terça-feira, 6 de março de 2012

QUANDO O VÉU PRECISA CAIR


Texto:  II Corintios 3:12-18

-Esta segunda carta aos cristãos que moravam em Corinto, paralelamente à primeira, não consiste essencialmente de uma obra doutrinária, mas antes, trata-se de ventilação de problemas pessoais surgidos entre esse apóstolo e os cristãos de Corinto, juntamente com problemas de ética e de conduta cristã.

-Portanto, nessas epístolas aos Corintios encontramos algumas das mais profundas expressões pessoais de PAULO, sendo que nelas podemos perceber, com maior clareza, qual a personalidade e o caráter do apóstolo aos gentios.

-E, dentro deste prisma, o apóstolo PAULO nos apresenta este enunciado de orientações, dizendo logo de início, no v. 12, que esta tendo muita ousadia no falar.    -   E “ousadia” no original grego significa “franqueza”, “clareza de linguagem”,  indicando conseqüentemente, “coragem”, “confiança” e “destemor”.

-TIRANDO O VÉU / v. 13-14:


-Porisso a partir do versículo 13, usando a figura do grande líder do Velho Testamento, ele começa a dar uma orientação muito específica para os cristãos de corintios e para nós também: “Voces precisam tirar o véu!”.

-Ou seja, Moisés colocava um véu sobre o rosto, a fim de que pudesse habitar em segurança entre os israelitas, porquanto estes não podiam olhar para a glória de Deus.   E agora neste texto, o apóstolo PAULO enxergava uma lição acerca do terreno espiritual:

-Para a nação israelita, esse véu permanecia ainda colocado! Eles ainda não tinham percebido que a glória mosaica tinha desaparecido.  Suas mentes ainda estavam fechadas para o fato de JESUS CRISTO viera ultrapassar o antigo sistema legalista, substituindo-o pela graça e a liberdade.

-E PAULO afirma que somente em Cristo esse véu pode ser removido!   Assim pois a “ignorância espiritual” daquele povo impedia-lhes de ver a glória real e presente de JESUS CRISTO, ... e essa ignorância é simbolicamente representada pelo “véu”.  E no v. 16 PAULO vai dizer que é por ocasião da conversão a JESUS que tal “véu” é retirado.

-E quando olhamos o atual contexto espiritual, podemos notar que aquele povo, até o dia de hoje, se vê impedidos pelo véu da ignorância voluntária, de reconhecer que a antiga glória mosaica já desapareceu!    -    O “véu” impede-lhes de perceber que somente através de CRISTO JESUS a glória resplandece nas almas dos homens.

-PORTANTO, o medo de um encontro pessoal com DEUS fez com que os israelitas pedissem que Moisés usasse o véu.  Mas o véu, que parecia ser proteção, tornou-se o símbolo do entendimento endurecido a respeito das coisas do Senhor.  E PAULO vem afirmar neste texto que este entendimento endurecido permanece até hoje e que, precisamos através da unção do Espírito Santo retirar este “véu” de nós!

-E nós podemos deixar o “véu” cair em várias dimensões da vida:       
1)       O véu da religiosidade em lugar da verdadeira fé, precisa cair.   Era aquilo que estava acontecendo com os cristãos judaizantes quando PAULO escreve esta carta. A mensagem de PAULO combatia aqueles cristãos judeus que ensinava que a Igreja Cristã, incluindo os seguidores gentios, deveriam observar os ritos da legislação hebréia, a fim de obter salvação.  Em outras palavras, é o drama onde muitos, ainda hoje, trocam a experiência pessoal com JESUS pelos ritos e tradições religiosas.   PAULO DIZ:  Este véu tem que cair!

2)       O véu do preconceito ao invés da busca da verdade também precisa cair. Ou seja, é quando voce é quando voce forma um conceito antecipado sem fundamento, quando voce tem uma opinião formada sem uma profunda reflexão.... e, deixa de buscar genuína verdade que a Palavra de Deus tem para sua vida.
3)       O véu do diabo que cega o entendimento das coisas espirituais também precisa cair.    -  Não duvide voce que nosso inimigo, o qual a Bíblia chama de “Satanás” esta aqui neste momento tentando cegar o seu entendimento, tentando deixa-lo de ver aquilo que DEUS pode fazer por voce...  este “véu” tem que cair – no nome de Jesus!

-Sim pastor, mas como posso deixar o Espírito Santo de Deus tirar esses “véus” de sobre mim?   ......  O próprio apóstolo PAULO responde isso para voce no v. 16: “Mas sempre que alguém se volta de seus pecados para o Senhor, então o véu é tirado”.    Ou seja, o “véu” cai quando voce tem um encontro pessoal com JESUS!

-E eu quero lhe dizer que o Espírito Santo esta trabalhando neste momento em seu coração, induzindo-o a se encontrar com JESUS esta noite!   Voce deseja romper os “véus” de sobre você?

TRANSFORMAÇÃO – v. 17

-O apóstolo PAULO continua dizendo que a obra do Espírito Santo não para aí, ela na verdade começa por aí.   Ou seja, quando voce tem um encontro pessoal com JESUS não somente o véu cai, mas toda a forma de opressão do diabo, de escravidão que Satanás quer lhe impor, cai por terra.   Porque onde entra o Espírito Santo, entra a liberdade!

-Veja o v. 17:  “O Senhor é o Espírito que lhes concede a vida, e onde ELE está, aí há liberdade...”     -  Liberdade dos efeitos da morte. Liberdade da condenação. Liberdade da ignorância espiritual. Liberdade do legalismo. Liberdade do pecado....   -   Porisso DEUS quer nesta noite tirar todo peso do pecado e mostrar o perdão e a salvação que produz vida espiritual, eterna e liberta.

-E é interessante notar que esta obra também não para aqui. O Espírito Santo deseja também torna-lo parecido com Jesus.  ELE quer enche-lo com a glória de Jesus!   Veja o v. 18: “Nós, os cristãos, entretanto, não temos nenhum véu sobre nosso rosto, podemos ser espelhos que refletem claramente a glória do Senhor.  À medida que o Espírito do Senhor trabalha dentro de nós, tornamo-nos mais e mais semelhantes a ELE”.
-Ou seja, o Espírito Santo quer que o poder de JESUS faça parte da sua vida.  ELE quer enche-lo cada vez mais com o poder da sua glória.   E à medida que isso acontece sua vida começa a ser um reflexo da glória de Deus! ......

-FAZE-LO UMA CARTA ABERTA PARA O MUNDO: v. 1-3

-Finalmente, o texto bíblico nos informa que o Espírito Santo deseja fazer da sua vida uma carta aberta para o mundo, para que todos leiam, em sua vida, o poder, a salvação e a transformação que existe em JESUS.

-Veja os vv. 2-3:  “A única carta que eu necessito, são voces, voces mesmos! So em ver a boa mudança em seus corações, todos podem ver que nós fizemos uma obra de valor entre voces.   Eles podem ver que voces são uma carta de Cristo, escrita por nós.  Carta escrita não com pena e tinta, mas pelo Espírito do Deus vivo, não esculpida na pedra, mas em corações humanos”.

-O Espírito Santo deseja que sua vida seja um depoimento vivo do que Deus quer fazer a todos os que o buscam.   -   As pessoas que foram batizadas hoje são um depoimento de Deus para nós.   É o reflexo de que JESUS transforma, dá nova vida, e  a partir de agora, pertencem efetivamente ao Corpo de Cristo que é a sua Igreja aqui na terra.

-Conclusão:

-Hoje o Espírito Santo de Deus está presente aqui, querendo ajuda-lo a tirar o “véu”, querendo ajuda-lo a experimentar a libertação, a vida e a transformação que só encontramos através de um encontro pessoal com JESUS.    O Espírito Santo deseja esta noite fazer da sua vida uma carta aberta de DEUS para o mundo.....   

-Como voce vai reagir a voz do Espírito Santo?

-CÂNTICO:  “Deus de luz....”

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More