quarta-feira, 7 de março de 2012

BUSCANDO UM HOMEM DE PAZ



Texto: Lucas 10:1-11 e 17-20 e 23

n Este foi o segundo estágio da implantação da Igreja de Deus aqui na terra. Os discípulos iniciam um movimento que é sucessório a instrução do Velho Testamento.  Encerra-se o período veterotestamentário com os sacrifícios, com suas leis, com seus ritos, com observância de regras e preceitos e inicia-se aqui uma nova jornada, uma nova história, uma nova época na história da Igreja.

n Ou seja, Jesus inaugura um novo momento, não mais com sacrifícios, leis, regras e preceitos, mas agora observada pela morte e pela vida, o último cordeiro morreria (e morreu).  O último sacrifício fora feito, o último profeta vivido, o último sacerdote (da linha sacerdotal, iniciando lá com Melquisedeque como diz em Hebreus) ... agora estava terminando o seu ministério sacerdotal.

n Em JESUS se cumpre o Antigo Testamento. Ele é o último dos sacrifícios, o último sacerdote (que ministra o último sacrifício) , o último dos profetas, o último dos Reis (O Rei dos Judeus).

n E agora em sua nova jornada, nesse seu novo ministério ELE inicia o seu movimento com sua célula protótipo, um grupo pequeno, ou seja, os primeiros 12.  E num primeiro momento escolhe os 12, os chama, os tira da sua vida profissional. Homens simples como eu e você, homens cabeçudos (teimosos) como eu e você. Jesus chama esses homens para caminhar com ELE durante três anos e meio,... tempo para mudar seus valores, mudar sua visão, tirar o velho e colocar o novo.

n E nessa primeira rodada, JESUS diz aos pecadores: Vocês não vão mais pescar peixes, vocês agora vão pescar gente (homens e mulheres). Vocês serão pescadores de seres humanos daqui para frente. Eu vou iniciar com vocês esse movimento!


n E assim,  numa segunda etapa do ministério de Jesus nós chegamos onde estamos aqui agora (O texto que acabamos de ler - Lucas 10), ... onde JESUS amplia o seu grupo a partir dos 12 para 70.  E dá instruções bem específicas do ministério deles (a maneira como deviam fazer, se comportar, agir, o que deveriam falar), ... para que alcançassem resultados positivos!

n E o v. 17 nos informa que eles estavam hilariantes, efusivamente alegres, transbordantes:” SENHOR, FUNCIONA”!!!  .... é funciona! Tudo isso que o Senhor mandou a gente fazer: FUNCIONA!

n E no v. 20  Jesus tem que consertar (retificar) um pouquinho a ênfase: “Olha: Jóia! Muito bom!  ...  mas vamos colocar os pés no chão. “O MAIS IMPORTANTE DESTE MINISTÉRIO É QUE O NOME DE VOCÊS E DAS PESSOAS QUE OUVIREM A MENSAGEM DE VOCÊS, ESTEJAM ARROLADOS NO LIVRO DA VIDA”.

n Esse é o objetivo principal, nisto consiste a construção do meu reino. Aquele Reino que vocês estão anunciando. O reino de Deus chegou até vocês (v. 11). Está aqui. Não precisa esperar mais. O Messias chegou. Inicia-se uma nova época....

n E num terceiro estágio na expansão do seu ministério Jesus estabelece os 120 no cenáculo, e diz para eles:  “Vocês vão ficar em Jerusalém até descer sobre vós o Espírito Santo. E quando ele descer vocês serão revestidos de poder e vocês serão minhas testemunhas ... começando em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra.

n E aí sim, nós alcançaremos a MASSA CRÍTICA, ou seja, o número mínimo ideal de pessoas para formar um movimento ou desencadear um movimento que ninguém mais pode segurar.


n E ELE diz: “As portas do inferno não vão poder resistir...”  -  JESUS está dizendo: Vocês vão derrubar, tombar, invadir, penetrar, tombando as portas do inferno e arrancando as pessoas lá de dentro!

n E na verdade irmãos é isso que a Igreja faz!. Às vezes a gente volta correndo, com umas brasas do inferno chamuscando a gente....  E é isso que Jesus deseja.  Entre dentro do inferno, agarre alguém e saia correndo de lá!     

n Porque se não fizermos isso Satanás haverá de fazer:  ele vem, se infiltra dentro da Igreja, rouba e leva embora.     =   E JESUS nos adverte neste momento:  ESTA É A TÁTICA QUE A IGREJA DEVE USAR.  E NÃO SATANÁS!!!

n .... É interessante observarmos isso, porque após as etapas de expansão que começou com os 12, depois 70, 120 no cenáculo, ao lado dos 500 que testemunharam sua ressurreição  -  logo após o Pentecostes houve uma grande colheita! O evangelho invadiu todo o Império Romano, alastrou-se por todas as regiões da época...

n E essa colheita começou grande e eu tenho certeza que vai terminar grande também.  É impressionante irmãos o que Deus está fazendo hoje. ELE esta preparando sua Igreja em todos os lugares do mundo, uma segunda grande reforma esta ocorrendo!  -  Ela não tem nome, não tem denominação, não tem dono, ela simplesmente esta soprando sobre todas as Igrejas do mundo, que tem abraçado a visão da mutualidade, dos grupos pequenos, de células familiares, de relacionamentos profundos, do cuidado de uns para com os outros  ...

n Eu e você estamos vivendo num momento muito singular da História. Nós fazemos parte de um movimento, de um mover do Espírito Santo na história da Igreja.  Basta olhar o que DEUS está fazendo dentro da história da nossa Igreja...


n .... alguns saudosistas poderiam dizer:  Ah! Eu gostaria de ter vivido na época de Jesus, na época de Moisés, dos Reformadores, do Pr. ­­­­­­Ciryllo -   .... Irmãos eu não gostaria de ter vivido em nenhuma outra época a não ser esta.     -   Esse é o “KAIRÓS”, ... O TEMPO DE DEUS!.     -    O momento onde Deus está dizendo: IGREJA ACORDA!  Volta para o significado original.  Volta para as práticas originais.  Vamos deixar de ser instituição e vamos voltar a ser movimento. Vamos deixar as tradições legalistas, os ritos e costumes e voltar a ser a Igreja dos meus sonhos...

n É interessante que Jesus neste texto enfatiza dizendo: Olha irmão há uma grande colheita a ser feita. “A safra está muito abundante!  Uma grande colheita!!!   Ela é enorme....    -  Mas a realidade é que os trabalhadores são poucos...

n ... e a impressão que dá é que Jesus esta se auto-limitando.  ELE que tinha poderes sobrenaturais.  Era Deus e podia converter pessoas instantaneamente as milhares e dizer:  agora vamos lá: colham! Trabalhem! Tragam os resultados...

n ... mas ELE diz não!  São poucos os trabalhadores e nós vamos começar pequeno!  E esse grupo que começa pequeno, com 12, depois 70, depois 120, 3.000, 5.000, 50.000, invade o Império Romano, caminha, prospera, se tornar grande... e a porta do inferno não tem prevalecido contra ele...

n Esse grupo, esse movimento é responsável por trazer a grande colheita para dentro.  JESUS DIZ: Olha, por serem poucos os obreiros a gente precisa fazer uma coisa:  ROGAR, PEDIR, PEÇAM AO DONO DA PLANTAÇÃO QUE MANDEM TRABALHADORES PARA FAZER A COLHEITA!

n ........ Eu levei muito tempo para entender essa ordem de Jesus para pedir trabalhadores.    Será que a gente tem que orar para eles caírem de pára-quedas do céu?   Zizzzzzz........ chegamos, estamos aqui para ajudar.            -              Será que vamos encontrar esses trabalhadores a venda no Mercado Evangélico?

n ....... se eles não caem do céu em pára-quedas, a gente não os encontra para venda,  .... e, se não existem Ets.  (que eu saiba a bíblia não fala nada que se orarmos bastante Seres Extraterrestres virão e nos ajudarão a colher...  pelo menos não existe base bíblica para isso)...

n ENTÃO  da onde virão, quem serão estes ceifeiros? Quem é o potencial?  Com quem nós vamos poder contar para implantar o Reino de Deus em Araçatuba? Quem são essas pessoas? Da onde elas virão?..........

n E EU ENTENDI:  O MAIOR CELEIRO DE OBREIROS É O MUNDO PERDIDO!   O maior celeiro de obreiros são os pecadores que nós vamos ganhar, que a Igreja vai ganhar.  E quando Jesus diz: OREM, PEÇAM INSISTENTEMENTE AO PAI PARA MANDAR CEIFEIROS,  quer dizer:  SENHOR, mande pecadores para que o Senhor nos use na conversão deles, que a gente discipulem eles, treinem eles e eles se tornem Ministros do Senhor, ceifeiros sua seara!!!!!!

n Não vai cair de pára-quedas em nossa Igreja não!  Vai ser trabalho duro irmãos!   Durante Três anos e meio Jesus suou, trabalhou, camelou 12, 15horas por dia, com 12 cabeça dura, depois 70, 120, 500... você já imaginou que trabalhão?.....

n ....... Portanto, meus irmãos, se não for esse o caminho, alguém precisa me explicar onde esta esse estoque, esse depósito de trabalhadores. Da onde virão esses obreiros ?

n O que JESUS descreve aqui na verdade é os passos (a direção) de como os ceifeiros serão levantados: Vai ser trabalho duro dos discípulos que vão formam outros discípulos!!!!

n Portanto, JESUS forma aqui os seus primeiros protótipos, suas primeiras células, soltando os discípulos com uma missão, com uma tarefa.   Vocês vão e dependam da proteção do Sumo Pastor.  Não levem nada com vocês.  Aprendam a serem obreiros leves, laitgh... sem muita bagagem.  (Não precisa ser Phd em Teologia, mestre, ou um profundo conhecedor da palavra...)

n Sejam flexíveis, leveis, ágeis (LEVE, ÁGIL E FEROZ), como uma máquina de guerra.    E os Grupos Familiares transmitem exatamente este conceito - são leve, ágil e feroz.    Portanto seja leve, não leve muita coisa não.  O seu trabalho exige concentração total.  Você não precisa levar muita coisa. Não perca muitas horas com outras coisas.  V. 4 - não pare no caminho nem para conversar com ninguém... CUMPRE A TUA TAREFA!

n .....  E o contato deveria ser feito numa casa!   Ou seja, entrar num “OIKÓS”. (Explicar o que é Oikós – Seu elo de relacionamentos)   -  E lá no Oikós você deve procurar por uma pessoa que ele diz aqui no v. 6 como um “HOMEM DE PAZ”, ... OU MULHER DE PAZ!

n Se um homem de paz morar ali.  ..... Esse é o primeiro estágio!  Você deve ir a busca de um homem de paz!   ... Não peguem os ossos duros de roer, aqueles que fecham as portas da sua casa, aqueles que blasfemam, aqueles que rejeitam... esses ficam para depois!   -   Agora você deve procurar só o homem de paz ... aquele que está procurando a palavra!

n VINTE E CINCO POR CENTO da população do mundo são composta de HOMENS DE PAZ.   No seu “oikós” existe 25% de pessoas que são homens de paz.   ... e se cada membro da nossa Igreja se mobilizar para ganhar apenas seus 25%, a nossa Igreja terá um crescimento de 25% ao ano, ou seja 129 pessoas novas por ano na Igreja ....só pelos contatos com os Homens de Paz!   -  Poderemos fechar este ano com 646 Membros....

n Vamos imaginar que Araçatuba tenha 180 mil habitantes - teremos 45 mil homens de paz em nossa cidade.  Vai ser necessário construir 45 templos idêntico ao que sonhamos construir...  Só para alcançar os homens de paz...

n Busque um homem de paz!  Você chega, fala de Jesus. Fala que o Reino está aí. E o homem de paz responde: É isso que eu estava esperando! Que bom que você veio. Eu já estava esperando....
n Agora irmão, escuta bem, olha aqui pra mim.  DÓI NA ALMA quando uma heresia vem e colhe um homem de paz do seu lado.   (Há! Como dói...)    Você vê um vizinho teu sendo embolçado pelo inimigo, através daquelas duplas com uma pastinha preta cheia de literaturas.   Aquela dupla de camisa branca (de manga curta), calça azul marinho, sapato preto, uma gravata e uma plaquinha aqui escrito Elder.  (.... um sapatão desse tamanho, normalmente)...

n IRMÃOS, AS SEITAS FLORESÇEM EM CIMA DOS HOMENS DE PAZ, porque são pessoas que estão prontas para receber o Evangelho!     EVANGELHO que nós .... embolamos o meio de campo para anunciar.   Ficamos tocando a bola de um lado para o outro, atrasamos para o goleiro, nunca fazemos gol.   -   Se fosse um campo de futebol a torcida estaria vaiando a gente!!  JESUS ESPERA QUE A SUA IGREJA FAÇA MUITOS GOLS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

n O que JESUS estava dizendo para aqueles discípulos era isso:    Fique nessa casa.  Explore esse oikós. Construa bases pequenas, bases sólidas.  Testem o modelo através do homem de paz,  porque vocês não tem ainda estrutura, vocês não tem ainda conhecimento, não tem vida suficiente,  não tem poder......   -   Até porque o poder ainda haveria de descer sobre eles! ... então, nesse estágio, é só procurar o homem de paz!   -  E ESTE PRIMEIRO TESTE FOI MUITO BEM SUCEDIDO!

n Fique lá. Em outras palavras, procurem os segmentos abertos ao evangelho. Procurem as pessoas que são dóceis, acessíveis.  Incrédulos do TIPO A = ABERTOS. Os do TIPO B = BEM FECHADOS fica para depois, agora é só os não resistentes, os que estão querendo, os que estão procurando pelo Reino de Deus. É hora de vocês saírem e terem suas primeiras experiências...  comecem com um grupo pequeno!

n E a gente fica pensando: Jesus bem que poderia ter começado com 5.000.  Porque com 5.000 tem muito mais dízimos, tem muito mais potencial, força, impressão, status, poder.....

n MAS NÃO! JESUS SABIA DO POTENCIAL QUE EXISTE DE INVESTIR EM PESSOAS, na sua individualidade. Pessoas que multiplicaria o seu ministério.  ELE SABIA o poder que existia naqueles 12, naqueles 70, 120 .... e aquilo ia penetrar nos oikós das casas, ia estourar, arrebentar toda e qualquer estrutura, inclusive a estrutura do Império Romano!

n Jesus investiu em pessoas, na sua individualidade, por que ELE SABIA que cada casa tem um oikós com um homem de paz que atinge mais 15 pessoas, dentre eles tem mais 4 a 5 homens de paz e estes se multiplicariam também e não acabava mais... É um fenômeno de multiplicação constante que ultrapassaria a própria razão...

n Por fim, JESUS demonstrou aqui com os 12, 70 e depois 120 que três anos e meio de um bom trabalho, consistente, pode haver o desencadear de um movimento.   -  Agora imagine você se cada membro de cada Igreja Evangélica no Brasil entendesse isso.... que revolução isso daria nos próximos 5 anos?

n Nesse tempo em que nós estamos vivendo, nós estamos sendo parte de um mover de Deus e ELE quer restaurar a sua Igreja para que ela seja dinâmica, SEJA UMA IGREJA VIVA QUE PROCLAME O DEUS VIVO!

n ROGAI - O nosso trabalho de evangelismo tem que ser banhado em oração. Estrutura sem oração não funciona.  Agora oração sem estrutura também não funciona.  Precisamos dos dois...

n Portanto neste tempo DEUS está nos dando essa MISSÃO: ALCANÇAR HOMENS DE PAZ!  Integrar esses homens dentro do nosso grupo de relacionamentos (nossas Células Familiares) e transforma-los em ministros de Deus! 

n No mês de MARÇO estaremos reiniciando nossas CÉLULAS FAMILIARES.  E DEUS esta convocando você para fazer parte desta MISSÃO.   V. 23“Então voltando-se para os doze discípulos, ELE disse em particular: FELIZES que podem ver o que vocês estão vendo!”

n Você quer ser FELIZ na vida crista?  - LUCAS 6:38ü

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More