quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Rebelião - O Pecado de Feitiçaria



Tenho tido o "desprazer" de observar entre muitas pessoas que nos cercam, um problema bastante grave aos olhos de Deus, que é a insubmissão. Desde o momento em que Deus colocou seres viventes na terra, já começou a determinar hierarquias para serem observadas. Logo de início, Deus determinou que os animais estariam sendo dominados pelo homem.

O rei Davi organizou o seu exército e o povo, de maneira que formassem grupos subordinados a líderes, tal qual vemos hoje em todas as hierarquias, sejam sociais, políticas ou militares.

"E Davi contou o povo que tinha consigo e pôs sobre eles capitães de cem. E Davi enviou o povo, um terço debaixo da mão de Joabe, e outro terço debaixo da mão de Abisai, filho de Zeruia e irmão de Joabe, e outro terço debaixo da mão de Itai, o geteu; e disse o rei ao povo: Eu também juntamente sairei convosco."(2Sam. 18:1-2)

Há quem faça distinção no conceito de sujeição e submissão, considerando a sujeição como um ato de obediência imposta (por dependência), como um empregado obrigado a obedecer ao patrão, e submissão como um ato de obediência voluntária e por amor, como alguém que se submete à vontade de um amigo para agradá-lo (o dicionário mostra essa diferença de forma sutil). Qualquer que seja o conceito, ambos requerem obediência e são requisitos indispensáveis para fazer a vontade de Deus. Na verdade, dentro destes conceitos, todo ato de sujeição deve ser praticado com amor.

Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. (Ef.5:21)
Submissão e autoridade são fatores que sempre andam juntos. Não pode haver um sem existir o outro. Em A falta de submissão se caracteriza de duas formas: Desobediência e Rebelião.

DESOBEDIÊNCIA - quando a ordem de uma autoridade superior não é obedecida (há o reconhecimento da autoridade, porém suas ordens não são cumpridas). A desobediência como pecado traz suas conseqüências: Exemplos:
Adão trouxe maldição e morte à humanidade por causa da desobediência.
Acã não obedeceu aos seus superiores tomando para si objetos dos seus adversários. Como conseqüência foi apedrejado.

Moisés, que liderou uma multidão durante quarenta anos no deserto para levá-la à nova terra, não entrou na terra prometida porque uma vez não obedeceu a Deus. Note-se neste caso, a grande responsabilidade que temos diante de Deus. Muitos não levam a sério a obediência a Palavra de Deus, e tratam com Deus como se Ele fosse um homem. As conseqüências sempre são gravíssimas.

REBELIÃO - Quando a autoridade superior não é reconhecida. (as ordens não são cumpridas por não haver o reconhecimento da autoridade superior). Um sinônimo para rebelião é MOTIM. O rebelde de certa forma enfrenta a autoridade superior colocando-se num nível igual ou mais alto. A rebelião leva à perdição eterna. 

Foi o primeiro pecado cometido no universo quando um anjo se rebelou contra Deus. O anjo de maior destaque nos céus quis se igualar a Deus desviando para si toda honra e gloria que só a Deus é devida. Este anjo tornou-se o que hoje é chamado de Satanás.
Deus compara a rebelião como um ato de feitiçaria, e como tal terá como destino o lago de fogo.

SUBMISSÃO - Jesus como exemplo, submeteu-se aos seus pais terrenos e também esteve totalmente submisso à vontade de Deus, o Pai celestial. Em todas as ocasiões, Jesus sempre se comportou com obediência, Ele que tinha poder e autoridade vindas de Deus. 

A Palavra de Deus nos adverte que devemos ser submissos a Deus, aos pais, aos patrões, aos governantes; aos pastores; e a todos os superiores. 

Vimos que qualquer que seja a condição de desobediência, se constitui num pecado e como tal, impede a entrada no reino de Deus. É necessário lembrar que a obediência a Deus sempre deve ser colocada em primeiro plano, ou seja, a obediência ao homem não pode contrariar a vontade de Deus. Ocorrendo essa situação (choque entre autoridades), sempre haverá uma solução da parte de Deus, basta entregar o problema nas mãos dEle. Aquele que exerce autoridade deve fazê-lo debaixo da sabedoria de Deus e submetendo-se a Ele.

FONTE

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More