segunda-feira, 7 de maio de 2012

QUANDO O MUNDO INVADE O CORAÇÃO DO CRENTE...




TEXTO: I Coríntios 5:1-13

INTRODUÇÃO:

Ao analisarmos um pouco mais cuidadosamente o panorama da Igreja do século XXI, podemos ver nitidamente uma Igreja cujo os membros estão adoecendo de uma enfermidade chamada mundanismo; a Igreja de Jesus precisa sem dúvida alguma se concientizar das enfermidades que acometem seus membros neste tempo que se chama hoje. Alguns crentes têm se constituídos mundandos, carnais, pessoas extremamente religiosas mas que não demonstram atitudes próprias de pessoas que foram convertidas; o crente que não expulsa o mundo do seu coração, passa ser de alguma forma aprisionado por ele... sendo assim, veremos através da palavra de Deus, o que verdadeiramente acontece Quando o mundo invade o coração do crente:

1º O seu caráter torna-se totalmente corruptível (v.1)

De acordo com o versículo que lemos, fica nítida a insatisfação do apóstolo Paulo a cerca dos crentes da Igreja de Corinto; os mesmos, segundo Paulo, faziam coisas tão terríveis à ponto de serem em determinadas situações, “piores” que os mundanos em suas atitudes.

Infelizmente hoje no meio da Igreja, se nós olharmos ao nosso redor, certamente podemos perceber essa enfermidade em alguns crentes; crentes estes que tiveram os seus corações invadidos pelas práticas mundanas. O que é pior, segundo o apóstolo Paulo é que em determinadas situações, os crentes se comportam piores do que as pessoas do mundo, e ao invés de fazerem a diferença, permitem que seu caráter seja totalmente corruptível. (Ilustração)

2º O “nada haver” torna-se totalmente admissível (v.2)

Neste momento da história, a Igreja de Corinto estava tão impregnada no pecado, que eles já faziam as coisas erradas sem ter nenhum tipo de temor à Deus; Sendo assim, o apóstolo Paulo trás uma palavra de exortação com o intuito deles acordarem para a realidade. Paulo chega a dizer que eles chegaram a tal ponto, que nem mais lamentavam pelos erros cometidos.

É aqui que entra a parte mais séria e delicada da história: é quando o “nada haver” vira um tipo de filosofia de vida... Posso garantir através da palavra de Deus que essas duas palavras (nada haver) tem levado sutilmente muitas pessoas ao inferno. (Ilustração)

3º A podridão mundana torna-se totalmente contaminadora. (v.6-7)

Chega um determinado momento da história que Paulo deixa bem ressaltado através desta carta aos Coríntios que, a Igreja de Corinto permitiu ser comtamidada pelo “fermento do mundo” e isso sem dúvida alguma trouxe uma incalculável contaminação para o seio da igreja”. Paulo então em uma forma muito peculiar, faz um convite para os crentes daquela época, a abrirem mão do fermento velho que estava sem dúvida alguma estragando o crescimento espiritual e contitativo da Igreja de Jesus.

É exatamente o que devemos fazer como Igreja nos dias de hoje, precisamos em nome de Jesus erradicar, espelir, expulsar de nosso meio este tipo de fermento mundano oferecido por satanás, com o objetivo de destruir as nossas vidas. (Ilustração)

4º Os ímpios tornam-se “amigos mais chegados que um irmão”. (v.11)


Ao analisarmos este versículo, nos deparamos com uma situação lamentável; os crentes da Igreja de Corinto unem-se com os mundanos, compartilhando seus sonhos, suas “miseráveis alegrias”, suas dores, daí por diante... ao invés dos crentes se unirem, eles preferiram a companhia dos mundanos para compartilhar a sua vida. Paulo então começa a instruí-los a não fazerem mais aquilo, pois estavam totalmente errados.

Não estou aqui tendo a pretensão de dizer que não devemos nos relacionar com os mundanos; apenas não é correto termos eles como pessoas confidentes. Não é conveniente compartilharmos nossas vidas com essas pessoas, pois temos irmãos em Cristo para nos ajudar no decorrer de nossa caminhada. De acordo com Salmos 1, não devemos nos assentar na roda de escarnecedores, em outras palavras, não devemos ter uma comunhão íntima com essas pessoas. A Igreja de Corinto optou pelos mundanos, do que os seus próprios irmãos em Cristo. (Ilustração)

CONCLUSÃO:

Quando a Palavra de Deus habita no crente, o mundo não entra na vida dele; quando a Palavra de Deus habita ricamente, e não superficialmente, o mundo passa poe ele mais não entra, pois não há espaço para o mundo num coração cheio da presença de Deus. É tempo de cura para os crentes mundanos...

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More