sábado, 5 de maio de 2012

TÃO PERTO DO REINO MAS SEM SALVAÇÃO


Pastor Edson

 Mateus 7:21-29                                              
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres?
23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.
25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.
28 Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina;
29 porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.


Este texto constitui-se da última parte do discurso de Jesus, conhecido como “Sermão do Monte”.

Embora a sua mensagem tenha sido dirigida, especificamente, aos seus discípulos, as “multidões” também o acompanhavam. E, Mateus observa que quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas com a sua maneira de ensinar; porque ele ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas” (vv.28-29).

A esta audiência, e a todos aqueles que o confessam publicamente como Senhor, a estes Jesus dirige uma exortação severa, eu diria, até chocante:Nem todo o que me diz Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (v.21).



Esta exortação de Jesus, ao final do seu sermão nos faz lembrar da queixa de Deus, por intermédio do profeta Isaías: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Is 29.13).

Deus estava descontente com a hipocrisia do seu povo; não se deixou enganar pelas aparências, por palavras, por mais belas e piedosas que elas fossem.

Também Jesus, na mensagem dirigida a seus seguidores, deixa bem claro que aquilo que nós tributamos a Deus com os nossos lábios, quando adoramos, louvamos, testemunhamos ou oramos, não nos garante a entrada no reino dos céus.

 Ele diz que a nossa vida precisa estar de acordo com a confissão de nossa boca; que praticar a Palavra de Deus é infinitamente mais importante do que apenas falar a respeito dela.

Jesus ressalta a importância de traduzir o conhecimento da vontade de Deus em ação, ao dizer que “bem-aventurados são os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam” (Lc 11.28). “Não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática” (Tg 1.22), nos lembra o apóstolo Tiago.

Se Jesus afirma queentrará no reino dos céus aquele que faz a vontade de seu Pai celeste”, pergunta-se: Qual é a vontade dele?

Certamente, a vontade do Pai celestial é aquela que aponta para o próprio Filho como o único Salvador do mundo, vontade esta que, para ser cumprida, não dispensa arrependimento e fé.

O apóstolo Pedro, fala-nos da paciência de Deus, e o desejo de Que todos venham ao arrependimento” (2 Pe 3.9).A vontade de meu Pai”, diz Jesus, “é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna” (Jo 6.40), e que estes crentes façam a sua luz brilhar diante dos homens” (Mt 5.16).

O dia do Juízo Final vai revelar surpresa e decepção de muitos que naquele dia dirão: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?” E Jesus lhes dirá explicitamente: “Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade” (vv. 22-23).

Jesus diz: Você, que se confessa cristão, que é meu seguidor, você precisa fazer mais do que simplesmente declarar a verdade; você precisa viver de acordo com essa verdade.

O cristianismo é mais do que profissão de fé; é um modo de vida! É sal que tempera e luz que brilha, que alumia nas trevas.

Acho assustadora e surpreendente a afirmação de Jesus, quando diz que o fato de sermos religiosos e até fazermos a sua obra, não quer dizer que somos Dele.

Você pode ser funcionário do Paraná Clube, do Coritiba ou do Atlético Paranaense, e torcer apaixonadamente pelo Vasco da Gama.

O Senhor Jesus está dizendo: Que há muitos perto do Reino, mas sem salvação.

Exs: Judas Iscariotes, 3 anos convivendo com Jesus, escolhido por ele, e no entanto se perdeu.

O ladrão da esquerda na crucificação teve uma chance inigualável, e manteve-se na incredulidade.

O jovem rico conversou com Jesus, Jesus o amou, mas pelo que parece não aproveitou a oportunidade.

Poncio Pilatos,tinha tudo para passar a responsabilidade para os lideres religiosos, e crer como sua mulher creu, mas preferiu lavar as mãos e não a sua alma. Diz a história que morreu ao sul da França, lavando as mãos.


Barrabás , pelo que parece também não aproveitou a oportunidade, logo ele que foi trocado pelo salvador.

E tantos outros que tiveram oportunidades sem igual.

No texto que lemos, Jesus mostra-nos, que as pessoas que Ele manda apartar-se Dele, são pessoas que conheciam a palavra.

Trabalhavam no Reino. Faziam de tudo, mas não haviam provado o novo nascimento.

Tem pessoas preocupadíssimas, em ter o maior número de dons possíveis, achando que dons é qualificação espiritual. O diabo tem todos os dons. É um crentão Tiago 2:19.

Um cristão autêntico, com passaporte garantido para o Céu, é o que tem fruto.

Gálatas 5:22- Mas o fruto do Espírito é:” Amor, gozo, paz, longanimidade,benignidade, bondade, fidelidade,mansidão e domínio próprio...”

O fruto é que diz qual a árvore que lhe deu origem.

Faltaria tempo para mencionar outros personagens da Bíblia que tiveram oportunidade e desperdiçaram.

Atos 26:28- Disse Agripa a Paulo: Por pouco me persuades a fazer-me .cristão!
Atos 26:24- Fazendo ele deste modo a sua defesa, disse Festo em alta voz:Estás louco, Paulo; as muitas palavras te fazem delirar.

Ouviram mas não creram,  estavam tão perto do reino, mas não aproveitaram a oportunidade.

Quantos há na Igreja, que há tanto tempo caminham ao lado de Jesus, gostam de seus cânticos, lêem a Bíblia, oram, falam até de Jesus para os outros. Têm até um comportamento melhor do que muitos que são batizados.

Mas não assumem um compromisso com Jesus.

Outros são até membros da Igreja, são envolvidos nas atividades da mesma, mas não são comprometidos com os valores do reino.  Dizem que futebol e trânsito mostra quem somos.

Em ambos os casos não deixam  Jesus ser Senhor de suas vidas.

Já pensou em um trabalhador, que trabalhou por árduos e longos anos, e não consegue se aposentar porque suas contribuições não foram recolhidas.

Você já pensou? Anos e mais anos dentro da Igreja, traz a esposa, os filhos, coopera em todas as atividades, coopera financeiramente é amigão do pastor. Mas não obedece a palavra.

Ou então é pregador, canta, toca, aconselha, é discipulador, é pastor e etc.
Mas não obedece a palavra.

Você está tão perto do Reino, mas sem salvação. Tão perto do Reino sem Jesus, sem perdão.

Deus não quer que o sirvamos de aparência, por obrigação ou medo.

 Deixa Jesus hoje verdadeiramente entrar em sua vida. Transformando você em uma nova criatura em um filho de Deus. João 1:12 “ Mas a todos quantos o receberam...”.
..
Salvação é presente de Deus, para aquele que aceita e Crê.

Salvação do poder do pecado.
Salvação do poder sedutor deste mundo.
Salvação do poder de Satanás.
Salvação da morte eterna e do inferno.

Romanos 8:1-“ Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”.

João 5:24- “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida”

Será que vale a pena continuar arriscando o bem mais precioso que é a sua salvação.

Assuma hoje um compromisso com Jesus!





0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More