quarta-feira, 7 de março de 2012

ANA – UMA MULHER ATRIBULADA


Texto:  1 Samuel 1:1-28

O texto nos informa que em Efraim vivia um homem temente a Deus, chamado ELCANA, que tinha duas esposas: Penina, que tinha filhos e, ANA que era estéril.

Penina, por ter filhos, tornou-se arrogante e provocava ANA que, não podendo agüentar sua esterilidade, tornou-se melancólica e insatisfeita com a vida.   E não era para menos porque o conceito que o Judeu tinha da mulher estéril de total humilhação...

Veja isso em Lucas 1:25ü

Por outro lado, Elcana, o marido, tinha uma tarefa difícil para manter a harmonia dentro da sua casa, mas a despeito dos problemas de relacionamento no lar, Elcana levava suas esposas e filhos para adorar a Deus todo ano em Silo.  
E essa é uma importante lição:  Não podemos deixar que os problemas e as divisões na família nos impeça de cultuar ao Senhor!!!
Vejamos alguns atributos positivos no meio das tribulações da vida de ANA:
1O. – Ana era temente a Deus.  O texto nos informa o seu coração estava em paz com Deus. Em nenhum momento somos levados a duvidar da sinceridade da sua oração, da sua confiança, da sua fé, e da força da sua consagração.

2o. Ana era uma mulher amável.  v. 5 nos informa que Elcana a amava muito e o fato dela ser estéril não diminuiu o seu valor aos olhos do marido:  “Mas a ANA dava uma porção dupla, porque a amava, apesar de que o Senhor a tinha deixado estéril”.

3o. Ana possuía auto-controle.  Penina a provocava excessivamente. Na festa anual, quando a provocação aumentava, ANA foi sozinha ao santuário, para chorar e orar solitária.   -   E veja que quando o sacerdote a censurou por pensar estar ela embriagada, ela respondeu de maneira branda...   aceitou a repreensão sem ressentimento, sem tentar justificar-se, sem reivindicar seus direitos, e respondeu de maneira branda porque estava na presença do Senhor.
4o. Ana era uma mulher que meditava muito.  Sua tristeza a obrigou a pensar muito e a levou a uma comunhão mais intima com Deus. Ela característica é evidente quando ela fala, principalmente no seu cântico que esta registrada no Capítulo 2...

Por isso irmãos, olhando essa situação, somos levados a concluir que, como vimos no domingo passado, os nossos problemas nos levam sempre a ter uma comunhão mais intima com Deus....

Um dos grandes ensinamentos do texto é que UM ESPÍRITO ATRIBULADO GERA BENÇÃOS...
Ana aprendeu a orar.  Ela correu ao Senhor para expor o seu problema.  Orou com amargura de alma e a amargura de alma deve ser adoçada pela oração.   Hebreus nos diz isso: 12:15  “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos...”

Ana aprendeu a renunciar seus direitos.  A oração em que esperava escapar da triste situação era uma oração de renúncia! Ela queria um filho, mas estava pronta a dedica-lo ao Senhor para o Seu serviço.

Ana aprendeu a ter fé.  Ela estava triste e magoada, mas quando o Sacerdote disse: “Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu”... imediatamente o seu rosto se alegrou.   O final do v. 18 diz: “Então ela seguiu seu caminho, comeu, e seu rosto já não estava mais abatido”.   Ou seja, ela ainda não havia recebido a benção, mas calcou a sua fé em Deus e a sua oração transformou-lhe a vida.

Portanto, pela fé e pela oração, o texto nos informa que AS TRIBULAÇÕES SÃO TRANSFORMADAS EM ALEGRIAS.
Tal como Rebeca, Isabel e outras mulheres estéreis da Bíblia, ANA teve a sua oração respondia e ganhou um filho.   E junto com a bênção DEUS lhe dá a graça para criar esse filho.  Ou seja, ela recebeu a incumbência de criar o filho para ser um profeta em Israel.
O próprio nome que ela dá ao filho SAMUEL, significa “Do Senhor o pedi”, acompanhado do caráter e do seu preparo, foram os frutos das experiências vividas pela mãe na tristeza e o sofrimento.


ANA teve poucos anos para educar seu filho, mas aproveitou o tempo para cria-lo na admoestação do Senhor e prepara-lo para servir ao Senhor.  Ela não deixou para o sacerdote a responsabilidade espiritual que cabia a ela...

E isso é importante!  Tanto Elcana como ANA reconheceram que aos pais cabem a responsabilidade e o privilegio de ensinar, desde cedo, seus filhos a respeito do Senhor, mesmo antes deles poderem compreender as coisas espirituais...
E às vezes pais crentes deixam com a Igreja a tarefa de instruir seus filhos no caminho do Senhor. Chega na hora da Escola Bíblica ou do Culto:  “Ufa! Cuidem aí pra mim...”     -   ANA e Elcana, de fato, colocaram em prática o ensino de Provérbios 22:6 - “Instrua a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”.

E assim ANA ganhou mais três filhos e duas filhas depois de levar Samuel à casa do Senhor.  2:21“O Senhor foi bondoso com Ana; ela engravidou e deu à luz três filhos e duas filhas. Enquanto isso, o menino Samuel crescia na presença do Senhor”.   -    Ou seja, ANA teve cinco filhos em troca de um filho dedicado ao Senhor...

E para concluir, diante disso tudo, fica o ensinamento de as vezes Deus não nos pode abençoar, enquanto não passamos pelo fogo da provação...

Fica o ensinamento também, de que o sofrimento pode me levar a uma comunhão mais intima com Deus ou pode me afastar dele. ANA ensina-nos ainda que a oração realmente transforma pessoas e situações....

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More