sexta-feira, 16 de março de 2012

OS PATRIARCAS TAMBÉM TINHAM UM ALTAR


Sete dias farás expiação pelo altar, e o santificarás; e o altar será santíssimo; tudo o que tocar o altar será santo.
Êxodo 29:3
 


Queridos e amados  nesta oportunidade desejamos que todos estejam vivendo uma vida de altar.

Quando falamos de Altar podemos na exegese transpor em uma vida de busca ao Senhor. Uma vida na presença do Senhor. Palavra de Deus nos ensina que o fogo no altar deveria estar aceso constantemente e não deveria estar apagado. Levítico 6.13. 
Vemos o exemplo do profeta Elias em I Reis 17 que ao pronunciar um juízo ou uma palavra profética sobre Israel no reinado de Acabe , ele profetiza de uma maneira que podemos notar uma vida de intimidade com o Senhor. Ele diz: a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. 1 Reis 17:1. Notamos amados uma relação brilhante entre Elias e o Senhor. Vida de Altar.

Altar fala de uma vida de expiação, sacrifício, entrega, e o Senhor Jesus realizou tudo isto por nós e viveu uma vida de Altar. O capítulo 53 de Isaías mostra-nos claramente a figura de Jesus Cristo sobre um altar. Como o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, o Filho de Deus foi desprezado (53:3), rejeitado (53:3), transpassado (53:5), esmagado (53:5), oprimido (53:7), afligido (53:7), condenado (53:8), golpeado (53:8), e derramou sua vida até a morte (53:12), como oferta por uma culpa que não era dele, mas nossa (53:5, 6, 10).
Seu sacrifício na cruz, levando sobre ELE a iniquidade de todos nós (53:6), gerou cura (53:5), paz (53:5), justificação (53:11), salvação (53:11). E embora seu corpo fora eliminado da terra sem deixar descendentes (53:8), sua morte no altar lhe concedeu vida, herdeiros espirituais, e o pleno cumprimento da vontade de Deus (53:10).
Como filhos amados de Deus, cada um de nós é gentilmente convidado pelo Pai a tomarmos a cada dia a nossa cruz (Mt 16:24), e isso nada mais é do que assumirmos nosso próprio lugar no Altar, como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm 12:1).

Não se trata de auto-flagelação ou algum tipo doentio de masoquismo, mas o de buscar primeiro o Reino de Deus (Mt 6:33). Colocar a nossa vida no altar significa dizer “não” à nossa própria vontade em favor de cumprir a vontade de Deus.
Durante sua vida, Jesus sentiu fome, sede, sono, cansaço, dor, angústia, tristeza, ira… mas ao invés de agir em conformidade com seus sentimentos, vontades ou emoções, fez suas escolhas objetivando sempre a vontade de Deus.
Da mesma forma, nosso desafio diário é renunciar a nós mesmos. Mais do que se emocionar durante uma música de consagração durante o culto, o que Deus espera de mim, de você e de cada um de seus filhos, é que façamos como Cristo: sacrifiquemos nossos desejos e vontades e, por amor a ELE e aos que estão como ovelhas perdidas, nos submetamos completamente em obediência à sua boa, agradável e perfeita vontade (Rm 12:2). Isso vai desde a disposição de acordar um pouco mais cedo para ter um tempo a mais de oração até a de ser torturado e morto em nome da fé.
A vitória do nosso Salvador lhe foi outorgada após o sofrimento da sua alma (Is 53:11). E é o sofrimento da nossa alma no altar de Deus que nos capacitará a, como Cristo, gerarmos filhos espirituais.
Que possamos aprender a nos desprender da busca por experiências sobrenaturais, conforto físico, status social ou conquistas materiais. Nada disso é ruim em si mesmo, mas não podem ser os determinantes da minha conduta. Afinal… “já estou crucificado com Cristo, e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gl 2:20). 
Temos um exemplo de um patriarca chamado Moisés que nos mostra uma vida de altar. Uma vez perguntei ao Senhor: Senhor eu queria ser igualzinho a Moisés. E o Senhor me respondeu: Eu não quero que você seja igualzinho a Moisés. eu quero que você seja você mesmo. E eu disse ao Senhor: Senhor porque? Ele me disse: Eu quero que você seja você mesmo. Cheio que fraquezas, cheio de problemas, mas cheio do Meu Espírito, dependente de mim. Uma vida no meu altar. 
O Senhor Jesus disse que aquele que quer ter uma vida de altar tem que negar a si mesmo, mas viver uma vida de dependência ao Senhor. Isto para sermos vasos em suas mãos e fazermos a diferença como Moisés fez a diferença. 
Quando em uma feita Moisés estava cansado de tanto trabalhar em favor do povo, chegou seu sogro Jetro e lhe disse: Moisés, não é bom o que fazes!!! Separa dentro o povo, príncipes, eles governaram sobre 50, outros sobre 100, os problemas menores ele resolverão entre eles e somente os problemas maiores trarão para ti. E Moisés ponderou as palavras de Jetro e as colocou em prática. Separou dentro o povo 70 homens capazes, tementes a Deus e os convocou. Assim então sempre que acontecia algo que não podiam resolver eles começaram a vir até Moisés. 
Chegando até Moisés eles vinham literalmente ao altar de Deus. Quando voltavam ao arraial com as respostas estes homens voltavam diferentes. Um desejo enorme de buscar ao Senhor, de ter uma vida de busca, sede, amor, glória e unção, vigília, oração, glorificação ao Senhor, e assim fizeram um após o outro. 
O desejo de buscar ao Senhor invadiu a alma de cada príncipe e chegavam a perguntar uma ao outro: " você esta sentindo o que estou sentindo?", sim estou. Vamos buscar ao Senhor?? Vamos. e começaram a vigília, levantaram ali um altar ao Senhor. foi muita glória aquele dia. posso ver esta maravilha. Começaram a dançar e a profetizar, homens que eram príncipes do povo, eram tementes á Deus, mas faltava-lhes algo muito mais excelente do que ser simplesmente príncipes, Ser cheios do Espírito Santo. 
Muitas vezes nossas posições e cargos não serão suficientes para uma vida na presença de Deus, uma vida de altar. Precisará de renuncia, de amor, gratidão e reconhecimento da parte de Deus, porque muitos querem somente fama, compram sua fama a qualquer custo. 
Muitos por somente buscar a fama por interesse próprio ficaram a beira do caminho, porque foram estrelas, muitos pregadores, muitos que se achavam o tal, tiveram prejuízos em suas vidas de escândalos, imoralidade, mentiras, sujeiras, hoje são simplesmente estrelas caídas, sem brilho. Muitos entenderam que sem o Senhor para lhes colocarem no devido lugar de reconhecimento pela sua fidelidade e estão de volta ao altar. 
Estes príncipes conheceram o que muitos precisam conhecer. O Poder de Deus no altar. Isto que fará a diferença em sua vida.
Estes príncipes agora profetizando, dançando, aparece na surdina um outro personagem, era Josué, espiando o movimento do Espírito, dizendo: hummm, vou contar para Moisés!!! Se eu estivesse lá eu iria dizer para Josué assim: Vai!!! Vai Josué. Por que é lá que você tem que ir. Até Moisés. Deus não quer ninguém espiando o movimento, Deus não precisa de agentes secretos não, Deus quer que você esteja no meio do movimento do Espírito, dançando, profetizando. Todos os príncipes que estavam no movimento de Deus, no pentecostes, no altar, reconheceram que depois de terem ido até Moisés, aconteceu algo em suas vidas. 
Palavra de Deus nos diz que era facultado do poder do Espírito Santo que estava sobre Moisés poder sobre cada um deles, e começaram então a ter o desejo de buscar ao Senhor, de ter uma vida de Altar. Josué então precisava saber disso e ter a sua experiencia com o Senhor, porque mal sabia que ele seria o sucessor de Moisés na liderança do povo de Israel. 
Tudo o que tocar o Altar será Santo>>  estes príncipes perceberam que ao irem até Moisés as suas vidas mudaram. Moisés os abençoou, e eles se tornaram homens de altar, tudo mudou, nunca mais foram os mesmos. 
Como esta sua unção, como esta sua vida? Será que quando você tocar em alguém a vida dele poderá mudar para melhor? Ou você esta com a vida toda desconcertada? Se estiver assim, desconcertada ,não toque em ninguém, siga em direção ao altar de Deus que sua vida irá mudar completamente como a de todos os patriarcas que tiveram uma vida de altar.
Faça a diferença.. Seja cheio do espirito Santo. 

Pastor Silvio Luiz Azevedo

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo

redes sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More