sábado, 5 de maio de 2012

PORQUE JESUS NOS LEVA PARA O MONTE? - LC 9:28-36


Nossos montes: Mendanha, Serrinha e Além.... Os montes, na história bíblica, são referenciais divinos: seu poder, sua magestade, sua provisão, sua comunicabilidade, seu juízo, sua estabilidade, sua eternidade, sua redenção, sua comunhão (Sl 24:3-56). Falar do Monte Sinai (Moisés...), Horebe (Elias...), Calvário (Jesus) ... é falar de um Deus que intervém na história humana permanentemente chamando o homem a Si mesmo. Ele, enfim, quer nos levar para o monte......

I – PQ ELE QUER PARTILHAR A SUA INTIMIDADE CONOSCO (v. 28)

1. CONTEXTO da intimidade
a) Tempo exclusivo (v. 28 – “oito dias depois de proferidas estas palavras”) Nb.: as palavras conectavam “renúncia e salvação” (9:23-25)
b) Pessoas exclusivas (v. 28 – Jesus + Pedro, João e Tiago)
c) Motivação exclusiva (v. 28 – “com o propósito de orar”)
2. DESAFIOS da intimidade
a) Priorização – tempo apropriado “Se eu deixar de empregar duas horas em oração todas as manhãs, o diabo terá vitória o dia inteiro” (Lutero)
b) Reclusão – lugar apropriado “Eu gosto de ficar sozinho na minha cabana onde eu posso gastar muito tempo em oração” (David Brainerd) a) Qualificação (decisão) – forma apropriada: a pessoa do Senhor e não as nossas necessidades de servo

II – PQ ELE QUER MANIFESTAR A SUA GLÓRIA CONOSCO (v. 29)

1. A glória se manifesta na ORAÇÃO (v. 29 – “enquanto ele orava....”) “Dê-me uma centena de pregadores que nada temam a não ser o pecado, nada desejam a não ser Deus, e não me importa se são clérigos ou leigos; somente tais pessoas abalarão os portões do inferno e estabelecerão o reino dos céus sobre a terra. Deus nada faz a não ser em resposta à oração” (John Wesley).
2. A glória se manifesta na FACE DE JESUS (v. 29– “a aparência do seu rosto se transfigurou”)
a) “Seu rosto resplandecia como o sol” (Mt 17:2)
b) Jo 1:1, 14
c) Hb 1:1-3
3. A glória se manifesta nas VESTES DE JESUS (v. 29 – “vestes resplandeceram de brancura”) + “vestes resplandecentes e sobremodo brancas como nenhum lavandeiro na terra as poderia alvejar” (Mc 9:3) + “se eu apenas lhe tocar as vestes ficarei curada” (Mc 5:28; Lc 8:44) + Tocar nas vestes de Jesus é o mesmo que tocar em Jesus 4. DESAFIO da glória Todos os doze discípulos tinham alguma intimidade com Jesus, mas Ele mani- festou a Sua glória aos que eram mais íntimos = precisamos de uma intimidade crescente...

III – PQ ELE QUER NOS LEVAR PARA A SUA CRUZ (v. 30-31)

1. Cruz VERBALIZADA por Moisés (Lei) e por Daniel (profetas) (v. 30-31) a) Assunto da conversa: “partida” = “êxodo” = assim como Moisés, pelo poder de Deus, libertou da escravidão do Egito, Jesus liberta da escravidão do pecado b) Lei de Moisés = cordeiro para o sacrifício = Jesus é o Cordeiro de Deus...(Jo 1:29 – JB) b) Profetas = Is 53:7 “Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca, como cordeiro foi levado ao matadouro e como ovelha muda perante os seus tosquiadores Ele não abriu a boca”
2. Cruz “CUMPRIDA” em Jerusalém (v. 31;Lc 9:51, 53) “Está consumado” (Jo 19:30)
3. Cruz que é o ÚNICO CANAL da intimidade e da glória de Jesus (Hb 10:19-23)
4. DESAFIO da cruz: santidade “Eu continuei com minha busca de mais santidade e conformidade com Cristo; o céu que eu desejava era o céu de santidade” (Jonathan Edwards)

CONCLUSÃO: reações à intimidade, à glória e à cruz do monte

1. Superação (v. 32 – “...premidos de sono”) Trate seriamente cada obstáculo que te distancia do monte...
2. Valorização (v. 33 – “bom é estarmos aqui”) Considere a comunhão do monte como a melhor experiência...
3. Submissão (v. 34-35)
a) Nuvem = presença de Deus (Ex 40:34-35)
b) Desaparecem Moisés = Lei e Elias = profetas + “O Senhor, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim, A ELE OUVIRÁS” (Dt 18:15) + “Levantei os olhos e olhei e eis um homem vestido de linho, cujos ombros estavam cingidos de ouro puro de Ufaz; o seu corpo era como o berilo, o seu rosto, como um relâmpago, os seus olhos como tochas de fogo, os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a VOZ DAS SUAS PALAVRAS era como o estrondo de muita gente... fiquei só e contemplei esta grande visão, e não restou força em mim; o meu rosto mudou de cor e se desfigurou, e não retive força alguma; contudo, OUVI A VOZ DE SUAS PALAVRAS e ouvindo-a, caí sem sentidos, rosto em terra” (Dn 10:5-9)

Obedeça só à voz de Jesus!

Pr. Jair Francisco Macedo – jajamacedo@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More