sábado, 5 de maio de 2012

Mantendo-se fortalecido diante de um mundo corrompido


II Timóteo 1:7

“Pois Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”.

i)                Paulo estava preso pela segunda vez em Roma.
ii)              Primeira vez: tinha uma liberdade condicional.
iii)             Segunda vez: tempo de repreensão, tratado como malfeitor e possível execução (4:6-8).
Paulo escreve a 2ª Carta a Timóteo procurando incentivá-lo a manter-se fortalecido diante do povo e da nação, pois estava cansado e entristecido percebendo á postura de alguns de seus companheiros do evangelho e de congregação, que foram seduzidos e aprisionados por satanás para fazerem a sua vontade.

Como nos MANTERMOS FORTALECIDOS DIANTE DA LUTAS QUE ENFRENTAMOS TODOS OS DIAS  e da TATICA DE SATANAS DE NOS SEDUZIR,  valorizando muito mais os prazeres que nos são oferecidos pelo mundo. Quais atitudes são necessárias, para buscarmos este fortalecimento.            

I – atitude: FORTALECENDO A FÉ.

1:5-7 – “Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Loide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você, por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que esta em você mediante a imposição das minhas mãos. Pois Deus não no s deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”.

1)      Ensinado pela família. Sua avó e sua mãe.
Ø  Acidente com meu pai em 1979 – “Tenho fé que Deus vai curar”.
2)      Os valores de fé que aprendemos em nossa casa, são passados de geração em geração.
3)      MANTENHA VIVA A CHAMA DO DOM DE DEUS.
Ø  Como podemos fortalecer a nossa fé.
iv)            Não se envergonhando do evangelho. (vs8)
“Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que seu prisioneiro dele, mas suporte comigo os meus sofrimentos pelo evangelho, segundo o seu poder de Deus.”
v)              Crer que Jesus esta junto no sofrimento. (vs12)
“Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre. Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei de que ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia”.

Ø  Hino do Cantor Cristão – “Mais eu sei em quem tenho crido, e estou bem certo que é poderoso, pra guardar o meu tesouro, até o dia final”.
Ø  São valores que fortalecem a nossa fé.
Ø  Muitos, porém não podem se fortalecidos de acordo com este texto, por que:
4)      Envergonha-se do evangelho de Cristo. (nas escolas, no trabalho, etc.).
5)      Envergonham o evangelho de Cristo Jesus.
Ø  No sofrimento tentam buscar ajuda de todas as formas e locais possíveis, mas não em Jesus que é o único caminho.
Ø  Você precisa fortalecer sua fé, para enfrentar os desafios de um mundo corrompido.

II – atitude: FORTALECENDO NA GRAÇA.


2:1-2 – “Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.”.

6)      Paulo estava preso como criminoso. Mas reforça que a palavra de Deus não. (vs9)
7)      E se sentia como um soldado lutando por uma causa justa.
Vs3 – “Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus”.
Vs10 – “Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem à salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.”.

8)      “Estou sofrendo, mas lutando por uma causa justa”.
Ø  Paulo usa três imagens para exemplificar os versos anteriores:
9)      Soldado.
Vs4 – “Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou”.
Ø  O soldado que sabe pelo que luta, o soldado que sabe quem é seu comandante, procura agradá-lo sendo um soldado fiel, ele não desiste da luta, ele não desiste da batalha, mesmo no meio de sofrimento, feridas e injustiças.
10)  Atleta
Vs5 – “Semelhantemente, nenhum atleta é coroado vencedor, se não competir de acordo com as regras”.
Ø  O atleta que quer chegar vitorioso, ele respeita as regras, ele aceita e pratica, ele não se corrompe. O cristão sabe para onde esta indo, sabe onde será o porto seguro, sabe onde será a chegada.

11)  Lavrador
Vs6 – “O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita”.
Ø  O lavrador que se esforça para plantar, que cuida, que cultiva, será o primeiro a ter a oportunidade de aproveitar do fruto da sua plantação. Mas não foi ele quem deu o crescimento. O Cristão que trabalha arduamente no reino de Deus, é como um lavrador que com seu suor ajuda a molhar a terra, mas sabe que um dia receberá o fruto deste seu trabalho.
4:7-8 – “Combati o bom combate (soldado), completei a corrida ( o atleta), guardei a fé (o lavrador que espera a colheita). Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda”.

Ø  Somente através da GRAÇA, que conseguiremos:
i)                Suportar os sofrimentos desta vida.
ii)              Enfrentar este mundo corrompido.
iii)             Não abandonarmos a batalha que nos foi imposta.
iv)            Você é um líder, você é um soldado de Cristo Jesus, não desista.
v)              Seguiremos firmes sabendo que a nossa causa é justa, e nosso Juiz é o Senhor dos Senhores.

III – atitude: FORTALECENDO NA PALAVRA

2:15 – “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade”.
12)  A palavra do grego para maneja bem a palavra é:
vi)            Cortar: Abrir uma nova estrada. Derrubar árvores, pedras no caminho, cavoucar a terra. Abrir uma nova estrada para se chegar a um destino.
13)  Muitos distorcem os verdadeiros sentidos, corretos ensinados na palavra de Deus, e ensinam doutrinas vãs, com valores voltados aos desejos da ambição do homem, mas não com a simplicidade e pureza da palavra da Deus.
14)  Levam pessoas a buscarem através da palavra de Deus, um destino que na verdade não terá nada. Apenas mais ganância. Ensinos que na verdade afastam as pessoas de exercerem o verdadeiro sentido da fé.
Vs16 – “Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade”.
Vs17-18  – “O Ensino deles alastra-se como câncer, entre eles estão Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e assim alguns pervertem a fé.”.

15)  A seriedade destes versos:
vii)           Palavras fúteis (piadas sujas, palavras profanas em relação a Deus,  conversaS que não produzem nada) que conduzem cada vez mais para a impiedade.
viii)         Ensinos que são como gangrena, que alastram por meio do povo e das pessoas.
ix)            Himeneu era um soldado cristão. Mas ao rejeitar a pratica de viver evangelho com consciência e seriedade, se afastou da fé.
I Timóteo 1:18-20 – “Timóteo, meu filho, dou-lhes esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé. Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.”.

Entregue a Satanás-(Contexto do texto): Pessoas que foram desligadas da igreja, excluídos, por viverem e assumirem prática de vida e ou ensinar o  que a palavra de Deus não aprova. A palavra de ser entregue a Satanás, é como se elas estivessem agora desprotegidas por completo, quando ainda estavam na comunhão do corpo de Cristo da igreja, apesar das falhas, e se permitiram serem tratadas, cuidadas, ainda estavam protegidas, mas ao não aceitarem a ajuda, ao desprezaram os ensinamentos, e serem desligadas, agora estariam completamente desprovidas de qualquer proteção.

16)  Nos versos seguintes Paulo completa:
“Vs19 – “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhes pertence” e “ afasta-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”.

17)  Quanto mais você se aproximar de Deus e do corpo de Cristo, você se afastará da iniqüidade.
18)  Quanto mais você fortalecer na palavra de Deus, mas você saberá como agir diante dos desafios deste mundo corrompido.
19)  Paulo alerta a Timóteo:
x)               Estude a palavra, não envergonhe o evangelho, não envergonhe a palavra de Deus. Procure ser aprovado diante de Deus.



Vs22 – Fuja dos desejos malignos da juventude. Busque a justiça, a fé, o amor e paz.
Vs23 – Evite controvérsias tolas e inúteis, pois você sabe que acabam em brigas.
Vs24 – Ao servo do Senhor não convém brigar, mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente.
Vs25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrepedimento, levando-os ao conhecimento da verdade.
Vs26 – Para que assim voltar à sobriedade e escapem da armadilha do Diabo, que os aprisionou para fazerem sua vontade.
20)  No capitulo 3 – Paulo compartilha através de uma palavra profética e escatológica, como será a impiedade nos últimos dias. Como Satanás procura cegar a humanidade, preparando armadilhas e aprisionando.
3:1-8
“Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos de Deus, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também. São esses os que se introduzem pelas casas  e conquistam mulheres instáveis sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda a espécie de desejos, elas estão sempre aprendendo, e jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade. Como Janes e Jambres (pais de santo) se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada, são reprovados pela fé. Não irão longe, porém, como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos.”

Vs14-17 – “Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem aprendeu. Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”.

21)  Você precisa se fortalecer na palavra de Deus, para estar fortalecido contra as ciladas do inimigo, e para ser um homem de Deus apto a toda obra, e estar fortalecido diante deste mundo corrompido.

 Conclusão:

Para manter-se fortalecido diante deste mundo corrompido você precisa.

22)  Fortalecer a sua fé.
23)  Fortalecer na graça de Cristo. Não desista, você não pode desistir, você é um soldado de Cristo Jesus, você esta lutando por uma boa causa.
24)  Fortalecer na palavra.
xi)              Você precisa deixar Jesus ser o Senhor da sua vida, se você esta querendo viver uma perspectiva de vida diferente.
xii)             Você precisa voltar para Jesus, vivendo o que a palavra de Deus ensina.
xiii)            Tirando a venda que satanás tem colocado nos seus olhos.
xiv)           Tirando as sementes que satanás  tem lançado no seu coração.
xv)             Se você esta desligado da igreja, hoje é tempo de retornar, e não estar desprotegido diante das armadilhas de satanás.
xvi)           Se você não consegue sozinho, pessoas estarão dispostas a caminhar com você, te ajudar.
4:7-8 – “Combati o bom combate, completei a corrida , guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda”.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More