sábado, 21 de fevereiro de 2015

ONDE ESTÃO OS NOVE?

Palavra do dia com o Pastor Silvio Luiz

ONDE ESTÃO OS NOVE? Lucas 17.11-19.


Versículo Base
Lucas 17:11-19

“De caminho a Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galileia. Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou”

1.     1. INTRODUÇÃO

Ao ler essa passagem bíblica, é impressionante se dar conta que de 10 homens que se encontravam na mesma situação de desespero e dor, somente 1 voltou para agradecer aos Senhor pelo milagre que realizou em seu corpo.
Vejamos o que foi que aconteceu…


1.     2. QUEM ERAM OS SAMARITANOS?

“De caminho a Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia.” Lucas 17:11
Os samaritanos eram colonos a quem o rei da Assíria enviou para habitar a terra de Israel depois do cativeiro. Eles eram uma raça depreciada pelo povo judeu.

Porque os samaritanos eram depreciados pelo povo judeu?
Vejamos o que a Bíblia diz:

Ler 2ª Reis 17:24-29
“O rei da Assíria trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate, e de Sefarvaim e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; tomaram posse de Samaria e habitaram nas suas cidades. A princípio, quando passaram a habitar ali, não temeram ao Senhor; então mandou o Senhor para o meio deles leões, os quais mataram a alguns do povo. Pelo que se disse ao rei da Assíria: As gentes que transportaste e fizeste habitar nas cidades de Samaria não sabem a maneira de servir o deus da terra; por isso, enviou ele leões para o meio delas, os quais as matam, porque não sabem como ser o deus da terra. Então, o rei da Assíria mandou dizer: Levai para lá um dos sacerdotes que de lá trouxestes; que ele vá, e lá habite, e lhes ensine a maneira de servir o deus da terra. Foi, pois, um dos sacerdotes que haviam levado de Samaria, e habitou em Betel, e lhes ensinava como deviam temer o Senhor. Porém cada nação fez ainda os seus próprios deuses nas cidades em que habitava, e os puseram nos santuários dos altos que os samaritanos tinham feito.”

A raça samaritana surgiu dos casamentos mistos: entre israelitas e os estrangeiros que haviam chegado para viver nas cidades de Samaria.

“Porém eles não deram ouvidos a isso; antes, procederam segundo o seu antigo costume. Assim, estas nações temiam o Senhor e serviam as suas próprias imagens de escultura; como fizeram seus pais, assim fazem também seus filhos e os filhos de seus filhos, até ao dia de hoje.” 2ª Reis 17:40-41.

Vemos que os samaritanos não quiseram obedecer as leis que Jeová havia dado ao povo de Israel e que tinha ido um sacerdote para ensiná-los. Por esta razão, por temer a Jeová (um temor completamente falso) e ao mesmo tempo servir aos seus ídolos, eles foram odiados pelo povo de Israel

1.     3. O ENCONTRO DE JESUS COM OS LEPROSOS.

“Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe…” Lucas 17:12-13
No tempo de Jesus, a lepra era considerada uma praga, e as pessoas viam os leprosos como pessoas imundas, devido a sua enfermidade.

A lepra se manifestava, no princípio, com feridas brancas que mudavam a cor do pelo, e depois essas mancham ficavam vermelhas e pele do enfermo ia se deteriorando.Quando uma pessoa aparecia como manchas como essas, ela devia se apresentar aos sacerdotes, e eles as afastavam do povo durante um tempo, e a cada 7 dias eles analisavam a pessoa para terem certeza se era lepra, porque também poderia ser uma micose ou qualquer outro tipo de doença de pele.Ao se certificarem que era lepra, os sacerdotes declaravam que eles eram imundos e a partir desse momento elas viviam sozinhas e fora da cidade. Elas deviam rasgar suas roupas, permanecerem com a cabeça descoberta e despenteada, tinha que tapar seus rostos com um pano e tinham que gritar continuamente: IMUNDO! IMUNDO!
Foi por esta razão que eles pararam de longe para gritar:

“… e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! “Lucas 17:13

Como você acha que esses homens pediram? Eles gritaram desesperados porque já não aguentavam mais aquela carga. Eles pediram misericórdia! …e receberam misericórdia, pois quando Jesus os viu, ele deu atenção a eles. Jesus ficou atento com a necessidade que os leprosos tinham. E hoje ele está igualmente atento a tua e a minha necessidade
.
1.     4. A OBEDIÊNCIA

Mas como Jesus não queria que os leprosos desobedecessem às leis estabelecidas, eles os enviou para se apresentarem aos sacerdotes.“Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.” Lucas 17:14. Você sabe o que aconteceu aqui? Jesus exigiu obediência dos leprosos. Para obedecer a Deus, não é necessário entendimento ou raciocínio humano. Para obedecer a Deus, é necessário disponibilidade no coração para seguir as instruções que Deus nos dá. Os leprosos já haviam se mostrado outras vezes aos sacerdotes e eles sabiam que os sacerdotes já haviam declarado que eles eram imundos… mas os leprosos obedeceram a Jesus e foram limpos da doença da lepra durante do caminho.

Muitas vezes em nossas vidas a questão não é o problema, nem a doença, nem a necessidade… a questão é a disposição que devemos ter para enfrentar qualquer situação seguindo unicamente as instruções de Jesus.

1.     5. SOMENTE UM DOS LEPROSOS VOLTOU…

“Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano.” Lucas 17:15-16. Este é o ponto central. Por quê? Porque não devemos viver sem estar continuamente agradecidas com o Senhor por tudo que Ele é, por tudo que Ele representa e por seu imenso amor para conosco. Muitas vezes a vida passa em lamentos e queixas e nos comportamos como pessoas ingratas que se esquecem de agradecer a Deus por todas as bênçãos que continuamente ele nos dá. Devemos expressar nossa gratidão a Deus o tempo todo e fazê-lo em voz alta, com louvor e adoração. “Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?” Lucas 17:17-18 Foi um samaritano que voltou para expressar a sua gratidão a Jesus!

Um homem de um povo tão odiado pelos judeus. Isso nos ensina que não podemos julgar as pessoas por motivo algum. Qualquer israelita (judeu) pensaria que um homem samaritano não poderia se dar conta que Deus tinha feito um milagre em sua vida, e, no entanto, o samaritano agradeceu pela resposta que Deus havido dado ao seu pedido de cura! 

1.     6. O PODER DA FÉ.

“E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou” Lucas 17:19
O leproso que voltou para agradecer a Jesus não obteve somente um milagre de cura física. Ele obteve também um milagre de salvação. Assim afirmou Jesus quando disse que pela fé dele, o samaritano havia obtido o dom da salvação. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” Efésios 2:8. O dom da salvação é um presente que Deus oferece a todo aquele que crê em Jesus e o aceita como Senhor. É por isso que este samaritano, que vinha de um povo que não honrava a Deus, recebeu cura e salvação. Ler Romanos 10:8-13: “Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra de fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessarem Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Portanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos ricos para com todos os que o invocam. Por que: Todo aquele que invocar o nome do senhor será salvo.”

1.     7. CONCLUSÃO

Podemos nos dar conta que nossos problemas e dificuldades não são nada?
Que perdemos muito tempo reclamando do que não temos em vez de nos ocuparmos em agradecer por tudo que temos? Sempre devemos saber que Deus é bom. Há uma atitude que deve ser selada em nós para poder evitar tantas enfermidades e problemas em nossos corações: a Gratidão.  A falta de gratidão em nossos corações faz que vejamos os problemas de forma muito grande…! E, no entanto, ao analisarmos ao nosso redor, não podemos viver sem estar agradecidas pela misericórdia de Deus. E não é que não tenhamos momentos ou situações difíceis, e sim que, o mais importante é que possamos ver que diante dos problemas está a grande “misericórdia de Deus”. Isso é o que precisamos para poder viver agradecidos.

Recordemos qual foi à pergunta de Jesus: Onde estão os nove?

E permita-me fazer a mesma pergunta: Onde está você?

1.     8. ORAÇÃO

Oremos para pedir que o Espírito Santo de Deus nos guie para sermos Novos servos Agradecidos.

ONDE ESTÃO OS NOVE?

https://contaazul.com/parceiro?oid=54e772a33c8b2


0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More