quarta-feira, 7 de março de 2012

OS AGENTES DA EVANGELIZAÇÃO


Texto:   Lucas 10:1-6

Minha palavra esta noite é dirigida especificamente à Igreja. É dirigida a você que já teve uma experiência com Jesus, foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e, faz parte do corpo de Cristo que é a sua Igreja.  Esta palavra haverá de falar também com você que nos visita, dando-lhe uma visão do que Jesus espera da sua Igreja e também da sua vida...

Estamos neste tempo vivenciando, respirando e refletindo sobre Missões. E neste mês de Março o grande desafio é a obra missionária mundial.  A Junta de Missões Mundiais da nossa Convenção lança campanha: “Como Ouvirão?”... e um grande ponto de interrogação destaca esta pergunta. 

E o embasamento esta em Romanos 10:14 que já recitamos neste culto: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, ser não houver quem pregue?”  e eu completo isso como v. 15“E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!”

Portanto, ao olhar para o texto de Lucas que fundamenta nossa reflexão esta noite, precisamos necessariamente termos uma visão, ainda que sintética, sobre este livro.

LUCAS, companheiro do apóstolo Paulo. Era médico e escreveu também o livro de ATOS.   No livro que leva o seu nome LUCAS está escrevendo para Teófilo, provavelmente um gentio que acabara de se converter e que procurava aprender a cerca de Jesus.   Vemos isso  no Capítulo 1:1-4ü

“Teófilo” significa “Amigo de Deus”, o que leva alguns comentaristas a pensar que o livro foi escrito a todas as pessoas que amavam a Deus.  E com certeza LUCAS esperava que Teófilo e outros leitores (assim como nós) aprendessem que o amor de Deus ultrapassa os judeus e alcança o mundo inteiro...



O livro de LUCAS foi escrito provavelmente entre 59 a 63 d.C.
Portanto, os versículos de 1 a 6 do Capítulo 10 que lemos nos apresentam os grandes desafios de se levar o amor de Deus a todas as pessoas, ou seja os grandes desafios da Obra Missionária, da Evangelização...

Com certeza, ao olharmos para estes versículos, eles nos da a resposta à pergunta da Campanha Missionária deste ano:   “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, ser não houver quem pregue?” - “E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!”

No v. 2 Jesus diz:  “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos.  Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita”.    -   Essa declaração era uma das favoritas de JESUS.  Os evangelhos de Mateus e João traz a mesma declaração.  -   E em todos os casos, JESUS subentende que os homens estariam dispostos a ouvir.  A maior dificuldade seria achar pregadores qualificados e bem-dispostos, que levassem a mensagem, com sacrifício próprio...

Por isso, esta noite eu quero refletir com os irmãos sobre este temaOS AGENTES DA EVANGELIZAÇÃO”.

O que Jesus está dizendo é que o maior desafio da evangelização é a mobilização dos evangelistas.  O maior desafio da evangelização é a sensibilidade que os cristãos precisam ter para com as necessidades daqueles que vivem sem esperança e sem Jesus na vida.    Ou seja, o maior desafio a evangelização mundial não está na seara, mas em encontrar trabalhadores para a seara.

No Evangelho de Mateus 9:36-37 que é um elo escriturístico do texto de Lucas, o texto diz assim: “Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.  Então disse aos seus discípulos: A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos...”

Ou seja, JESUS enxergava as multidões repletas de pessoas aflitas, desamparadas, cansadas e abatidas. E a razão disso era que não havia alguém que lhes compartilhasse o amor de JESUS. Eram como ovelhas sem pastor.
Por isso, o desafio não é a multidão. O desafio é a ausência de gente compadecida da multidão. Missões não é fruto de informação. Missões é fruto de compaixão.   O desafio não esta na multidão. A multidão esta clamando por respostas, gritando por socorro, suplicando por justiça, .... que somente o Evangelho do Reino de Deus, no poder do Espírito Santo, pode satisfazer.

Em outras palavras irmãos, o que Jesus esta dizendo é que o grande desafio esta em fazer com os que têm a água da vida para oferecer, que estes possam transcender o pastoreio de si mesmos, abandonando suas zonas de conforto para que possam compartilhar o amor de JESUS às multidões...

Como é bom estar aqui não é mesmo? Estar aqui tendo a certeza que nossos pecados foram perdoados.  Estar aqui na convicção de que um dia estaremos para sempre com JESUS.  Estar aqui na adoração, na celebração, na comunhão....

Entretanto JESUS esta cutucando você neste momento e dizendo: “Hei amado! Eu necessito de Agentes para a obra da Evangelização.  A seara é muito grande e eu preciso de você!  Será que você pode abandonar esta zona de conforto e compartilhar com as pessoas lá fora a mesma esperança que você tem?”

Uma Igreja que vive sob a promessa da vitória contra as portas do inferno, tem em seu próprio comodismo o maior adversário ao avanço missionário-evangelístico!!!

vv. 3 e 4: “Vão! Eu os estou enviando como cordeiros entre lobos. Não levem bolsa, nem saco de viagem, nem sandálias, e não saúdem ninguém pelo caminho”.

O “TALMUDE” que é uma coletânea de preceitos rabínicos, de decisões legais e de comentários sobre a legislação mosaica, determinava que ninguém podia subir ao monte do templo com cajado, sapatos, alforge ou dinheiro em sua bolsa...

Por isso, não levem bolsa, nem saco de viagem, nem sandálias e não saúdem ninguém pelo caminho, significa dizer que os mensageiros de Cristo teriam de partir com a mesma atitude com que subiam ao templo para adorar.
Ou seja, vão!  Eu estou enviando vocês com uma missão, com uma tarefa. Vão e dependam apenas da proteção do Sumo Pastor. Não levem nada com vocês que possam distraí-los pelo caminho.

Aprendam a serem obreiros leves, laitgh... sem muita bagagem.  (Não precisa ser Phd em Teologia, mestre, ou um profundo conhecedor da palavra...).   -   O seu trabalho só exige concentração total. Não perca muitas horas com outras coisas.     v. 4 - não pare no caminho nem para conversar com ninguém que possa faze-lo desistir... CUMPRE A TUA TAREFA!

E assim irmãos, nós aprendemos que arrependimento e fé não são o fim da evangelização.  O fim da evangelização é a participação no Reino de Deus.   O novo nascimento não é um fim em si mesmo, mas apenas o meio de acesso ao Reino de Deus.

Uma coisa que incomoda o meu coração é analisar a nossa história e perceber que mesmo depois da Grande Reforma Protestante, ocorrida há mais de cinco séculos, a separação entre o clero e o laicato persiste até os nossos dias.

Ou seja, ainda faz parte da subcultura evangélica a noção de que existe um caminho largo que conduz à perdição, um caminho mais ou menos que conduz à vida cristã normal, e um caminho estreito, próprio para pastores e missionários.

Por isso precisamos resgatar as palavras de Jesus para o nosso contexto hoje.  ATOS 1:8 Jesus disse: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”

Ou seja, JESUS chamou a si os seus discípulos e lhes deu poder e autoridade. Poder e Autoridade são prerrogativas de discípulos e não de pastores e missionários somente.  Todos os discípulos, toda a Igreja de Jesus está convocada para a obra da evangelização.  Todos os cristãos possuem os mesmos direitos, privilégios e responsabilidades em Cristo!

Por isso, não é para você ficar esperando um chamado especial para a África para se engajar na obra missionária.  Você é um discípulo de Jesus e está comissionado desde o dia da sua conversão.  Você já esta comissionado para iluminar o mundo que você habita. Comissionado para deixar brilhar a luz de Jesus que habita no seu coração....  Brilha Jesus! Brilha forte! Deixa a chama arder...
vv. 5-6: “Quando entrarem numa casa, digam primeiro: Paz a esta casa. SE HOUVER ALI UM HOMEM DE PAZ, a paz de vocês repousará sobre ele, se não, ela voltará para vocês”.

Vamos caminhar para conclusão da nossa reflexão, pensando sobre a MISSAO DA NOSSA IGREJA. A NOSSA MISSÃO: “Alcançar Homens de Paz”.  Precisamos repetir isso sempre. Até porque o aprendizado também é fruto da repetição...

“Entrem numa casa ... e se houver ali um homem de paz...” - O contato deve ser feito numa casa!   Ou seja, entrar num “OIKÓS”.  “Oikós” é um termo grego que significa: O GRUPO PRIMÁRIO DE ALGUEM.  Essa palavra se encontra diversas vezes no Novo Testamento, onde geralmente é traduzida por “casa” ou  “todos os familiares da casa”. 

ENTRETANTO, não se limita a palavra “oikós” somente para se referir ao conjunto de familiares.  Ou seja, cada um de nós tem um grupo primário de amigos: pessoas que se relacionam diretamente conosco por meio da família, do serviço, atividades recreativas, vizinhos, etc...    =   Essas pessoas fazem parte do nosso “Oikós”.

Portanto, lá no seu “Oikós” você deve procurar por uma pessoa que aqui no v. 6 se refere como um “HOMEM DE PAZ”, ...ou “MULHER DE PAZ”.

“Se um homem de paz morar ali”  .... Você deve ir a busca de um homem de paz!   ... Não peguem os ossos duros de roer, aqueles que fecham as portas da sua casa, aqueles que blasfemam, aqueles que rejeitam... esses ficam para depois!    Agora você deve procurar só o homem de paz ... aquele que está procurando a palavra!

VINTE E CINCO POR CENTO da população do mundo são composta de HOMENS DE PAZ.   No seu “oikós” existe 25% de pessoas que são homens de paz.   ... e se cada membro da nossa Igreja se mobilizar para ganhar apenas seus 25%, a nossa Igreja terá um crescimento de 25% ao ano, ou seja 115 pessoas novas por ano na Igreja ....só pelos contatos com os Homens de Paz!  
Ou seja, se você abandonar sua zona de conforto e compartilhar com o seu “Oikós” o amor de Jesus, nós poderemos fechar este ano com 575 Membros....
Vamos imaginar (DE NOVO...):  Araçatuba tem 180 mil habitantes. Isso significa dizer que temos em torno de 45 mil homens de paz em nossa cidade!   .....  Vai ser necessário construir 45 templos idêntico ao que sonhamos construir...  Só para alcançar os homens de paz... (não estão incluídos aqui os ossos duros de roer, que são 135 mil). ARAÇATUBA É UM GRANDE DESAFIO MISSIONÁRIO..

Busque um homem de paz!  Você chega, fala de Jesus. Fala que o Reino está aí. E o homem de paz responde: É isso que eu estava esperando! Que bom que você veio. Eu já estava esperando, ansiando por essa palavra....

O que JESUS estava dizendo para aqueles discípulos era isso:    Explore esse oikós. Fique lá. Em outras palavras, procurem os segmentos abertos ao evangelho. Procurem as pessoas que são dóceis, acessíveis.  Incrédulos do TIPO A = ABERTOS. Os do TIPO B = BEM FECHADOS fica para depois, agora é só os não resistentes, os que estão querendo, os que estão procurando pelo Reino de Deus. Os que estão com sede.  É hora de vocês saírem e terem suas primeiras experiências...  comecem com um grupo pequeno!

Você é o Agente da Evangelização que DEUS deseja usar em nossa Igreja!   Talvez você em toda sua vida cristã jamais teve uma experiência sequer de levar alguém aos braços de JESUS...
E DEUS esta renovando esse privilégio a você novamente.

Por isso esse ano faça um desafio, um pacto com DEUS: “EU PRECISO GANHAR MEU HOMEM OU MINHA MULHER DE PAZ”.   Clame ao Senhor como fez o Missionário Hudson Taylor, precursor da evangelização na China: “Senhor, dá-me a China para JESUS senão eu morro”... – Quantas pessoas você conseguiu levar para JESUS em toda sua vida cristã?....

Que você nesta campanha entregue a maior oferta que puder ao sustento da obra missionária ..... mas a maior e a mais significativa de todas as dádivas é você próprio!  Oferte a sua vida ao Senhor! Faça um discípulo este ano dentro do padrão de Deus.   E quem sabe um discípulo igualzinho ao seu caráter: caráter de fidelidade, de amor pelas almas, caráter de viver como Jesus deseja que você viva...
Em nossa Igreja há “Ns...” ministérios para você se engajar. As nossas CÉLULAS FAMILIARES são uma estratégia de Deus para alcançarmos nossos amigos....

“Como ouvirão se não há quem pregue?”  -  Quando é que você vai responder a este chamamento de Deus irmão?  Quando é que você vai deixar sua zona de conforto e deixar Deus usar sua vida, compartilhando com seu “Oikós” as esperanças que você tem?

Romanos 10:15 conclui dizendo: “...Como são belos os pés dos que anunciam as boas novas”.   -   Este trabalho também é seu! Não é só dos pastores e missionários.   O lugar onde você está é o seu campo missionário!   Araçatuba é o seu campo missionário!  Você é o agente da evangelização que Deus deseja usar...


0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More