quarta-feira, 7 de março de 2012

ENOQUE - ANDANDO COM DEUS


Gênesis: 5:18-24

Nos anos 70-80, quando eu era adolescentes, havia um cântico mais ou menos assim:

“Anda meu irmão como Daniel junto com Deus para sempre ser fiel.  Ao crente fiel cristo prometeu dar bênçãos dos altos a cada filho seu...”
Andar com Deus!  O texto que lemos nos informa que ENOQUE era um homem que andou com Deus!  A vida de ENOQUE precisa se tornar um desafio pra nós que vivemos nesta geração.  O exemplo de ENOC nos inspira e nos desafia a termos uma intimidade com Deus.
ENOC viveu os seus muitos anos rodeado de violência, perversidade, materialismo, maldade e deslealdade.  Veja o capitulo 6:11-12:  “Ora, a terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência. Ao ver como a terra se corrompera, pois toda a humanidade havia corrompido a sua conduta...”
Ou seja, os dias de ENOQUE eram tão adversos quando os dias em que estamos vivendo.  E no entanto, ENOQUE conservou a sua integridade como um homem de Deus.   -  Aquela situação de trevas foi a oportunidade da luz divina resplandecer mais intensamente na vida de um homem que estava totalmente entregue ao Senhor...

Ao ler contexto, podemos refletir sobre três lições preciosas da vida de Enoque para nós:
I – O andar de ENOQUE revelava seu caráter.   Ou seja, andar com Deus implica ser comprometido, ser responsável, ter caráter. Não é um encontro esporádico quando tudo vai bem, ou um encontro numa reunião animada, mas o caráter de ENOQUE revelava um andar de sinceridade.
Porque a sinceridade é a prova de fogo de um verdadeiro caráter.  Aliás quando Deus ordenou a Abraão que andasse na Sua presença, requerida dele também sinceridade, fidelidade, honestidade.   Quando o apóstolo PAULO escreve aos Filipenses ele os exorta a serem sinceros para o dia de Cristo, no meio de uma geração pervertida e corrupta.  (Fp. 1:10, 2:15).
Ai nos perguntamos:  o nosso caráter esta produzindo sinceridade, fidelidade e honestidade?
O andar de ENOQUE demonstrava um andar de obediência. E todos nós sabemos que o obedecer é melhor que o sacrificar. Ou seja, a obediência prova o caráter do homem e o verdadeiro caráter é demonstrado pela obediência”
Segundo lição:  O testemunho de enoque revelava sua fé.  Hebreus 11:5-6ü
Quando o Espírito Santo mostrou-nos pelos escritores sagrados a enorme lista dos heróis da fé, apresentou entre eles ENOQUE, o segundo homem desta galeria de servos e servas de Deus que viveram momentos semelhantes aos momentos que vivemos.
OU seja, houve entre eles alguns que venceram pela fé, outros vieram pela fé e ainda outros morreram pela fé que tiveram.
Por isso, a fé cristã nada tem a ver com o que vemos, sentimos ou pegamos, mas com um andar agradável com Deus.  João 20:29 cita as palavras de Jesus: “Bem-aventurados os que não viram e creram”.
Em Hebreus 11:1 observamos uma das mais significativas definições de fé: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”.   -  OU seja, A FÉ CRISTÃ NADA TEM A VER COM O QUE VEMOS, SENTIMOS OU PEGAMOS, MAS COM UM ANDAR AGRADÁVEL COM DEUS!
Terceira Lição: As palavras de Enoque relavam sua autoridade profética.
Judas 14-15ü
Neste texto somos informado que ENOQUE era um profeta de Deus.  Além da sua sinceridade, da sua fé, vemos ainda sua autoridade profética.      -    Profetizou para os ímpios do seu tempo que um dia o juízo de Deus cairia sobre eles, o que de fato aconteceu com o Dilúvio.
ENOQUE ANDOU COM DEUS.  Isso implica um viver continuo de comunhão e obediência e não apenas de alguns momentos ou situações.  A autoridade do profeta e a autenticidade de sua mensagem acontecem pela consciência iluminada e purificada do permanecer em Deus!
Portanto, a vida de ENOQUE é uma mensagem e um testemunho vivo para todos nós hoje.  Naquilo em que Deus falou conosco, devemos ser sinceros em assumir a nossa responsabilidade de sermos praticantes da Palavra e pedir a graça de dele para sabermos viver neste presente século de uma maneira justa e sensata.
Para concluir, reflita sobre estas duas perguntas:
1.         Você tem cultivado comunhão com Deus pela oração persistente, leitura da bíblia e obediência?
2.         Você tem demonstrado caráter e vida de servo no exercício da vida crista com os outros e com Deus?

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More