terça-feira, 6 de março de 2012

TIRANDO O FARDO


Texto:  Salmos 130

-O rei Davi sofreu incrivelmente sob a vara corretiva do Senhor. As coisas foram terrivelmente mal em todas as áreas da sua vida.  Ele enfrentou aflições, enfermidades, tragédias familiares ... o seu reinado estava vivendo um tempo de tumulto.  

-Os problemas eram tão grandes, que ele não acreditava que iria sobreviver.  Tanto é que no Salmos 69, que não lemos, ele clama ao Senhor dizendo:  “Salva-me ó Deus! As águas subiram muito e estou quase me afogando. Meus pés afundam cada vez mais na lama, não consigo me firmar de pé, rios profundos ameaçam me cobrir completamente...”

-Na verdade os problemas exteriores não o molestavam tanto quanto seus horrores internos. Davi temia que o Senhor o tivesse abandonado por causa do seu pecado.  Ele sofria com o escândalo que havia causado a Israel.  Seu pecado fora descoberto, era de conhecimento público. E seu pesar e sua vergonha eram tão sufocantes que ele roga a Deus no cap. 39, dizendo: “Liberta-me de todas as minhas maldades e pecados, para que não zombem de mim. Senhor, fico calado diante de Ti, pois sei que este castigo veio de Ti”.

-À medida que todas estas ansiedades caiam sobre Davi, seu coração se enchia do temor de Deus,e ele faz a súplica que lemos no Salmos 130.   -   Ou seja, a consciência deste homem se convertera em carga pesada e ele caiu na mais profunda tristeza e confusão emocional.

-.... Quando eu olho a experiência deste rei eu fico a pensar que há muitas pessoas iguais a Davi.  Pessoas que amam a Jesus, mas assim mesmo tem pecado contra a luz que lhes foi dada.  Pessoas que escutam muitos sermões por anos, pessoas que estão lendo a bíblia diariamente, pessoas que passam horas em oração....   entretanto, são pessoas que tem pecado contra as bênçãos de Deus!   Pessoas que estão longe de assumir um compromisso real com Senhor...
-E com o passar do tempo, o pecado corta a comunhão dessas pessoas com Deus.  E agora o Espírito Santo fica apontando seus erros e pecados e trazendo-os à tona diante deles.

-São pessoas que entram na Casa do Senhor e não conseguem sequer levantar o rosto. Choram como Davi chorava: “A iniqüidade e o pecado se apoderou tanto de mim, que não consigo levantar meu rosto aos céus”.


-Portanto, perderam toda a alegria, o entusiasmo, e alguns a liberdade que um dia desfrutaram.  Não conseguem sequer orar, há um bloqueio no momento da adoração que sequer conseguem cantar com vida e poder.   .... e deixam ao redor uma sensação de fracasso.  Estão debilitados, com as almas enfermas, encurvados, prontos para desfalecer.   -   E sabem que tudo isso se deve ao fato de ter interrompido sua comunhão com Deus!

-.... E quem sabe sua alma se encontra assim neste momento?  .... quem sabe você adentrou este santuário cansado, debilitado, enfermo espiritualmente, mergulhado no fundo das profundezas porque esta sob o peso de uma consciência atribulada!...   E nesta noite você vem buscar consolo, libertação, há um desejo profundo em seu coração de tirar esse fardo que lhe atormenta....   

- Permita que eu lhe deixe uma palavra de esperança. Se você esta nas profundezas, se está chorando porque a vara do Senhor está no seu dorso, ANIME-SE!  ELE esta lhe castigando por causa do Seu terno amor. DEUS está ti levando para baixo porque quer que você conheça o seu temor santo!  Por isso quero que você dê graças a Deus por sua misericórdia,  porque ELE esta neste momento implantando em você o seu temor santo!  

-E isso tudo também acontece na vida de muitos cristãos sinceros que se esforçam para não transformar a graça de Deus em permissividade, contudo, num determinado momento da vida se dão conta que o seu caminhar não se coaduna com o padrão santo de Deus!

-Quem sabe você recentemente tenha retornado a praticas de coisas que desagradam o coração de Deus.  Quem sabe tenha, quem sabe esteja envolvido em algum pecado de adultério – homossexualismo, acessado um site pornográfico quem sabe tenha roubado seu chefe, ou está bebendo e fumando furtivamente no caminho de volta do trabalho....  e isso tem atormentado a sua consciência diante de Deus...

-Por isso não se surpreenda se começar a sentir-se como Davi. Porque cada vez que o Senhor vê um dos seus filhos lutando contra a luxúria ou a escravidão do pecado, ELE se move rapidamente para nos trazer de volta ao caminho da obediência, da paz e do descanso!    ....  Como ELE faz isso?  ELE traz situações e problemas à nossa vida, que nos obrigam a confrontar o nosso pecado!

-Freqüentemente isto significa nos levar às profundezas, como Deus fez com DAVI e com o profeta JONAS.  DEUS permite que sintamos Sua repreensão e que sejamos tragados por nossas circunstancias.    -   E foi exatamente quando estava na mais negra das profundezas que DAVI clamou a Deus, foi o momento em que a sua oração se tornou mais intensa...

-Diz o v. 2 do Salmos 130 que lemos:  “...Senhor, escuta a minha oração!   Sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas... atente aos meus insistentes pedidos de misericórdia!”  - 

-DAVI sabia que sua alma necessitava da libertação!  Por isso ele se voltou unicamente a DEUS para encontrar este livramento: “Do fundo da minha tristeza, Senhor, eu oro a Ti, pedindo a tua ajuda...”

-Talvez a sua vida tenha chegado ao nível mais profundo que podia chegar.  Você se encontra lá em baixo, no fundo, e acorda todos os dias perguntando se ainda há esperanças, e todos os dias você tem sido tentado a abandonar, a desistir, a entregar os pontos...   e o seu desespero se assemelha ao que Davi viveu neste momento da vida.

-Deixe-me ilustrar o tipo de desespero que Davi experimentou.  Suponha que você esteja indo para casa um dia e ao dobrar a esquina da sua rua, você vê caminhões do corpo de bombeiros bem na frente da sua casa. Uma fumaça negra sai das janelas, e uma grande labareda de fogo surge na parte da cozinha.

-E você sabe que mulher e filhos estão lá dentro!   ... Você ficará calmo e calado nesta hora?  Quanto tempo você ficaria esperando parado sem fazer nada?   Você iria parar e esperar que o fogo se apagasse sozinho?   Ou talvez iria sentar-se e silenciosamente fazer uma oração: “Senhor, eu vou ficar aqui esperando a sua ação para apagar aquele fogo...”    -   NÃO! Se tiver um pouco de amor em seu coração, você iria correr até sua casa, adentraria no meio da fumaça e tentaria fazer alguma coisa!  É claro que SIM!!!!...

-Se a sua vida está com problemas, se você vive situações semelhantes a DAVI, se você adentrou este santuário cansado, debilitado, enfermo espiritualmente, mergulhado no fundo das profundezas, com a consciência atribulada ....    isso significa que a sua vida esta se incendiando, isso significa que as suas esperanças estão virando cinzas!

-Assim é que como DAVI, você precisa correr em direção a graça e a misericórdia de DEUS PAI.  No v. 7, DAVI exclama: “Povo de Israel, faça do Senhor a sua esperança, pois ELE é rico em amor fiel!  A salvação que Ele tem para dar não acaba nunca! ELE mesmo há de livrar o povo de Israel de sua escravidão  ao pecado”

-Ou seja, DEUS esta enviando SUA palavra forte ao seu coração neste momento, porque o ama, e de uma forma misericordiosa ELE esta lhe despertando para SUA graça curadora.  DEUS insiste com você neste momento que você corra até ELE  e ore, suplique com diligencia .... porque é aí que começa toda a cura, toda libertação, toda ministração do PAI na vida do FILHO...

-No v. 3 DAVI diz assim: “Quem seria capaz de escapar da tua ira Senhor, se tu guardasses contra nós cada um dos nossos pecados?

-Se fôssemos interpretar as palavras de DAVI no linguajar de hoje, elas soariam mais ou menos assim: 
“DEUS, eu sempre Te vi apenas como um grande detetive do céu, que vive espionando todos os meus movimentos diários, tomando nota de todas as minhas falhas, gravando minhas chamadas telefônicas, sondando cada um dos meus pensamentos, gravando em vídeo cada um dos meus passos, formando um dossiê de provas contra mim a cada dia. E agora o Senhor tem provas suficientes para me condenar para sempre.
DEUS, com todas as evidencias que acumulastes, que chances eu teria? Como posso agüentar, quando minhas próprias palavras más e meus atos secretos testificam contra mim?  Que outra coisa posso esperar senão ser julgado e condenado?

-Entretanto, ELE termina dizendo no v. 4: “Mas TU nos ofereces o perdão, para TE amarmos e obedecermos sinceramente”.       -    Eu creio sinceramente que DEUS levou DAVI às profundezas, para restaura-lo completamente!   .... tanto é que a Bíblia vai dizer depois que DAVI foi um homem segundo o coração de Deus.

- Quem sabe esta noite você esta aqui por que tem caminhado pela vida e a sua estrada tem se tornado um deserto árido e angustiante e você tem feito a sua caminha chorando enquanto anda? 

-Quem sabe há na sua vida hoje o choro a desilusão, o choro da depressão, da angustia, do sofrimento, da solidão, do medo, de traumas do passado,  da incerteza...

-O que a Bíblia diz para você esta noite é que você nunca duvide da existência de um DEUS RESTAURADOR. Um DEUS PERDOADOR.  Um DEUS que faz aquilo que você não pode fazer!

-Portanto DEUS  hoje esta querendo recuperar você, repara-lo, reconquista-lo, reintegra-lo, renova-lo, revigora-lo, dar novo esplendor à sua vida...    

 -Há um desejo no coração de Deus que você saia deste santuário hoje deixando todos seus fardos no SEU altar.

-MOMENTOS DE DECISÃO....

-No livro de Hebreus 4:16 a Bíblia diz assim: “Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia”.   -   Você chega ao trono da graça do jeito que você se encontra:

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More