terça-feira, 6 de março de 2012

A ERUDIÇÃO DA PALAVRA (Escola Bíblica)


Texto:  ISAIAS 50:4-5  (Almeida – Revista e Corrigida)

“O Senhor Deus me deu a língua erudita, para que eu saiba dizer, a seu tempo, uma  boa palavra ao cansado.  Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça com aqueles que aprendem. O Senhor DEUS me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde, não me retiro para trás.”

Eu quero falar com os irmãos nesta oportunidade sobre ERUDIÇÃO.  Todos os irmãos que aqui estão possuem certo grau de ERUDIÇÃO.    Por exemplo:  Se quisermos saber algo sobre Informática, temos aqui pessoas bem preparadas para isso, eruditas no assunto, conhecedoras do assunto.

ERUDIÇÃO é a capacidade de mostrar-se erudito, de demonstrar conhecimento nesta ou naquela área  =  isso é ERUDIÇÃO!

Se quisermos saber alguma coisa sobre Direito, certamente teremos boas informações. Se quisermos saber algo sobre Contabilidade, teremos aqui alguns irmãos capazes de nos assessorar com habilidade.    Se quisermos saber sobre Comércio, teremos aqui alguns empresários.  Sobre Carpintaria,  sobre Construção,  Bancários,  Professores, Vigilantes .... enfim, teremos aqui vários irmãos formados nas mais diversas áreas, ou seja, temos aqui pessoas que representam as mais diversas áreas do conhecimento humano.

Mas a erudição da qual eu quero falar neste momento não é essa erudição que precisamos ter para nossa sobrevivência, até porque para a maioria de nós erudição é uma questão de sobrevivência!   (O Advogado que não demonstra erudição, conhecimento, em sua área, não pode sobreviver como Advogado, e assim por diante...)

Há uma erudição que é indispensável para o povo de Deus.  E essa erudição é a erudição da Palavra de Deus.  Ou seja, o conhecimento da Palavra de Deus.

O texto que nós acabamos de ler diz precisamente o seguinte:  “O Senhor Deus me deu a língua de eruditos...”  Ou seja o profeta Isaias esta falando do servo sofredor.  Em outras palavras ele esta falando do Messias, de Jesus, .... esta profetizando a respeito do Senhor.

E nesta profecia o profeta fala da língua dos eruditos.    Que língua é essa?  ... É o conhecimento de Deus!  Instrução a respeito do Criador!     -    E qual a finalidade desta erudição a respeito de Deus?
Veja o texto:  “O Senhor Deus me deu a língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado”.  E com certeza isso tem um encaixe perfeito na pessoa de JESUS.


....Se formos ao Evangelho de Mateus 11:28, veremos neste texto as palavras de JESUS que disse:  “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”.   -   OU seja, o Senhor Jesus é aquele que levanta o que está cansado.

Mas para levantar o que esta cansado ele diz:  “Deus me deu a PALAVRA para levantar o que está cansado”.   O texto fala da sabedoria sobrenatural, da erudição sobrenatural que todos nós necessitamos.   E esta erudição é primeiramente pura, pacífica, sem parcialidade, cheias de bons frutos e cheia de misericórdia.
JESUS o erudito por natureza, o verbo de Deus, a Palavra de Deus, ele diz que recebia de Deus a palavra, a palavra que era a língua dos eruditos, e que tinha uma finalidade pratica:   levantar o que esta cansado!

Se JESUS necessitava de receber esta instrução, sendo ele o verbo de Deus, quanto mais nós!   ... E nós temos a nossa disposição hoje a língua dos instruídos, a palavra dos instruídos.   Nós temos a nossa disposição a mais preciosa e indispensável erudição.    Na palavra de Deus esta sua revelação para o meu coração, para o seu coração.   E esta palavra nos leva a falar com utilidade.

Até porque irmãos, há dias que nós chegamos na casa de Deus cansados.  Não é só cansaço físico.  Estamos cansados emocionalmente, cansados da corrupção neste pais (mesmo acreditando numa mudança com o novo presidente),  as donas de casas estão cansadas do dia-a-dia dentro de casa,  cansados da imoralidade em nossas Tvs, cansados da economia que corroe nossos salários,  enfim.... cansados das coisas que são lançadas sobre nós para tentar nos abater.....

Parece até que o Salmos 143 é uma realidade para nós hoje:  “Porque o inimigo abateu a minha alma, me perseguiu e me deixou abatido”.   Ou seja, há momentos que nós nos encontramos exatamente assim, completamente cansados e abatidos.

....ENTÃO, a Palavra de Deus a nossa disposição nos leva não somente a nos levantarmos do nosso cansaço, como diz o texto bíblico:  “O Senhor renova as nossa forças de modo que nós subimos como águias, corremos e não nos cansamos, andamos e não nos afadigamos”.      -        Ou seja, esse DEUS que renova as nossas forças, é o DEUS que coloca à nossa disposição a sua erudição, o seu conhecimento!

Sim pastor, mas como vamos adquirir essa erudição, esse conhecimento da Palavra de Deus?   Essa erudição irmãos,  essa erudição prática que a dona de casa precisa, que o Advogado precisa, que o Contador, o Comerciante, o Bancário, o Professor .... que todos os homens necessitam para ter o mais precioso conhecimento que existe, ou seja, o conhecimento da pessoa e da obra de Deus, nós a encontramos na própria palavra!

POR ISSO, o v. 4 diz:  “...Ele me desperta todas as manhãs”.  Isso é um processo sistemático!     E quando nesta manhã estamos pensando sobre a importância da Escola Bíblica, ela tem exatamente este propósito:  reflexões para cada dia da nossa vida.

Não basta chegar apenas no domingo, correndo, querendo descobrir qual o título, qual o assunto da lição a ser estudada, sem ter gasto cada manhã lendo a Palavra.

Imagine se um Advogado renomado ficasse em ler as leis.  Imagine um medito que não se atualiza. Um Contador que não tem conhecimentos de cálculos .....   Se nós queremos a melhor erudição  (e a melhor erudição é a erudição da Palavra de Deus), temos que nos envolver neste processo sistemático de leitura da Palavra de Deus!

Não podemos deixar a Palavra de Deus empoeirando em casa, senão criaremos teias de aranhas em nossos corações no que diz respeito ao conhecimento das coisas de Deus.

A erudição segundo DEUS, a erudição segundo a Palavra de Deus, não é produto da vacuidade, da ignorância, do vazio da nossa mente.   Precisamos ler com avidez, com alegria, com vontade a Palavra de Deus .... sistematicamente!
E é exatamente para isso irmãos que existe a ESCOLA BÍBLICA: para nos incentivar e nos ajudar a estudar sistematicamente a Palavra de DEUS.

v. 4:  ”Desperta-me todas as manhãs”  =  é um processo sistemático.    “Desperta-me o ouvido”  =  um processo inteligente!       -    DEUS sabe que não esta tratando com pessoas que não tem o menor grau de inteligência.     O nosso DEUS nos conhece e nos criou à sua imagem e semelhança e sabe da inteligência que cada um de nós possuímos.     -    Então Deus desperta-nos os ouvidos para que ouçamos a sua Palavra, é um processo inteligente!

v. 5:  “O Senhor DEUS me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde...”  = um processo dócil.    Um processo de discipulado.   Ou seja, o discípulo assentava-se aos pés do seu mestre para ouvir a sua voz.    E nós precisamos nos assentar para ouvir a voz de Deus, estudando a sua Palavra, gastando tempo com Deus.

E não duvide você que esta é a vontade de Deus para a sua vida, porque a Palavra diz que os “pensamentos de Deus são mais altos que os nossos pensamentos”.  E DEUS quer nos revelar estes pensamentos!   Então precisamos nos comportar como discípulos para aprender a erudição necessária, preciosa, fundamental, e indispensável para nossas vidas.

Você quer a erudição?   Quer ter uma palavra boa para levantar o que está cansado? Quer ajudar as pessoas que estão à sua volta?   Quer um viver seguro?   Quer ter alegria e comunhão com Deus?   ......  então cabe a você de um modo dócil, responsável e sistemático, adquirir a melhor  e mais preciosa erudição, que é a erudição, o conhecimento da Palavra de Deus!

Agradeça a DEUS a existência da Escola Bíblica que nos incentiva a estudar sistematicamente a Palavra de Deus.

Porque a ESCOLA BÍBLICA não é uma atividade opcional da Igreja,  a ESCOLA BÍBLICA é uma atividade essencial.   -   A Escola Bíblica se confunde com a própria essência da Igreja, ou seja, a Escola Bíblica não é uma parte da Igreja, mas é a própria Igreja ministrando o ensino bíblico metódico e sistematicamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More