quarta-feira, 7 de março de 2012

GIDEAO, O MALHADOR DE TRIGO



Texto:  JUÍZES 6:11-19

DEUS havia prometido uma terra para seu povo, a fim de que lá, pudessem se estabelecer, se organizarem e se constituírem como nação.    ENTRETANTO,  entre a posse dessa terra e o estabelecimento definitivo da nação, o povo de Deus (a nação Israelita), viveu um tempo de transição, chamado o “período dos Juízes”, que vai aproximadamente de 1375 a 1050 aC.

Neste período, Israel era uma confederação de tribos, por isso o estado ainda não era organizado e eles ainda não possuíam um Rei.  E em vista disso, DEUS ordenou JUÍZES entre o povo para assisti-los e promoverem a defesa nacional.  Portanto, o livro de Juízes é o principal elo histórico entre Josué e o período dos reis de Israel.

E pela ordem, GIDEAO, foi o sexto dos Juízes. Ele era de família camponesa da aldeia de Ofra, filho de Joás, da tribo de Manasses, conforme o texto lido.

I – GIDEÃO FOI UM HOMEM CHAMADO POR DEUS. E isso é interessante porque na história do povo de Deus vemos que os homens trabalhadores e ocupados sempre estiveram na mira de Deus:   PEDRO estava pescando; AMÓS estava no campo; LEVI estava na coletoria.....   e, com GIDEAO também não foi diferente, ele estava muito ocupado quando DEUS o chamou para uma urgente e diferente missão na vida.

Os tempos de GIDEAO eram tempos difíceis. Veja JUÍZES 6:1-10ü

Ou seja, 40 anos se passaram desde a abençoada liderança da juíza DÉBORA, sua antecessora.  E a nova geração se esqueceu dos feitos de Deus e se afastou dele. E assim, os midianitas (seus velhos e eternos inimigos), voltaram a oprimi-los. -  Eles desciam em bandos e os amedrontavam. Saqueavam tudo o que podiam: os cereais, os rebanhos e os jumentos.

Os vv. 11 a 19 do Capítulo seis, que lemos, nos informa que a missão do profeta foi recordar ao povo o que Deus fez a Israel no passado.  Por outro lado, a missão do anjo foi, por meio de GIDEAO, encorajar a nação a perseguir com firmeza o inimigo opressor...

E nós precisamos nesta história, refletir um pouco sobre o perfil de GIDEÃO e sobre as pessoas que Deus chama:


a)       Trabalhador: v. 11 Ele malhava trigo no campo para manter a família.
b)       Precavido: v. 11 – Ele escondia o produto da vista dos saqueadores.
c)       Humilde: v. 15 –
d)       Prudente: v. 17 – Verificou tudo primeiro sobre o que viu e ouviu
e)       Sincero e temente: v. 18-24 – Antes de tudo ele quis adorar e ofertar ao Senhor...



II – PRIMEIRA MISSAO: DESTRUIR O ALTAR DE BAAL. A adoração a Baal, que era uma divindade fenícia, foi sempre uma tentação para os Israelitas e o problema se agravou ao extremo nos dias do rei Acabe, quando o profeta Elias entrou em cena e combateu à idolatria de Baal.  Até porque este relacionamento idólatra obstruía a adoração e a comunhão com o Senhor.

E esta foi uma ordem direta de Deus:  JUIZES 6:25ü

Ou seja, Deus se propôs a abençoar e libertar Israel, mas ordenou que primeiro fosse colocado em ordem a casa do próprio líder. E GIDEAO, numa operação relâmpago, cumpriu três importantes exigências divinas como preparo espiritual para o sucesso de sua missão:


1o.) Tomou um boi de 07 anos do seu pai e mais dez homens e, com eles derrubou o altar e cortou o bosque da romaria de Baal. E assim, limpou da sua propriedade a idolatria reinante.

2o.) Substituiu o altar de Baal por outro dedicado ao SENHOR.  Ele tomou o segundo boi do seu pai e o sacrificou ao Senhor, dispondo as suas partes sobre o novo altar.  6:26ü

3o.) Com a lenha cortada no bosque, queimou o holocausto em adoração e honra ao Deus Eterno: 6:26ü

Assim é que temendo um tumulto popular, GIDEAO teve o cuidado de fazer tudo numa só noite. (6:27).  No dia seguinte, quando o povo percebeu, se irritou e quis até mata-los.   Mas Joás, seu pai, ficou do lado do filho e, a seu modo acalmou os ânimos dos exaltados.

Portanto, restaurado o culto e a comunhão com o Senhor, O Espírito Santo caiu sobre GIDEAO, que corajosamente reuniu o povo e tocou a trombeta para a batalha.

III – E na seqüência, vemos A ESCOLHA DOS TREZENTOS HOMENS PARA A BATALHA.    Os inimigos enchiam todo o vale e era como areia na praia do mar.  Veja JUIZES 7:12ü 
Entretanto, como o Senhor já havia prometido, se o povo fosse fiel, ele daria a vitória em suas mãos.

Dos 32.000 soldados que GIDEAO convocou, depois de um limpa, permaneceram 10.000.  E destes apenas 300 foram escolhidos numa prova um tanto curiosa:  JUIZES 7:2-7ü

E na seqüência, acontece a estratégia de ataque aos midianitas, à qual é relatada no capitulo 7, versículos 8 até o 22.   Resumindo: dividiu-se os 300 homens em três grupos e, foram dados a eles trombetas, cântaros vazios e tochas.

À noite, se dispuseram em torno do arraial inimigo. Muito bem orientados em como usar os instrumentos de que dispunham, as altas horas da noite, GIDEAO deu o sinal e todos tocam as trombetas, quebraram os cântaros, seguraram as tochas e gritaram com grande voz: “À espada, pelo Senhor e por Gideão”.

E assim, no meio das trevas, os inimigos entraram em pânico, feriram-se entre si e fugiram apavorados, deixando para trás grandes despojos.   E a batalha foi ganha sem usarem as espadas, mas pelo braço do SENHOR.

Portanto, após esse breve resumo sobre a vida de GIDEAO, precisamos pensar aqui sobre algumas Lições para a vida:

-Pessoas a quem Deus chama:  Perfil de Gideão...

-Cumpra à risca a vontade de Deus:  Destruir o altar de Baal. Todo o povo se revoltou contra ele...  (6:28-30)ü

-Deus se propõe a nos abençoar e nos libertar, quando colocamos nossa casa em ordem:  O altar pertencia a sua família (seu pai) -  (6:25)ü

-Se formos fiéis DEUS cumpre  suas promessas:  (6:16)ü

-Não se acovarde ao chamado do Senhor:   Até porque, às vezes, a nossa humildade e modéstia, em ocasiões inoportunas, tornam-se sinônimo de covardia.

E aqui esta uma das falhas de GIDEAO: Veja 8:22-27ü

Contudo não cremos que GIDEAO tenha contribuído intencionalmente para o povo pecar, mas foi um grande descuido, até porque neste particular, como diz o texto, GIDEAO não consultou a Deus, como fazia sempre.

O fato de Israel ter transformado essa estola em objeto de idolatria com certeza deve ter causado muita tristeza a GIDEAO em seus últimos dias, uma vez que aquilo foi um laço para ele próprio e para a sua casa.

ENTRETANTO, a Carta de Hebreus testifica que foi um homem valoroso, com uma fé extraordinária e um homem submisso e obediente ao Senhor:  Veja HEBREUS 11:32-34ü

Que nós também possamos aprender lições preciosas para nossas vidas, em nosso contexto, com os sucessos e os fracassos dos servos de Deus, que eram exatamente como nós...

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More