quarta-feira, 9 de maio de 2012

AS CARACTERÍSTICAS DE UMA OVELHA



JESUS nos comparou com ovelhas. Mas qual é o fato que nos faz tornarmos ovelhas, o que a ovelha pode nos apontar para que sejamos comparados como ovelhas? O que é que devemos aprender, para sermos como uma ovelha?
AS CARACTERÍSTICAS DE UMA OVELHA
 “EU SOU o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas SOU conhecido.” (Jo 10:14)
“E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.” (Jo 10:4)
Para sermos ovelhas, precisamos saber a quem pertencemos de fato, pois quando convertemos a CRISTO, recebemos algo novo, algo que o mundo não pode nos oferecer, recebemos a salvação de nossa alma, somos sarados e resgatados, do pecado que nos rodeava e entendemos que pertencemos a JESUS, SUPREMO PASTOR, aquele que deu a vida por nós. Para sermos ovelhas precisamos ter características de ovelhas, não de bodes, cobras ou leões. Portanto, há algo importante que devemos observar e então mudar nossa história, mudar o ritmo de nossas vidas para tornarmos ovelhas.
DEUS criou todas as coisas, ELE pode fazer com que tornemos ovelha. DEUS criou todos os animais, e todos eles foram criados com uma defesa especial. A cobra, o cachorro, o leão, todos têm suas defesas, mas a ovelha é o único animal terreno que não possui defesa alguma, ela é totalmente vulnerável, ela fica no fim da cadeia alimentar, não se defende, não tem habilidades de luta. A ovelha é um animal que depende de seu pastor para ser protegida, da mesma forma nós, que dizemos ter aceitado a nossa conversão em CRISTO, devemos então ser dependentes de JESUS, que é SUMO PASTOR, quando a bíblia diz que Ele deu a vida por suas ovelhas, é porque se alguém não fizesse isto todas as ovelhas estariam perdidas, pois não têm como se defender sozinhas. E também não poderia ser qualquer pessoa para tal salvação, pois deveria ser alguém puro, que não tivesse pecado algum sobre ELE, mas que pudesse carregar sobre si as nossas transgressões:
“Mas ELE foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ELE, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Is 53:5)
Mas nem sempre essa característica torna-se evidente em nós, pois sempre queremos nos defender, sempre a nossa justiça própria quer prevalecer, sempre achamos que estamos certos, e lutamos por isto até o fim. Isto acontece com todos nós. Muitas vezes a aparência é mais para uma cobra do que para uma ovelha, é só alguém nos pisar que queremos picar, a bíblia diz que ELE é quem nos defende e quem nos protege. Não podemos perder esta característica. Somos ovelhas e não cobras. A Bíblia diz que devemos lançar sobre ELE as nossas ansiedades:
“Lançando sobre ELE toda a vossa ansiedade, porque ELE tem cuidado de vós.”
(I Pe 5:7)
Quando nos auto-defendemos, estamos dizendo para o próprio JESUS: “Não preciso de ti, tua defesa não me serve, as tuas decisões sobre meus problemas não são as melhores, não sabe o que é melhor para mim!”

Outra característica da ovelha é produzir lã o tempo todo, desde que nasce a ovelha produz lã, quanto mais tosquiada mais ela produz, ela não para de fazer alguma coisa, ela não precisa de ninguém para dizer, produz, é algo natural dela, ela não precisa de nenhuma técnica nova, ela simplesmente produz, não para, não depende de nada para isto, ela está sempre gerando alguma coisa, ela frutifica sempre. Em outras palavras, elas entendem o principio de transbordar, ganhar vidas, falar de JESUS, viver JESUS, tomar iniciativa, não ficar parada, não esperar as coisas acontecerem. Dessa característica podemos tirar, que tudo o que DEUS nos deu é para gerar mais vidas, os dons que nos acompanham não são nossos, mas para edificar o corpo de CRISTO. Se tivermos dons de línguas, profecias, curas, e tantas outras, todas elas são para serem usados em favor da obra do SENHOR.
Outra característica das ovelhas é que elas não comem qualquer coisa, elas não se alimentam de porcaria, diferente de bode, que tudo que vê na frente comem tudo que parece ser apetitoso: latas, plásticos, ou qualquer coisa. Uma ovelha come capim, o capim precisa estar novo, precisa está fresquinho, precisa estar bom, não come qualquer porcaria.
“Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.”(Sl 23:2)
Quantas vezes nós mesmos não ficamos correndo atrás de todo tipo de alimento, se aparece uma novidade ali, ou acolá, já corremos para ver o que é, e ficamos ansiosos para experimentar, nem sabemos de onde veio, nem sabemos quem produziu, não sabemos se vai fazer bem ou mal, e muitas vezes comemos. Isto não é normal de uma ovelha, isso é característica de bode e não de ovelha, tenhamos em mente que DEUS sempre tem algo novo para nós, fresquinho, mas só conseguiremos este alimento fresquinho de apenas uma fonte, que está acessível a todos nós, que é verdadeira palavra de DEUS. Uma fonte não pode jorrar água suja ou limpa. A palavra só tem água limpa. E sermos guiados mansamente a águas tranqüilas, refere-se que quando estamos na direção do ESPIRITO SANTO. Todos nós devemos andar na direção do ESPIRITO SANTO, ou seja, por águas tranqüilas.
Outra característica é conhecer a CRISTO e o seguir:
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e EU conheço-as, e elas me seguem;” (Jo 10:27)
Esta é uma característica importante de uma ovelha. Escutar a voz do SENHOR.
Certa vez, pesquisando algumas referencia, então encontrei um artigo onde o escritor contou uma história interessante, onde este irmão tinha conversando com outro irmão da igreja, ele contou uma história referente às ovelhas, contou que quando esteve na África ali viu um grande lago onde muitos animais iam beber água. De repente, chegou um pastor com muitas ovelhas e elas começaram a beber, depois chegou outro pastor, e também com um numero grande de ovelhas, então o irmão falou para si “meu DEUS como que o pastor saberá quais são as suas ovelhas?” Depois chegou mais um, com mais uma quantidade de ovelhas, então percebendo que os pastores ficaram conversando enquanto as ovelhas bebiam. Um pouco mais tarde, foi saindo um por um, dos pastores que estavam ali com as ovelhas e as ovelhas escutaram a voz de cada pastor chamando-as e cada rebanho seguiu ao seu pastor, sem se misturar. No que aprendo com este texto é que aquelas ovelhas sabiam quem era que deviam seguir. Portanto, nós também deveríamos nos comportar assim dessa maneira, mas muitos de nós, até escutamos a voz de DEUS, mas não seguimos. DEUS está falando em nossos ouvidos, faz isto, vai para lá, vem para cá e não seguimos, então não adianta simplesmente escutar, devemos também obedecer, não adianta dizer que está esperando DEUS falar, pois DEUS já está falando, está usando esta palavra, está usando o pastor da igreja, está usando um irmão, mas muitos não tomam uma atitude, ficam paralisados e ficam na espera de coisas que não vão acontecer, caso na haja uma atitude da parte da pessoa. Devemos entender que DEUS nos ajuda, ELE faz aquilo que não está em nosso alcance, o SENHOR, pode mover céus e terra para nos abençoar, mas também não nos entrega de qualquer maneira, aquilo que está em nosso alcance devemos fazer, a pessoa pode até estar escutando a voz de DEUS, mas não está entendendo e não a segue. Precisamos ser conhecidos por ELE, fazer parte das ovelhas DELE. ELE nós conhece, conhece todas as nossas características e muitas vezes, é necessário tomarmos certas atitudes para nosso bem. Seguir, não é apenas escutar, mas é conhecer, e seguir. O FILHO DE DEUS não fica confundido, ELE sabe, ELE discerne. A palavra diz que o espiritual discerne bem tudo e ELE mesmo não é discernido por ninguém.
Esta última característica: ELE sabia que seria difícil para nós, ELE sabia que precisaria fazer um sacrifício para entendermos verdadeiramente o que ELE queria de nós.
ELE foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.” (Is 53:7)
A ovelha é o único animal que não faz barulho para morrer, não reclama quando precisa ser sacrificada, não reclama das circunstâncias, não se irrita não tenta fugir. Fica calada. Ainda precisamos aprender muito com as ovelhas.
Autor: Presbítero Edson Luiz de Oliveira
Igreja Evangélica Assembléia de DEUS – Ministério Shalom
Presidida: Pastor Silvio Luiz de Azevedo
Ponta Grossa PR – 04/maio/2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More