quarta-feira, 7 de março de 2012

SERVO x APÓSTOLO (Missões)



Texto:   ROMANOS 1:1-5

- Normalmente quando refletimos sobre MISSÕES, temos a tendência de ver esse tema como uma tríade, ou seja: vemos em primeira instância missões do ponto de vista de Deus, sua vontade e sua visão.  Segundo: vemos missões do ponto de vista do campo, ou seja, a necessidade do mundo perdido sem o conhecimento do Evangelho. E, finalmente, refletimos sobre missões do ponto de vista da Igreja, ou seja, a Igreja como agente de Deus para alcançar tribos, povos e raças ... até aos confins da terra.

- Gostaria, entretanto, esta noite de convida-los a refletir sobre MISSÕES do ponto de vista do mensageiro, ou seja, o missionário, sua vida, seus traumas, medos, conflitos, angústias, perplexidades e sonhos.

- O texto que acabamos de ler, introduz a carta com um claro paradoxo: “... PAULO, escravo de Jesus Cristo, escolhido para ser missionário e enviado para pregar a Boa Nova de Deus”.  Na versão Almeida“....servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo...”.

- APÓSTOLO era o título mais alto, mais reconhecido na Igreja do primeiro século... mas PAULO se apresenta como “servo, escravo”... que era apóstolo!    -   Essa auto apresentação dá o tom de toda a carta:   é possível ser servo sem ser chamado para o apostolado, mas não há possibilidade de ser apóstolo sem ser servo ou escravo.

- E isso nos traz à memória o texto de Marcos 10:43 em que Jesus afirma  que  “... quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva, e quem quiser ser o primeiro entre vós, será servo de todos”.

- A Epístola aos Romanos é um dos mais importantes escritos de todos os tempos. Esta carta coloca-se ao lado do Evangelho de João e a Carta aos Efésios no mais alto nível da verdade revelada.  

- Entretanto irmãos, creio que nunca poderemos compreender a carta aos Romanos, sem que conheçamos em primeiro lugar, o próprio autor da epístola, analisando sua existência como homem, suas lutas pessoais, os sonhos do seu coração e as respostas que achou em Deus.   ..... e isso com toda certeza, haverá de lançar luz à compreensão da obra missionária que DEUS requer de cada um de nós!
- DEUS FEZ DE PAULO UM SERVO, ANTES DE FAZE-LO APOSTOLO.     -   A preocupação de Deus a respeito de Paulo era o próprio Paulo em primeiro lugar.  DEUS queria fazer dele um SERVO e não simplesmente uma máquina de plantar igrejas.


- De perseguidor este homem transforma-se em perseguido, tendo uma visão de Jesus na estrada de Damasco.   Ficou cego temporariamente tendo que pedir ajuda para ser curado.      -    De Damasco partiu para a região da Arábia onde permaneceu por três anos revendo a sua teologia e sua forma de entender o Deus de Abraão.

- Após conhecer quem era JESUS, ele pensou estar preparado para pregar o evangelho, mas verdadeiramente ainda não estava.  Prega em Damasco mas é perseguido e tem de fugir.   Vai para Jerusalém onde estavam os apóstolos.  Lá pensou que seria aceita, mas não foi.  Duvidaram dele e foi rejeitado.

- É quando Barnabé aparece em sua vida.  Abraça este homem, investe na sua vida.     E, então Paulo se anima e faz um projeto para evangelizar Jerusalém.  Seus sonhos são grandiosos, mas DEUS não aprova seu projeto, aparece a ele e dispensa a sua obra. Manda que arrume as malas e parta dali...

- Paulo vai então para Tarso onde permanece no anonimato por, aproximadamente, dez anos. Dez anos de molho: longe dos acontecimentos, sem ministério....     -      E ali DEUS retira a sua vaidade, o seu orgulho, a  sua intemperança...

- Em seguida começa a acontecer um grande avivamento na cidade de Antioquia e Barnabé (aquele que investiu em sua vida) o chama para Antioquia e quando o encontra, .... encontra agora não mais um homem parcial, radicalizado em suas idéias e tradições.... mas um servo, um escravo!!!        .....   e de lá PAULO é enviado para os gentios e se revela o abençoado APÓSTOLO PAULO na vida dos cristãos.

- Amados irmãos, essa longa trajetória de PAULO nos mostra que DEUS não deseja uma Igreja caída, mascarada, teatralizada, disforme, que crê nas maravilhas do alto sem experimentar o caráter de JESUS.   DEUS deseja, em primeiro lugar,  que as evidencias do Novo Nascimento seja uma realidade na vidas dos crentes que compõem o Corpo de Cristo.
- DEUS não deseja crentes nominais, carnais, hipócritas ... crentes que estão dentro da igreja vendendo uma imagem mascarada de cristão, e fora dos laços da Igreja vive uma vida mundana de pecado, mal testemunho, de coisas ilícitas, de maus pensamentos, maus desejos, de maledicência, de engano, de bebedeira, de vícios,  .... desagradando e entristecendo o coração do Espírito Santo.

- SE ESSE É O SEU CARÁTER E O SEU PROCEDIMENTO, SAIBA QUE DEUS REJEITA SUA VIDA!   SAIBA QUE VOCE É UM PESO, UMA PEDRA DENTRO DO REINO DE DEUS! ... e que o seu pecado tem atravancado o andamento da Igreja de Jesus. E que haverá um momento em que DEUS vai puxar o seu tapete!

- ... porisso, ao refletir sobre a vida do apóstolo PAULO, nunca se esqueça, que a respeito da sua vida, DEUS está muito mais interessado em forjar o caráter de JESUS em seu coração, ... do que no ministério, na função, no cargo,  ou na obra missionária que você possa ter dentro da Igreja local.

- DEUS CHAMA PAULO PARA SER UM MISSIONÁRIO.    -    PAULO era judeu, da tribo de Benjamim. No livro de Atos (26:5) ele mesmo testemunha seu ranço farisaico, diz ele: “... eu sempre tenho sido o mais severo entre os fariseus, quando se trata da obediência às leis e aos costumes dos judeus”.      - ... ainda que nascido em Tarso ele também era uma cidadão romano de nascimento e fora educado aos pés de Gamaliel, um dos mestres mais ilustres do judaísmo.     

- Portanto, mantendo lealdade à sua fé ancestral e o zelo pela lei mosaica, excedia muitos de sua idade, e ainda moço, tornou-se o líder reconhecido na primeira perseguição geral aos cristãos.  Ele mesmo diz no livro de Atos: “... eu andei à caça dos cristãos, perseguindo-os até a morte, prendendo-os e pondo na cadeia tanto homens como mulheres”. (20:4).

- Mas acontece algo extraordinário na vida deste perseguidor sanguinário na estrada de Damasco.   Eu quero convidar você a acompanhar na Bíblia este encontro que PAULO teve com o SENHOR:

- ATOS 26:12-18ü   -  ler...       (DESTACAR  v. 18)

- Ao analisar este texto, meus amados irmãos, nós nunca podemos nos esquecer que a bíblia nos diz em 2 Coríntios 5:20 que cada um de nós somos EMBAIXADORES de CRISTO, em outras palavras eu e você somos representantes, somos discípulos, somos ministros de DEUS aqui na terra.   -  ...  Portanto essa mesma chamada que DEUS fez a Paulo no v. 18, ELE o faz também a você.    É uma chamada a todos os cristãos e não somente ao apóstolo Paulo e pastores de Igrejas...

- Assim é que DEUS esta noite esta dizendo a você: “EU envio você ao mundo, a fim de abrir os olhos deles para a sua verdadeira situação, para que eles possam se converter  e viver na luz de DEUS, em lugar de viverem na escuridão de Satanás; para que possam receber perdão pelos seus pecados e a herança eterna juntamente com todos aqueles cujos pecados são purificados, e que são separados pela fé em MIM.”

- Há duas expressões contidas neste texto, irmãos, que retrata o que vai acontecer às pessoas quando você for um instrumento de Deus nas vidas delas.  Duas ações acontecerão quando você for embaixador, representante, discípulo, ministro de Deus aqui na terra:

- A primeira ação, diz o texto, é que as pessoas abrirão os olhos e verão a situação em que se encontram.  A insensibilidade espiritual é comparada a alguém que fechou os próprios olhos, não podendo assim orientar os seus passos em direção à luz.  Quando uma pessoa ainda não converteu, não conheceu a Jesus como seu Salvado ela é ainda uma súdita do reino das trevas!

- Portanto amados irmãos, quando nos colocamos à disposição do Senhor, na ministração da Palavra, e isso é uma obra missionária, DEUS vai usar você para fazer esta operação espiritual, em sua inteireza, na vida daqueles a quem você vai ministrar!

- A segunda ação, diz o texto, é que eles vão se converter e viver na luz de Deus, em vez de viver na escuridão de Satanás.  

- Não podemos nos esquecer irmãos, que SATANÁS é com freqüência descrito como um ser próprio do reino das trevas. Aliás, II Tessalonicenses 2:9 faz menção sobre a hierarquia inteira dos espíritos malignos que estão à disposição de Satanás.  

- O texto de Efésios 6:12 é a referência neotestamentária mais clara sobre os poderes malignos que existem nos chamados “lugares celestiais”.  E assim sendo, a impressão que se tem é que SATANÁS continuará a exercer um vasto controle sobre muitas esferas da existência, até o julgamento final.

- .... e o que DEUS esta nos dizendo esta noite é que pela ação, pela ministração da sua palavra, através dos irmãos, muitos serão libertos, se converterão e viverão na luz do Senhor.

- Saulo de Tarso havia sofrido de uma cegueira temporal, mas  pela ministração do embaixador, do ministro, do discípulo Ananias, ele ficou curado, livre das amarras que Satanás lhe tinha feito...

- Porisso irmãos, o tema este ano de Missões Mundiais: PROCLAME ÀS NAÇÕES, A GLÓRIA DE DEUS!  Esta tarefa missionária pertence à Igreja de Deus que é você!  DEUS quer que no limiar deste novo milênio, proclamemos com ousadia e intrepidez a sua glória a este mundo.    -     Você é desafiado a orar, a interceder e sustentar, segurar as cordas daqueles que foram obedientes ao chamado e estão ao mundo proclamando a palavra de Deus!

- Finalmente amados, precisamos ter a visão de que o nosso campo missionário é a área geográfica em que vivemos! Há muitos homens e mulheres de paz a serem alcançados na nossa cidade, no nosso bairro, na nossa escola, na nossa faculdade, no nosso trabalho...

- Que você nesta campanha entregue a maior oferta que puder ao sustento da obra missionária ..... mas a maior e a mais significativa de todas as dádivas é você próprio!  Oferte a sua vida ao Senhor! Faça um discípulo este ano dentro do padrão de Deus.   E quem sabe um discípulo igualzinho ao seu caráter: caráter de fidelidade, de amor pelas almas, caráter de viver como Jesus deseja que você viva...

 - Um dos alvos de oração da nossa Igreja este ano é batizar no mínimo 50 novas pessoas.   Será que uma delas poderá ser fruto do seu trabalho, da sua ação missionária? ...   Que DEUS dê a cada um de nós ouvidos atentos à voz do Espírito Santo e conseqüentemente uma visão missionária à luz do caráter do Apóstolo Paulo.    =   DEUS NOS ABENÇOE!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More