sábado, 5 de maio de 2012

A CONQUISTA DE CALEBE



Texto: Js. 14:6-15

6 Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.
7 Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;
8 Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.
9 Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus.
10 E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
11 E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
12 Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades.
13 Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse.
14 E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança. Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel.
15 E antes o nome de Hebrom era Quiriate-Arba, porque Arba foi o maior homem entre os anaquins. E a terra repousou da guerra.

Há na Bíblia muito exemplos de homens que conquistaram em Deus grandes coisas. Um desses exemplos é o de Calebe que é um exemplo de Superação e Perseverança.

Por que razão muitos sonham tanto e conquistam tão pouco? Por que muitos não vivem uma vida de triunfos?

Calebe quando tinha 40 anos recebeu promessas que foram liberadas sobre ele.

Nm 14:24 “ Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança”.
Essas promessas demoraram 45 anos para se cumprirem em sua vida.

APRENDENDO A CONQUISTAR COM CALEBE

1) CALEBE SABIA QUE O TEMPO NÃO IMPEDE O CUMPRIMENTO DA PROMESSA

Js .14:8 “Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus”.
“Ele não permitiu que o tempo azedasse a sua esperança no cumprimento da promessa”

1.1-O TEMPO É UM INSTRUMENTO QUE DEUS USA PARA:

a) Nos aperfeiçoar
b) Nos preparar
c) Nos tratar

CALEBE SABIA DISSO, QUE O TEMPO NÃO IRIA IMPEDIR O CUMPRIMENTO DA PROMESSA.

Ele sabia que não morreria antes de ver o cumprimento da promessa!
“Passe o tempo que passar, no tempo certo a promessa vai se cumprir na sua vida”

2) CALEBE NÃO ENVELHECEU POR DENTRO

Js. 14:10 -11 “ E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;

E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar”

Quantas pessoas estão envelhecendo por dentro no espírito. Já não sentem o mesmo calor, a mesma vibração, o mesmo entusiasmo, a mesma coragem.

Quem serve a Deus não envelhece por dentro!

“Um homem não deixa de ser guerreiro quando envelhece, mas quando perde os seus sonhos e a sua visão”

3) CALEBE ANDAVAM EM OBEDIÊNCIA

Obedeceu mesmo quando muitos desobedeceram!

Nm 13:30 “ Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela”.
No meio da desobediência de muitos Calebe permaneceu obediente!

4) CALEBE POSSUIA FÉ E VISÃO

Nm 14:7-9
7 E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
8 Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.
9 Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais.

5) CALEBE ERA UM HOMEM DE PRINCÍPIOS

Nm.14:24 “Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança”.

Ele ouvia Moisés, obedecia e respeitava e da mesma agiu com Josué.
“Princípios existem, para serem obedecidos e não questionados”
“Os princípios são inegociáveis”

6) CALEBE SABIA QUE A SUA FORÇA ESTAVA EM DEUS E NÃO NOS SEUS BRAÇOS

Js.14:12 “Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse”.

7) CALEBE NÃO ERA COMUM ERA EXTRAORDINÁRIO

Ele fez a diferença no meio de sua geração!

CONCLUSÃO

PRECISAMOS APRENDER COM CALEBE, TENDO AS MESMAS ATITUDES QUE ELE TEVE PARA QUE POSSAMOS CONQUISTAR DA MESMA FORMA QUE ELE!

Pr.Chris


Leia mais: http://ibrpimenteiras.webnode.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More