quinta-feira, 4 de julho de 2013

Rios Eufrates e Tigres estão secando, avisa a Nasa


Um estudo de cientistas da Universidade de Califórnia, o Centro de Vôos Espaciais Goddard da NASA e o Centro Nacional de Buscas Atmosféricas, nos Estados Unidos, detectou uma grande perda de água doce nos rios Tigres e Eufrates. Este grupo de investigação chegou a estas conclusões graças aos dados coletados pelo satélite Grace da Nasa, que verifica as reservas de água do mundo. Esta região, segundo relata Gênesis 15.18 é a terra que dada por Deus a Abrão, dizendo: “À tua descendência darei esta terra, desde o rio do Egito até o rio grande, o rio Eufrates”.
Agora, de acordo com a investigação, os rios, que percorrem Iraque, Irã, Turquia e Síria, têm perdido tanta água como a que há no Mar Morto, ou seja, cerca de 144 quilômetros cúbicos de água em sete anos.
“É água suficiente para atender as necessidades de milhões de pessoas na região a cada ano” assinalou Jay Famiglietti, o principal pesquisador do estudo.
“Os dados de Grace mostraram um índice alarmante de descenso no armazenamento total de água no Tigres e Eufrates, que atualmente possuem a segunda taxa de perda mais rápida de águas subterrâneas da Terra após Índia”, sintetizou Famiglietti.
De acordo aos cientistas, com as mudanças climáticas calcula-se que as secas da região sejam  mais extremas e estimam que a demanda de água aumentará cerca de 60% até 2045.
O EUFRATES NO APOCALIPSE
A seca do Eufrates está citada no capítulo 16 de Apocalipse, e tem relação com “a sexta taça da ira”. Começa assim o capítulo: “Ouvi uma grande voz que dizia desde o templo aos sete anjos: Vão e derramem sobre a terra as sete taças da ira de Deus”.
E segue no versículo 12: “O sexto anjo derramou sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a água deste se secou, para que estivesse preparado o caminho aos reis do oriente”.
Parte da perda (algo mais de 40%) tem sido atribuída a uma seca do 2007, enquanto cerca dos 60% restantes se deve ao bombeamento de águas subterrâneas, algo que cresce durante e após as secas.
Segundo informa Famiglietti, nesse período de seca de 2007 só no Iraque se perfuraram cerca de mil  novos poços. Famiglietti espera poder visitar a região no final deste mês para discutir suas descobertas e criar consciência do problema.

Fonte: Protestante Digital

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More