segunda-feira, 5 de março de 2012

O Obreiro Aprovado de DEUS



Mensagem: Obreiro Aprovado de Deus
Diácono Edson Luiz de Oliveira - Membro das Assembleias de Deus em Ponta Grossa

“Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em CRISTO JESUS.E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.”(II Timóteo 2: 1-2)

“Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ELE, também com ELEviveremos;Se sofrermos, também com ELE reinaremos; se o negarmos, também ELEnos negará;Se formos infiéis, ELE permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.”(II Timóteo 2: 11-12)

“Procura apresentar-te a DEUS aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade.”(II Timóteo 2: 15-16)

“E ao servo do SENHOR não convém contender, mas sim, ser manso para com todos; apto para ensinar, sofredor;instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura DEUS lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.” (II Timóteo 2:24-26)
Paulo tendo encorajado Timóteo a continuar no seu serviço de evangelista, agora o exorta a enfrentar os sofrimentos deste trabalho, desenvolvendo as seguintes características do ministro fiel:
Ø  Mestre da palavra= Em sofrimento, o servo de DEUS deve procurar força na graça de DEUS, e não em sua própria capacidade ou sabedoria (Hb 12:28; Tito 2:11-14; II Co 12:7-10). Assim fortificado, é necessário que o servo ensine a palavra da graça de CRISTO para outros (At 20:32). É a vontade de DEUS que a mesma palavra se passe de uma geração para outra.DEUS não quer que novas gerações ensinem coisas novas:
“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” (Gálatas 1:8)
Para quem vai ensinar a palavra é preciso de fidelidade, e não eloquência ou sabedoria própria (I Co 4:1-2). Quem se fortifica na graça de DEUS e não no orgulho de homens ensinará apenas a palavra de DEUS.
Ø  Soldado, atleta, lavrador. O servo do SENHOR precisa ser bem treinado e disciplinado para que possa alcançar os alvos de DEUS. Como soldado, terá que sacrificar certos confortos e seus próprios desejos para conquistar o objetivo do seu capitão. Como atleta, terá de seguir regras, sacrificando a sua liberdade para receber o prêmio. Como lavrador, terá que trabalhar duro com muita paciência, para depois receber o fruto.
JESUS e Paulo são exemplos perfeitos. Eles sofreram em servir a DEUS, confiantes que ELE dê a cada um de acordo com as suas obras (II Coríntios 5:9-10).
Ø  Obreiro diligente. Enquanto muitos no mundo religioso se enrolam com questões de doutrinas de igrejas e teologia humana, o servo de DEUS precisa se afadigar no estudo da palavra da verdade. Quem busca contendas de doutrinas e segue toda ideia nova gasta seu tempo e corrompe outros com sua falta de confiança na simples palavra de DEUS (Mc 12:24,27; Ef 4:11-14).
Ø  Vaso santificado e disciplinado. O servo de DEUS deve disciplinar a sua própria vida, fugindo das coisas que não convêm, e seguindo as que o tornam útil para serviço na casa de DEUS. Com a sua própria vida em ordem, o servo então deve exortar a outros, lhes ensinando a pura palavra de DEUS com a esperança de que sejam convencidos a se arrepender e parar de servir o diabo.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More