece tudo a meu respeito, DEUS também tem um plano para o meu futuro, para o seu futuro!   A Bíblia diz que Deus trouxe esperança no meio do caos da incerteza.  Deus trouxe um plano apesar do contexto da vida do povo, até porque estavam escravizados fruto do pecado e da desobediência...

Os planos de Deus para a vida daquele povo e conseqüentemente para nossas vidas incluem PAZ E SEGURANÇA.   E paz não significa ausência de conflito.  Paz necessariamente não significa mudança de condições...

PAZ significa estar num contexto de segurança por causa da presença de quem tem o poder e conhece todas as coisas. Paz significa ter relacionamento com quem pode nos proteger.  Paz significa estar num relacionamento sem culpa...

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês diz o Senhor, planos de faze-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”.  Um futuro de acordo com o que Deus quer!  Um futuro moldado pela vontade de Deus!

Um futuro no qual as dores do presente, como vimos no domingo passado, são instrumentos para moldar meu interior e ser a pessoa capaz de experimentar aquilo que Deus tem para mim de uma forma que me realize a despeito das durezas da vida.

Você está com medo hoje do seu amanhã? DEUS É O DEUS DO SEU FUTURO!

Segundo ensinamento do texto: DEUS COM SEU AMOR GARANTE NOSSO FUTURO DE PAZ.   v. 11  “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês diz o Senhor, planos de faze-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”. 
Provérbios 3:5-6 diz:”Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento. Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas”.

Ou seja, ELE é a direção quando estou confuso!  Até porque o medo gera em nós não somente insegurança, mas também confusão.  E neste texto de Provérbios DEUS nos promete dar DIREÇÃO!

A questão a esta altura é:  Onde estou buscando ajuda quando estou confuso?  Você tem ido ao Horóscopo? Você tem ido aos cristais? Aos duendes?  Você tem ido ao misticismo de ensinamentos que permeiam o mercado evangélico?

A direção que Deus providencia esta relacionada com a minha decisão de não confiar em mim mesmo.  A direção de Deus providencia um caminho aplainado.  E isso me leva a pensar que somente o que é íngreme e irregular precisa ser aplainado.  Por isso, no processo de lidar com o medo do futuro, passamos necessariamente por caminhos íngremes...

1 Corintios 10:13  -  “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel, ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar”.

O medo revela em nós certas fraquezas. O medo pode nos levar a atitudes escusas justamente pelo medo de sofrermos com a perda que venhamos a ter. O medo pode nos levar a ser tentados e desconfiar da atuação de Deus para resolver nossos problemas.

O texto esta falando das promessas de Deus: Limites, Perseverança e Livramento.   Nossos testes não vem de Deus, mas do homem. Deus sabe dos nossos limites. Deus nos suprirá o que precisamos para agüentar o teste. Deus é fiel para nos socorrer.

Há um texto interessante em Isaias 42:2-3: “Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; quando você atravessar os rios eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador...”
Deus não diz que impedirá que as águas nos alcancem, entretanto, promete estar conosco e nos livrar dos efeitos finais das águas e do fogo.  Ou seja, Deus promete que não seremos destruídos pelos problemas, mas promete ser o nosso Salvador!

Terceiro ensinamento do texto:  DEUS É A SALVAÇÃO FINAL DA MINHA SITUAÇÃO.   vv. 12-14    “Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.  Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês, declara o Senhor, e os trarei de volta do cativeiro”.

Deus dá a promessa a cada um de nós que Ele será achado. E será achado, na medida em for buscado.  E quando achado pela sua busca, Ele promete mudar a sorte do povo:  “...e os trarei de volta do cativeiro”.

DEUS É O DEUS DO SEU FUTURO.

DEUS COM SEU AMOR GARANTE SEU FUTURO DE PAZ.  

DEUS É A SALVAÇÃO FINAL DA SUA SITUAÇÃO.

Cântico:     262/HCC – Deixa o Salvador de Ajudar
Já andaste só em tristezas?  Já choraste nas trevas da solidão
Com o som do silencio a cercar-te, sem saber o caminho a seguir?

Por viveres dias vazios, não sabendo o futuro que enfrentarás,
Tu precisas da segurança, do conforto que só Cristo dá.

Pelo Santo Espírito viverás, sua plena paz desfrutarás,
Entrega a ele teus amanhãs, ao teu lado pra sempre ele irá.

Deixa o Salvador, com o seu amor te ajudar, te guiar...

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More